TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PERGUNTAS GERAIS – SANEAMENTO BÁSICO

Por:   •  16/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  7.422 Palavras (30 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 30

UEG – ENGENHARIA CIVIL - FLÁVIA CASTRO FERREIRA 

PERGUNTAS GERAIS – SANEAMENTO BÁSICO I

Definições gerais, e características da água

1-Cite as principais ações relacionadas ao saneamento básico.

Saneamento Básico tem sido definido como o conjunto das seguintes ações: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza pública, drenagem pluvial e controle de vetores.

2-Qual a importância do saneamento básico para a sociedade?

O saneamento básico é importante para a sociedade devido o mesmo ser um conjunto de ações que visam as condições básicas que o ser humano deve ter para se viver bem, tais como tratamento e abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza pública, drenagem pluvial, e controle de vetores, sendo o saneamento fator inerente no que contribui para a qualidade de vida da população. Assim o saneamento básico é de suma importância para a vida humana, pois controla diversas doenças.

3-O que significa tratar uma determinada água?

Tratar uma determinada água significa empregar processos e;ou procedimentos físicos e químicos para que a água fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável, livrando-a da contaminação, evitando a transmissão de doenças. Assim para tratar joga-se produtos químicos, e passa-se por processos para que a água possa ser (re)utilizada.

4-Água tratada é igual a água potável, explique.?

A água tratada não é sinônimo de água potável. Água potável é a água adequada para o consumo humano, isenta de microrganismos e substâncias capazes de causar doenças. Enquanto a água tratada é aquela que passa por algum tipo de estação de tratamento, onde são feitos vários processos para eliminação de possíveis agentes de contaminação, como poluentes, microrganismos, impurezas.

5-Qual a grande contribuição que Louis Pasteur deu para o tratamento da água?

Criar um dos principais métodos de controle de micro-organismos, que é a pasteurização, que é considerada a forma mais eficiente de eliminar patógenos, por atuar em temperaturas baixas, aniquilando 100% dos microrganismos responsáveis pela contaminação da água independentemente de fatores como a turbidez e o pH.

6-O que foi a Peste Negra?

Foi um surto epidêmico que aconteceu na Europa do século XIV. A doença foi trazida por navios genoveses e dizimou um terço de toda a população europeia. A peste manifestava-se de duas maneiras:a) peste bubônica: contraída pelo contato com as pulgas ou ratos infectados, caracterizava-se por gânglios que acumulavam sangue negro, principalmente nas axilas.

b) peste pneumônica: era contraída pelas vias respiratórias a partir do contato com outra pessoa infectada.

7-O que implica a potabilização de água poluída?

É um processo que consiste no tratamento da água, a fim de remover os contaminantes que eventualmente contenha, tornando-a potável, isto é, própria para o consumo humano.

8-A maioria dos problemas ambientais e econômicos de uma região tem sua origem na falta de um planejamento. Como você analisa esta realidade em relação aos recursos hídricos?

A escassez das águas dentre outros problemas, são causados exatamente pela falta de planejamento relacionada às políticas públicas, e aos instrumentos de gestão desses recursos.

9-O que faz que a molécula de água com dois átomos de Hidrogênio e um átomo de oxigênio não comporte como H2Se;  H2Te; H2S e outros (todos gases em condições ambientais)?

A ligação molecular entre o oxigênio e o hidrogênio é muito forte, ambos os gases têm capacidades diferentes para atrair elétrons. O oxigênio atrai um número maior dessas partículas e fica com carga negativa, enquanto o hidrogênio cede elétrons e fica com carga positiva. Como cargas opostas se atraem, as moléculas se unem, formando o líquido.

10-Porque a água é conhecida como solvente universal?

Porque a água é capaz de dissolver praticamente tudo com o que entra em contato (sólidos, líquidos, gases).

11-Cite algumas características importantes que geralmente são encontradas em águas superficiais correntes, lago e em águas subterrâneas?

A água subterrânea faz parte do ciclo hidrológico, aparecendo nos poros e interstícios das formações geológicas pelas falhas, fendas fraturas e fissuras; A água superficial flui rápida através dos cursos dágua, a subterränea  flui lenta através das formações geológicas; Nas águas represadas aparecem algas nas camadas superiors.

12-Faça uma classificação dos sólidos presentes na água;

Sólidos em suspensão: resíduo que permanece num filtro de asbesto após filtragem da amostra. Podem ser divididos em:

· Sólidos sedimentáveis: sedimentam após um período t de repouso da amostra

· Sólidos não sedimentáveis: somente podem ser removidos por processos de coagulação, floculação e decantação.

Sólidos dissolvidos: material que passa através do filtro. Representam a matéria em solução ou em estado coloidal presente na amostra de efluente.

13-Cite algumas variáveis importantes para se escolher um manancial para abastecimento.

Na seleção do manancial de água para abastecimento, é preciso analisar a garantia de quantidade e qualidade; amostra para exame físico, químico e bacteriológico; proximidade do consumo; locais favoráveis à construção da captação; transporte de sedimentos pelo curso dágua, entre outros.

14-Quais as vantagens de se captar água de poços profundos?

Os  custos  de  captação  de  água  subterrânea  são  baixos  em  relação  à  água

Os custos de captação de água subterrânea são baixos em relação à água superficial, por não ser necessário a construção de barragens, de recalque e estação de tratamento; Diminui-se os impactos ambientais que serão causados pelo barramento de cursos de água; A perfuração de poços profundos costuma ser rápida.

15-Qual a proporção de água doce aproveitável em nosso planeta?

Somente 0,02% de água doce está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida.

16- As águas de lençóis subterrâneos podem ter a característica “dureza” devido a presença de quais íons? Associados a que compostos?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.8 Kb)   pdf (693.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com