TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS VIRTUDES EM FILMES

Por:   •  30/3/2017  •  Dissertação  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI

HUMBERTO JOSÉ OLIVEIRA DE MIRANDA

12.215.085-7

TRABALHO DE MORAL E RELIGIÃO

AS VIRTUDES EM FILMES

São Bernardo do Campo

2015

Irmã Dulce [pic 1][pic 2][pic 3]

  • Ano: 2014
  • Direção: Vicente Amorim

Representando um grande símbolo de bondade, caridade (no sentido popular) e compaixão, Regina Braga interpreta esse personagem de grande importância nacional. Com uma história de luta pelos direitos e com uma vida não menos digna, Irmã Dulce uniu suas forças para poder ajudar pessoas carentes. Independente da sua posição na sociedade, Dulce passou sua trajetória não querendo se promover pelos atos que faz, mas sim amparar o próximo sem pedir nada em troca, simplesmente porque ela sabe que isso é certo de se fazer.

A sua tentativa de ajudar ao próximo sabendo de uma força maior e superior, neste caso Deus, mostra-nos sua virtude da felicidade, algo semelhante ao que um dos maiores exemplos de ser com essa virtude fez um dia na Terra, que foi Jesus. Além desta virtude, fica clara a presença de outras virtudes, como a virtude do amor e a virtude da temperança, de certa forma. A virtude da temperança, digo de certa forma, pois mesmo com todas as boas intenções que a personagem tem, ela não se mostra tão comedida.

A vida é bela

  • Ano: 1997[pic 4][pic 5]
  • Direção: Roberto Benigni

Em um cenário de guerra e desespero, Guido, personagem vivido por Roberto Benigni, faz de tudo para que o filho pense que toda a história de Segunda Guerra mundial não passe de um jogo em que os países são rivais. Usando a criatividade e a inocência infantil do filho Giosué, interpretado por Giorgio Cantarini, Guido mascara todas as atrocidades que acontece ao seu redor de maneira divertida e estimulante para que seu filho não tenha noção do que realmente está acontecendo no mundo, mas não deixa de mostrar o sofrimento aos espectadores.

Por toda a sua luta e cuidado com o filho, o personagem aqui é digno da virtude do amor. Todas suas ações não podem simplesmente vir de uma explicação banal, nada menos que o amor que ele sente pelo filho e a necessidade de fazer seu bem e proporcionar o melhor que ele pode para fazer de seu filho uma pessoa feliz mesmo em tempos de guerra. Só nesses últimos exemplos, temos o amor dádiva, que seria o sentimento inexplicável de pai e filho, que faz de tudo para o bem dele e o amor necessidade, onde o filho ama o pai por precisar dele.

A procura da Felicidade [pic 6][pic 7]

  • Ano: 2006
  • Direção: Gabriele Muccino

Esse filme conta a trajetória de um homem que corre atrás de seu sonho como todas as suas forças, mesmo tendo diversos momentos de dúvidas e desespero. Chris Gardner, vivo por Will Smith é um vendedor de um aparelho médico de alto valor, por isso não consegue mais uma certa renda com suas vendas, neste meio tempo ele consegue um estágio em uma corretora que não o paga pelo serviço, porém ele acredita que conseguirá ser efetivado. Mesmo após ser abandonado pela esposa e despejado da própria casa por não ter como pagar as contas, Chris persiste no ramo da agência e se vê preso a um de seus aparelho que precisa de conserto para talvez ser vendido. Além de toda essa situação, Jaden Smith interpreta o filho de Chris, que acompanha o pai em toda essa jornada.

Mesmo com todos os indícios de fracasso e derrota, o personagem de A procura da felicidade não deixa de acreditar que irá conseguir chegar e alcançar seus desejos, existe um sentimento e uma crença que o regue a sempre tentar sem desistir mesmo tendo diversos questionamentos, essas características exemplificam a virtude da fé, que tem como definição um acreditar em algo sem uma explicação satisfatória aos olhos da razão. Ainda que o personagem do filme em questão tenha diversos motivos para seguir outros caminhos, ele não desiste pois crê que algo em seu futuro trará seu sonho à realidade.

Central do brasil [pic 8][pic 9]

  • Ano: 1998
  • Direção: Walter Salles

        Em um cenário brasileiro da última década, o filme Central do Brasil mostra a vida de um menino chamado Josué, interpretado por Vinicius de Oliveira, em busca de seu pai que vive no nordeste. A mãe do garoto é amiga de Dora, funcionária da estação Central do Brasil, papel vivido pela atriz Fernanda Montenegro, que escreve cartas para pessoas que não sabem ler. No desenrolar da história, a mãe do menino morre atropelada e ele se vê sozinho, já que o pai está no nordeste. Vendo Josué sem ninguém, Dora decide tomar conta do garoto após um acidente em que o menino quase foi vítima de tráfico de pessoas.

        Mesmo não querendo ficar com o menino, Dora é sensata e reconhece que o correto é pelo menos não deixar o menino para o tráfico, sua ação mostra uma virtude de prudência, ou seja, ela são só fez uma ação boa, mas também analisou a realidade ao redor e percebeu que aquilo não era correto.

        

Um sonho possível [pic 10][pic 11]

  • Ano: 2009
  • Direção: John Lee Hancock

        Baseado em fatos reais, este filme conta a história um grande jogador de basquete de origem muito pobre. Michael Oher, ou Big Mike, passou por diversas dificuldades durante sua infância e começo da adolescência, porém um certo dia teve contato com Leigh Anne Tuohy, que o convida para passa o dia de Ações de Graças após ver saber de sua situação familiar e financeira. Com o passar do tempo, Leigh, interpretada por Sandra Bullock, tem mais contato com Michael e decide entrar com um pedido de adoção. Durante todo esse processo, o menino mostra muita aptidão para jogar basquete e Leigh decide incentivá-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (507.3 Kb)   docx (399.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com