TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Tecnologias De Gestão

Artigos Científicos: Atividade Colaborativa Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema 01: Desafios para o Gestor Contemporâneo

O processo de aprendizagem pode ser estruturado como um ciclo, sendo que primeiramente deve-se planejar e realizar testes, onde os conceitos são colocados em novas situações, a fim de gerar uma experiência concreta; posteriormente deve-se fazer uma avaliação/reavaliação do que já foi feito por meio por meio de observações e reflexões, e por fim é feita uma conclusão, onde se formam os conceitos abstratos e generalizados.

É possível planejar mudanças, mas vale lembrar que mudança remete à transformação e também a transtorno. Em função disso, devem ser criadas medidas que amenize tensões organizacionais, o que consequentemente aperfeiçoa os resultados.

Aula-tema 02: Gestão Contemporânea da Qualidade

Devido à globalização fez-se necessária uma evolução da qualidade, visto que os cenários sofrem constantes mudanças. Nesse contexto, as falhas deixam de ser técnicas e passam a ser gerenciais, uma vez que a garantia da qualidade reflete em todos os órgãos da empresa.

A Gestão da Qualidade Total é uma extensão dos planejamentos da empresa, representando foco nas necessidades dos clientes, sendo que a qualidade se torna prioridade nas empresas, gerando um processo de melhoria contínua.

O 5S (sensos de utilização, arrumação, limpeza, saúde e higiene e autodisciplina) utilizado de maneira correta proporciona uma harmonia sistêmica no ambiente de trabalho, onde são percebidas mudanças de ordem física e comportamental, sendo as mesmas desencadeadas da mudança na forma de pensar e agir dos colaboradores.

Aula-tema 03: Tecnologias - Terceirização, Benchmarking e Open Book Management (OBM)

Benchmarking

O Benchmarking possibilita que a organização analise o produto a ser oferecido de forma que gere uma comparação com o concorrente, o que favorece a evidenciação dos pontos positivos e a reavaliação dos pontos negativos do produto. Tal ferramenta pode levar a organização ao sucesso, uma vez que é disseminado na organização o desejo de busca de nova ideias e criações.

Open Book

Em opinião pessoal acredito que a Gestão com o Livro Aberto ainda não pode ser executada nas empresas brasileiras, devido ao fato de haver muita desconfiança por parte dos gestores. Esse tipo de gestão gera resultados positivos para as organizações, uma vez que possibilita a interação total entre seus colaboradores na busca pelo sucesso. Nota-se que as pessoas não estão preparadas para tal gestão, pois para isso faz-se necessário o comprometimento das mesmas, o que geralmente não se aplica à realidade das empresas.

Aula-tema 04: Tecnologias - Reengenharia, Empowerment e Gestão e Organização Horizontal

Percebe-se que Empowerment consiste em desenvolver a autonomia dos funcionários, e essa tecnologia favorece tanto aos funcionários quanto à organização. Em relação aos funcionários, devido ao fato de susterem domínio sobre as atividades que executam, é viabilizada a aproximação desses à organização, o que consequentemente gera maior comprometimento e satisfação aos mesmos. No que se trata à organização, esta se beneficia por obter colaboradores com aptidão para trabalhar em equipe e assumir liderança, o que faz com que os mesmos alcancem maiores e melhores resultados.

Aula-tema 05: Tecnologia ligada ao Capital Intelectual e a Gestão do Conhecimento

O termo “Gestão do Conhecimento” pode ser definido como o processo de disseminação e gerenciamento do saber na organização, a fim de gerar vantagem competitiva. Existem dois tipos de conhecimento necessários para a organização, sendo eles tácito e explícito. Conhecimento tácito é basicamente pessoal, onde se incluem intuições e valores, podendo ser resumido como o conhecimento adquirido ao longo da vida; já conhecimento explícito pode ser definido como didático, específico, ou seja, adquirido de forma científica.

O conceito de capital intelectual surgiu na década de 1990, sendo que nas organizações estava se fazendo necessário focar em recursos além dos físicos. Capital intelectual pode ser exemplificado como ativos organizacionais aptos a gerar valor no futuro, proporcionando vantagem competitiva às empresas.

Aula-tema 06: Ferramentas de Gestão: Sistema de Informações Gerenciais SIG)

Devido às exigências do mercado, que se mostra cada vez mais competitivo e instável, as empresas acabam por necessitar de transformação e inovação para se manterem sólidas, e essas mudanças só se tornam possíveis através de informação.

Os SIG assumem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com