TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COLABORATIVA TECNOLOGIAS DE GESTÃO

Exames: ATIVIDADE COLABORATIVA TECNOLOGIAS DE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  1.271 Visualizações

Página 1 de 2

Balanced Scorecard (BSC) e Seis Sigma

INTRODUÇÃO

Entendemos por Seis Sigma, um processo pra trazer melhorias para empresas, e eliminar atuais problemas ou defeitos dentro dela. Ele também pode ser usado com estratégia para impor mudanças dentro da empresa. Diferente de outros processos, o Seis Sigma tem como objetivo obter resultados com um planejamento estratégico tanto de qualidade como financeiramente.

O PROCESSO DE SEIS SIGMA

Podemos dizer que é um processo de negócio que permite que as empresas incrementem seus lucros através da otimização de operações, melhoria da qualidade e eliminação de defeitos, falhas e erros. Atualmente a qualidade é um dos pontos mais importantes em um mundo cheio de concorrentes, e com clientes cada vez mais exigentes, a utilização do método Seis Sigma, esta se tornando indispensável.

Entre os benéficos trazidos pela ferramenta Seis Sigma, destacam-se os seguintes:

• maior eficiência operacional;

• redução de custos;

• melhoria da qualidade;

• aumento da satisfação dos clientes;

• aumento da lucratividade.

BALANCED SCORECARD (BSC)

Balanced Scorecard te como objetivo a integração e balanceamento de todos os setores da empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, trabalhando juntos visando a qualidade dentro da empresa em objetivos e medidas tangíveis.

O BSC sinaliza em quais segmentos de mercado se deve competir e que clientes conquistar. Oferece uma visão do futuro e um caminho para chegar até ele.

MODELO DMAIC

O DMAIC é um conjunto de processos para melhorias, utilizado na estratégia Seis Sigma. Inicialmente é utilizado para projetos relacionados à qualidade. È usado tambem para projetos de aumento de produtividade, redução de custo, melhoria em processos administrativos, entre outros.

CASOS DE SUCESSO

Um exemplo de caso de sucesso foi a empresa General Electric, que foi uma das pioneiras a utilizarem esse método, que obtém de forma rápida e eficiente diversos benefícios. A General Electric utiliza este projeto para diminuir cada vez mais o número de transportadoras que prestam serviço às suas unidades, assim economizando. O objetivo, além de melhorar a qualidade, é economizar. O projeto Seis Sigma, foi implantado a partir de 1995 pela General Electric e permite avaliar os defeitos e problemas de produtos e serviços.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O método Seis Sigma e a gestão BSC são o grande segredo para o sucesso das empresas que querem se manter competitivas. Para que o Seis Sigma e o BSC consigam alcançar os objetivos é fundamental, que todos estejam envolvidos e motivados para que tudo saia conforme o esperado. Por fim podemos dizer que são estratégias baseadas em alcançar resultados mais rápido e com mais economia as necessidades dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com