TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COLABORATIVA TECNOLOGIA DE GESTÃO

Artigos Científicos: ATIVIDADE COLABORATIVA TECNOLOGIA DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNI ABC

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA / GESTÃO FINANCEIRA

ATIVIDADE COLABORATIVA TECNOLOGIA DE GESTÃO

SANTO ANDRE 2013

SUMÁRIO:

1. Desafios para o Gestor Contemporâneo

1.1 Consultoria

1.2 Gestor Organizacional

2. Gestão Contemporânea da Qualidade

2.1 Ferramenta 5S

3. Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management (OBM)

3.1 Benchmarking

3.2 Open Book Management

4. Tecnologias: Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organização Horizontal

4.1 Reengenharia

4.2 Empowerment

4.3 Gestão e Organização Horizontal

5. Tecnologia ligada ao Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento

6. Ferramenta de Gestão: Sistemas de Informações Gerenciais

7. Ferramentas de Gestão: Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

7.1 Seis Sigma

7.2 Balanced Scorecard (BSC)

Considerações Finais.

Introdução

Este trabalho consiste em planejamentos, estratégias, ferramentas, tecnologia, entre outros, que podem fazer a diferença dentro de uma empresa, buscando melhores resultados nos processos executados pela mesma.

Iremos apresentar a importância do uso de ferramentas como os 5S, Benchmarking e Open Book Management (OBM), Reengenharia, Empowerment, Organização Horizontal, Gestão do Conhecimento, Sistemas de Informações Gerenciais, Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigmas, essas ferramentas citadas são as mais utilizadas hoje dentro de uma empresa por especialistas de ótima qualidade, onde cada dia que passa são mais utilizadas, são só dentro de empresas específicas, mas sim acaba fazendo parte no nosso dia a dia.

1. Desafios para o Gestor Contemporâneo

1.1 Consultoria

Para se ter um diferencial competitivo e acompanhar as constantes mudanças e desenvolvimento do mundo globalizado, as organizações estão adotando em sua grande maioria o uso da consultoria em áreas específicas, a fim de reduzir os custos de forma efetiva, uma vez que a organização contará com serviços terceirizados em níveis estratégicos e táticos da organização.

Uma consultoria possui um quadro de profissionais qualificados e especializados em determinada área em que atua, fornecendo um trabalho de qualidade para a organização, oportunidade e crescimento, a fim de consolidar para a mesma eficiência e eficácia em seu ramo de atuação.

São vários tipos de consultorias que são exercidas hoje no Brasil, dentre essas se destacam a Consultoria Artesanal, Consultoria Especializada, Consultoria de Pacote e Consultoria Total ou Plena. Desses tipos de consultorias as áreas mais comuns utilizadas por consultores para a prestação de serviços são as áreas de qualidade/ produtividade, vendas/ marketing, gestão de pessoas e organizacional, financeira/ administrativa.

1.2 Gestor organizacional

Ser gestor implica na essência da liderança, ou seja; segundo Hunter que cita: Margaret Thatcher no epílogo: Estar no poder é como uma dama se tiver que lembrar as pessoas que você é, você não é.

O gestor é a pessoa responsável para a formação de uma boa equipe, sabendo lidar com eficiência e eficácia na solução dos problemas que possam surgir constantemente na organização, tendo como ferramenta de trabalho o ser humano, o qual explora da melhor maneira possível a fim de garantir bons resultados para todas as partes envolvida. Esse tipo de profissional para a realização de suas tarefas diárias necessita de uma boa formação, capacitação e preparação, seja para lidar com os clientes ou até mesmo motivar os colaboradores da instituição, fornecendo todo o suporte necessário.

O Gestor que é líder influencia, propõe, motiva seus liderados em busca da construção voltados à diferença, através da cooperatividade. O líder direciona ações, mas, sobretudo acredita no potencial da sua equipe.

Exemplo de um grande gestor, Abílio Diniz teve sucesso em seu empreendimento, pois desde pequeno buscou fazer o que o realizava, pois não queria fazer parte da vida que o Pai levava na mercearia, não se sentia realizado e então foi buscar conhecimento, queria ser professor no inicio pensou em ir até os Estados Unidos para estudar, pensava em fazer mestrado e doutorado, mas por força do destino seu pai decidiu abrir uma loja de supermercado onde ele se identificou logo e foi fazer economia para gerenciar sua empresa.

Tornou-se dono de empresas do varejo alimentar e eletro como Pão de Açúcar, Extra, Assai e Ponto Frio (sócio das Casas Bahia), que com a abertura da primeira loja da rede Pão de Açúcar pôde observar uma oportunidade de negócio que acabara de surgir. Como uma das características de um gestor, Abílio sempre se motivava para realizar um trabalho eficiente e eficaz, que o destacava-se de seus concorrentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com