TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA VIA AMBIENTES DA INTERNET DOS PRINCIPAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS

Por:   •  18/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 8

1 . INTRODUÇÃO

O avanço da tecnologia trouxe novas opções de formas de se trabalhar, os profissionais do setor contábil, que antes prescreviam em pilhas e pilhas de folhas, hoje não vive mais dessa dependência. Visto que a complexidade do mundo corporativo contemporâneo trouxe grandes avanços para a área, dispondo de software de automação de serviços, que por sua vez está inserida num ambiente externo macro. Antes o que levaria dias para detalhar relatórios para tomadas de decisão, hoje em questão de minutos se extrai detalhadamente informações importante na tomada de decisões por meio de softwares avançados, que iremos abordar no decorrer dessa pesquisa.

2 . DESENVOLVIMENTO

Stair (1998, p.6), “considera-se sistema um conjunto de elementos ou componentes que interagem para se atingirem objetivos”. Por sua vez, Oliveira (1998, p.36) define informação como sendo “o produto da análise dos dados existentes na empresa, devidamente registrados, classificados, organizados, relacionados e interpretados dentro de um contexto para transmitir conhecimento e permitir a tomada de decisão na forma otimizada”. A partir desses conceitos, tem-se que sistema de informação corresponde a um “conjunto de elementos que funcionam juntos para processar entradas [dados] e produzir e distribuir dados e informações de saída” (STAIR, 1998, p.427). Ou seja, esse conjunto de elementos é montado de forma que, juntos, possam atuar para cumprir as metas ou os objetivos do todo.

2.1 Sistema “ASP AUTOMOÇÃO, SERVIÇOS E PRODUTOS DE INFORMÁTICA LTDA”

Licença e cessão de direito de uso de software integrado para Gestão Municipal nas áreas de Contabilidade Pública, Licitações, Almoxarifado (controle de compras), Patrimônio, Gestão de dados e informações públicas, incluindo a implantação, treinamento, manutenção, migração de dados e suporte técnico

2.1.1 Identificação Geral

À empresa ASP AUTOMACAO SERVICOS E PRODUTOS DE INFORMÁTICA LTDA – ASPEC, teve seu início na cidade de Fortaleza – CE, em 1997, funda pelo Senhor, Luciano Peixoto Guedes, Brasileiro, natural de Jaguaribe, Estado do Ceará, casado em regime de comunhão universal de bens, nascido em 07/01/1965, Contador, CRC – CE, 10.288, Portador da Cédula de Identidade nº 535.542-82 SSP-CE, Inscrito no CPF sob nº 358.499.243-53, residente e domiciliado na Rua Soriano Albuquerque, 185, apto. 401, Joaquim Távora, CEP 60.130-160, na Cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, e pelo Senhor Antônio Carlos Costa Aires, Brasileiro, natural de Piquet Carneiro, Estado do Ceará, casado em regime de comunhão parcial de bens, nascido em 20/02/1967, técnico em contabilidade, CRC-CE 10.651, Portador da Cédula de Identidade nº 2.414.820-92 SSP-CE, inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas sob o nº 499.347.754-68, residente e domiciliado na rua Soriano Albuquerque, 185, apto 1502, Joaquim Távora, CEP 60.130.160, na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, e a cerca de 21 (vinte e um), anos está no mercado com alto índice de aprovação em todo Estado do Ceará, como consequência da boa aprovação por Órgãos Municipais e pelo Tribunal de Constas dos Municípios do Estado do Ceará – TCM, esse projeto se expandiu para outros Estados os quais são eles: Maranhão, e Amapá, aqui no Maranhão temos como representante da empresa o Senhor Izaias Delfino dos Santos, Brasileiro, Carteira de identidade n° 2001002133244 -SSP€E , CPF n ° 979.091.90344, residente à Av.dos Holandeses, Lt. 2, Qd.18, ap.1101, Bairro Ponta da Areia, na Cidade de São Luís, Estado do Maranhão, CEP: 65077-357. Juntamente com profissionais técnicos que para suprir a demanda operacional da Empresa.

2.1.2 Principais funcionalidades

LICENÇA DE USO (LOCAÇÃO) DE SOFTWARE - CONTABILIDADE PÚBLICA, ORÇAMENTO E PPA 1. Deverá gerar os arquivos magnéticos conforme as normas do Tribunal de Contas do Estado – TCE 2. Deverá ser compatível com ambiente multiusuário, permitindo a realização de tarefas concorrentes; 3. Funcionar em rede sob um dos sistemas operacionais: Windows Server 2008 R2, Windows Server 2012, Linux Com Samba 3.0 ou superior, com as estações de trabalho rodando sob sistema operacional compatível com a Solução de Tecnologia da Informação; 4. Ter o controle efetivo do uso dos sistemas, oferecendo segurança contra a violação dos dados ou acessos indevidos às informações, por meio do uso de senhas; 5. Possuir atualização on-line dos dados de entrada, permitindo acesso às informações logo após o término da transação; 6. Poder fazer e desfazer as ações executadas pelos sistemas aplicativos. 7. Possuir rotinas de backup e restore. 8. Permitir a visualização dos relatórios em tela, bem como a gravação opcional dos mesmos em arquivos PDF, com saída em pen drive ou disco rígido, e a seleção da impressora da rede desejada; 9. Permitir consulta às tabelas do sistema, sem perder as informações já registradas na tela corrente e permitindo recuperar dados nela contidos para preenchimento automático de campos. 10. Assegurar a integração de dados de cada sistema garantindo que a informação seja alimentada uma única vez; 11. Utilizar a língua portuguesa para toda e qualquer comunicação dos sistemas aplicativos com os usuários; 12. Apresentar feedback imediato na seleção de: opções de menu, ícones, botões e preenchimento de campos; 13. Permitir identificar o formato dos campos de entrada de dados; 14. Bloquear a digitação quando o número de caracteres ultrapassar o número máximo permitido para os campos de entrada de dados; 15. Exibir mensagens de advertência ou mensagens de aviso de erro informando ao usuário um determinado risco ao executar funções e solicitando sua confirmação;

2.1.3 Fatores positivos e negativos

Sobre os fatores positivos vale ressaltar, que o sistema ASPEC, facilita muito a transferência de dados ao Tribunal de Constas do Estado do Maranhão – TCE, por meio da interligação do banco de dados.

2.2 Sistema “IZAIAS DELFINO DOS SANTOS”

Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis, preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo (Setor Pessoal; Folha de Pagamento; Pagamento de Pasep; GPS – Guia da Previdência Social e GPM – Guia da Previdência Municipal; Previa dos Gastos com férias; Importação dos consignados:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com