TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS QUESTÕES GESTÃO DE PROJETO

Por:   •  16/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  16.840 Palavras (68 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 68

GESTÃO DE PROJETOS

1 – Quanto ao ciclo de vida de um projeto , pode-se afirmar q: é composto de 5 fases: iniciação, planejamento, execução, monitoramente e controle e encerramento

1 – A principal diferença entre projetos e processos é: projetos não são repetitivos, ao passo q processos são rotineiros.

  1. - Verifique as afirmativas abaixo:

            A gestão de projetos visa a resolução de problemas de grande complexidade.(V)

            A gestão de projetos possibilita a criação de empreendimentos cujo término ñ é possível prever.(F)

            A definição prévia de orçamento e prazos não é importante ao se iniciar um projeto.(F)

1 -Muitas instituições e autores procuram definir o termo projeto. Dentre as alternativas abaixo, marque aquela q não apresenta um conceito de projeto. É um empreendimento q tem como objetivo produzir o mesmo resultado repetidas vezes e não possui um início e fim definidos.

1 -Entre as alternativas a seguir, existe uma q Ñ pode ser considerada uma característica típica de projetos. continuidade

1 -São inúmeros os fatores q influenciam a decisão de se elaborar um projeto. Assinale a opção abaixo q NÃO correspondem a um motivo q faz um projeto ser necessário.  Implementação de uma atividade continua na empresa.

1 – C/relação ao código de ética e conduta profissional do PMI, é possível afirmar q: cabe ao gerente de projetos, principalmente, e a sua equipe, subsidiariamente, q os requisitos estabelecidos no plano de projeto sejam integralmente cumpridos, tendo sempre em vista os impactos pessoais e sociais decorrentes da realização do projeto.

1 – A definição de projetos proposta por Vargas, 2009, p.6, determinado momento, declara q os projetos são caracterizados por “uma sequência clara e lógica de eventos”. Isso significa dizer q: embora o gerente e sua equipe nunca tenham realizado aquele projeto, o planejamento mostrará q existem etapas q deverão cumprir uma sequência de realização lógica.

1 - Quanto ao PMI e ao PMBOX, pode-se afirmar q: O PMI é o organismo internacional q -------- e divulga as melhores práticas em projetos. Já o PMBOK é o livro no qual essas práticas estão descritas na forma de processos.

1 – Qto ao gerente de projeto, marque a opção na qual se observam as principais características desse profissional. ser comunicativo, organizado e líder.

1. Se projetos são empreendimentos de elevada complexidade, como por exemplo a construção de uma casa, como pode ser visto o trabalho de um empreiteiro q tem por profissão construir casas? Na situação hipotética apresentada, é correto afirmar q, p/o empreiteiro, a construção de casas pode ser vista como projeto? Fundamente sua resposta. R: A construção de uma casa é, de fato, uma tarefas de grande complexidade e pode ser vista como um projeto. Entretanto, p/o empreiteiro e outros profissionais q constroem casas regularmente, essa atividade não deve ser vista como projeto, pq é feita em bases regulares (um empreiteiro, normalmente, constrói + de uma casa simultaneamente). Se uma atividade, ainda q de grande complexidade, é realizada regularmente (repetidamente), ela ñ pode ser vista como projeto, pois este é um empreendimento NÃO REPETITIVO.

 

1- ABERTAS O Project Management Institute – Instituto p/o Gerenciamento de Projetos, em português, ou simplesmente PMI©, é uma instituição internacional, s/fins lucrativos, q coordena e dissemina os conhecimentos e as melhores práticas em Gestão de Projetos. O PMI© faz isso através da congregação de pessoas q se interessam ou têm por profissão a Gestão de Projetos em associações regionais, denominadas “capítulos”. O Brasil é um dos países + ativos em todo o mundo na produção de conhecimentos e de novas tecnologias de Gestão de Projetos, e alguns gerentes de projetos brasileiros são reconhecidos mundialmente como referências fundamentais no assunto.

Baseado no texto acima, retirado do livro texto, Unidade 1, descreva a importância da utilização das melhores práticas em gestão de projetos, tal como divugadas pelo PMI. As melhores práticas em gestão de projetos, antes de serem padrões, são sugestões de ações q, se aplicadas, diminuirão a probabilidade de fracasso.

1 – ABERTAS Observe a fig abaixo, q representa o processo “Desenvolver o termo de abertura do projeto: entradas, ferramentas e técnicas, e saídas”.  Em seguida, faça o q se pede.

[pic 1]

Baseado na fig acima e nos seus conhecimentos, responda:
A - Descreva a fig completa. O PMBoK é formado por processos, como o retratado na fig, e todos eles são formados por entradas- documentos q devemos ter em mãos p/a realização de uma tarefa; ferramentas e técnicas- aquelas q serão aplicadas aos documentos disponíveis e, finalmente, a saída- o resultado do processo.

B - O q significa o item 4 das “Entradas” na fig acima? Fatores ambientais e ativos de processos organizacionais são todo o conhecimento já disponível na empresa, onde o projeto será realizado, na forma de profissionais, máquinas, equipamentos, cultura organizacional e outras experiências q irão dar o suporte p/a a realização do mesmo. Isso será diferente de empresa para empresa, mas deverá ser relacionado detalhadamente no início, principalmente p/ q se tenha uma ideia do que não está disponível e q, portanto, deverá ser adquirido. Caso contrário, o projeto pode ñ chegar ao seu desfecho. 

C - Qual a importância do item 5 das “Entradas” na figura apresentada? É importante pq a equipe do projeto ñ precisará duplicar a estrutura já existente na organização onde se realizam os trabalhos, bastando utilizar a estrutura vigente.

1 – ABERTAS O q é projeto, segundo definição proposta por Vargas (2009), baseada no que diz o PMI - Project Management Institute? Segundo VARGAS, (2009, p.6), parafraseando a definição do PMI, “Projeto é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetros pré-definidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (108.9 Kb)   pdf (662.8 Kb)   docx (358.3 Kb)  
Continuar por mais 67 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com