TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PATOLOGIAS DE FUNDAÇÕES

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.000 Palavras (12 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

CAROLINE SANDERS

PATOLOGIA EM EDIFICAÇÕES

FOZ DO IGUAÇU

        2016        

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

CAROLINE SANDERS

PATOLOGIA EM EDIFICAÇÕES

[pic 1]

FOZ DO IGUAÇU

2016

  1. RESUMO

    A patologia da construção civil tem como preocupação fundamental o conhecimento das causas dos problemas e como evitá-los. Muitos estudos já foram realizados com esse objetivo, e já é possível ter uma ideia geral sobre causas de patologias.

   Os problemas patológicos geralmente estão relacionados a uma perda de desempenho apresentada por um determinado componente da edificação ou pela edificação como um todo. Tais problemas são devidos não só a erros ou falhas cometidas em uma das etapas do processo da construção, mas também durante o seu uso. Os sintomas geralmente são percebidos quando a construção passa a ser utilizada. Além disso, toda construção tem um tempo de utilização ou “vida útil” limitado. Dessa forma, o envelhecimento deve ser acompanhado de forma a possibilitar que sejam realizadas as atividades para conservação da construção dentro dos requisitos de desempenho requeridos. O presente trabalho irá abordar algumas das principais patologias mais comuns, apontando suas principais causas e consequências, baseando-se em estudos já existentes sobre o tema. Além disso, será realizada a apresentação de cinco patologias existentes na residência e sua possível causa.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 Erro comum em uma investigação do solo        7

Figura 2 Corrosão do aço em viga e pilar, respectivamente.        8

Figura 3  Segregação por ninho de concretagem e alta densidade de armadura, respectivamente.        9

Figura 4  Fissura causada por recalque na fundação.        9

Figura 5  Fissura causada por corrosão da armadura em vigas.        10

Figura 6  Fissura causada por esforço de tração.        10

Figura 7  Fissura causada por esforço de compressão.        10

Figura 8  Destacamento de pastilhas cerâmicas.        11

Figura 9 Trinca no piso        12

Figura 10  Patologia na madeira        14

Sumário

1.        Introdução        5

2.        O que é patologia para a construção civil?        6

3.        Tipos de Patologia        6

3.1        Patologia em fundações        6

3.2        Patologias no concreto        7

        Corrosão das Armaduras        8

        Segregação do concreto        8

        Fissuras        9

3.3        Patologias em revestimento cerâmico        11

        Destacamento de placas cerâmicas        11

        Trincas e fissuras        12

3.4        Patologia em pinturas        12

3.5        Patologia em Madeira        13

4.        Conclusão        15

5.        Referencias        16

  1. Introdução

   A ocorrência de patologia nas construções tem aumentado nos últimos anos. Isto se deve a mão-de-obra não qualificada da indústria de construção. A falta de planejamento obriga a indústria da construção civil a trabalhar em repetidos ciclos que causam perdas dos elementos. A qualidade dos materiais utilizados também contribui para o aparecimento das patologias, pois podem trazer defeitos de fabricação, afetando assim o produto fina. O recebimento e armazenamento devem ser considerados para evitar possível depreciação do material. O uso inadequado de materiais, aliado à falta de cuidados na execução e somado à falta de manutenção, tem criado despesas extras aos usuários que muitas vezes com até menos de cinco anos de uso já necessita consumir recursos financeiros em reparos, reparos estes que poderiam inteiramente ser evitados.

   O setor da construção civil é um dos mais importantes alicerces econômicos do país. Este mercado está cada vez mais competitivo. Apesar de no Brasil a Associação Brasileira de Normas Técnicas estabelecer critérios mínimos que devem ser cumpridos no contexto da construção civil, é considerado que a preocupação com a concorrência pode fazer com que os empreendedores optem por correr riscos a fim de oferecer o menor preço e assim manter-se na disputa. Desta forma, às vezes o critério qualidade é “esquecido”, e o produto final vem a apresentar inúmeras não conformidades e patologias, com problemas nos quesitos de durabilidade, conforto e segurança.

  1. O que é patologia para a construção civil?

  Patologia da construção civil é basicamente quando um edifício apresenta defeitos. O edifício deve exercer diversas funções para atender às necessidades humanas. Diz-se que um edifício apresenta uma patologia quando não atende adequadamente uma ou mais funções para as quais foi construído. Assim, o reparo (conserto) de uma patologia tem como objetivo recuperar essa função. O termo patologia vem da medicina. Estado patológico, na medicina, significa estado doentio, de anormalidade, de falta de saúde. Na construção o sentido é o mesmo.

  Na prática a patologia das construções é o estudo de situações de ocorrências de problemas, de falhas ou de defeitos que comprometem uma ou mais das funções do edifício, ou todo seu conjunto, como se o edifício estivesse mesmo doente e sua doença precisasse ser diagnosticada e tratada. O reparo da patologia, assim como o tratamento na medicina, visa recuperar as funções (ou a saúde) do edifício.

  1. Tipos de Patologia

  1. Patologia em fundações

    Entre as prováveis causas de patologias em fundações podemos relacionar como exemplo, ausência, insuficiência ou má qualidade das investigações geotécnicas, sendo este uma das principais causas; má interpretação dos resultados da investigação geotécnica; avaliação errada dos valores dos esforços provenientes da estrutura; adoção inadequada da tensão admissível do solo ou da cota de apoio da fundação; erro no cálculo das fundações; má execução causada por mão de obra desqualificada para tal função, seqüência construtiva inadequada, má qualidade dos materiais empregados; influências externas como, por exemplo, escavações e, agressividade ambiental, enchentes ou construções vizinhas; modificação do carregamento devido a mudanças no tipo de utilização da estrutura. Em mais de 80% dos casos de patologia nas fundações, os problemas provem de uma investigação do solo insuficiente, o que consequentemente também influencia na possível solução que será aplicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (489.6 Kb)   docx (778.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com