TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PATOLOGIAS NUMA RESIDÊNCIA

Por:   •  25/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

JOÃO PEDRO DAMACENA MATOS

PATOLOGIAS NUMA RESIDÊNCIA

Gurupi – TO MARÇO/2021

[pic 2]

JOÃO PEDRO DAMACENA MATOS

PATOLOGIAS NUMA RESIDÊNCIA

“Trabalho apresentado como requisito na disciplina de Patologia e recuperação de estruturas do curso de graduação de Engenharia Civil da Universidade UnirG de Gurupi – TO, sob orientação do professor Fabiano Fagundes.

Gurupi – TO MARÇO/2021

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        3

MANIFESTAÇÃO PATOLÓGICA        3

PRINCIPAIS PATOLOGIA DA RESIDÊNCIA        4

AUSÊNCIA DE VERGA E CONTRAVERGA.        4

ADESÃO DE PILARES.        4

PATOLOGIA DOS REVESTIMENTOS        5

PATOLOGIA DE COBERTURA        6

CONCLUSÃO        6

BIBLIOGRAFIA        7

        

        

INTRODUÇÃO

O homem sempre possuiu a necessidade de ter um abrigo ou alguma espécie de estrutura para se instalar. Estas estruturas normalmente são dirigidas aos mais diversos tipos de atividades e funções a serem desempenhadas pelo ser humano. Um edifício é uma construção com a finalidade de abrigar tais atividades e cada um caracteriza-se pela sua finalidade, podendo ser, habitacional, cultural, de serviços, industrial, entre outros.

O processo construtivo de uma edificação segue da seguinte forma: ideia inicial, planejamento prévio, projeto, fabricação dos materiais para uso no canteiro de obras, execução das partes componentes da edificação e uso. Durante tais processos, podem ocorrer falhas ou descuidos dos mais variados tipos, que acabam por gerar vícios e problemas construtivos das etapas previamente citadas. O gerenciamento destes processos e a melhoria constante através do controle de qualidade e desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas é desafio constante na engenharia civil (HELENE, 2003).

As patologias das edificações não acontecem de forma isolada e sem motivo, geralmente têm origem relacionada a alguma falha cometido em ao menos uma das fases do processo de construção de uma edificação, sendo importante o conhecimento da origem do problema e o histórico da construção para que se possa dizer em que fase do processo aconteceu o erro que veio a gerar certo problema patológico.

DESENVOLVIMENTO

  • Manifestação patológica.

De acordo com a NBR 15575 (2013), as obras têm que ter uma vida útil de no mínimo 50 anos, muitas vezes as edificações apresentam problemas muito antes deste prazo devido a muitos fatores como se pode observar na FIG. 01 que mostra as principais origens de incidências de patologia no Brasil.

[pic 3]

É muito importante saber a origem da patologia para que assim possamos tomar uma medida de recuperação, pois uma patologia pode gerar muitas outras. Como é o caso da corrosão da armadura, quando o aço começa o seu processo de corrosão ele vai expandir causando fissuras e possíveis desplacamentos de concreto, o que ocasiona tensões de tração no cobrimento do concreto (CARMONA apud SACHS 2015).

PRINCIPAIS PATOLOGIA DA RESIDÊNCIA

  • Ausência de verga e contraverga.

A verga é considerada todo elemento sobreposto às aberturas com vãos superiores a 1,2 metros que possui a finalidade de transmitir cargas verticais para as laterais do vão. A contraverga possuem a mesma função, diferenciada apenas pelo fato de serem colocadas na parte inferior da abertura, auxiliando na distribuição das cargas pontuais nas extremidades do vão e assim evitando a formação de fissuras.

[pic 4] [pic 5]

 Patologias causadas devido a ausência das vergas e contravergas.

Para solução dessa patologia é preciso retirar a porta ou janela, após a retirada coloca-se a verga e contraverga. Assim as forças verticais serão dissipadas nessa peça de concreto armado e assim evitará de acontecer fissuras na região desse vão.

  • Adesão de pilares

  [pic 6] [pic 7]

   Fissuras causadas devido a ausência de pilares.

Na imagem a cima podemos ver fissuras que eventualmente teve origem decorrente a ausência de pilares. Percebe-se que a própria alvenaria esta tendo função estrutural, e esse tipo de erro construtivo pode acarretar no desabamento do imóvel, assim podendo causar risco de vida para o habitante dessa residência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (631.6 Kb)   docx (559.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com