TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade colaborativa tecnologias de gestão

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Com o aumento das exigências da sociedade por serviços qualificados, houve necessidade da administração publica se modernizar e buscar novos modelos para sua gestão. As empresas publicas orientam a gestão para a realização de serviços a modo de obter resultados e melhorias.O BSC ajuda a organizar e planejar, sendo uma ferramenta muito utilizada para monitorar e avaliar as estratégias.

Outra ferramenta muito utilizada é o Seis Sigmas, ela atrai a atenção de muitos empresários em todo o mundo. O Seis Sigmas e uma estratégia de conceitos de qualidade que visa à melhoria continua dos processos, atingindo a qualidade dos produtos para os clientes, aproveitando as iniciativas que a empresa já utiliza, estabelecendo metas de redução de desperdício. O Seis Sigma e uma melhoria que pode ser aplicada em empresa de todos os tamanhos, podendo ser publica ou privada.

FERRAMENTAS DE GESTÃO: BALANCED SCORECARD (BSC) E SEIS SIGMA

O PROCESSO DO SEIS SIGMA

A globalização nas empresas e o que faz com que os processos sejam a cada dia melhorados, as empresas tem por questão de sobrevivência eliminar o desperdício, o Seis Sigma e uma ferramenta de gerenciamento que auxilia na busca dessas melhorias.

O Seis Sigma começou a ser utilizado em 1987 na Motorola. Sigma e uma palavra grega utilizada para medir o desvio-padrão de uma população, o sigma e uma medida utilizada para demonstrar os dados que se inserem nos requisitos do cliente. Quanto maior for o sigma do processo menor será o numero de defeitos.

O Seis Sigma e uma ferramenta que auxilia nos negócios para um melhor entendimento e também para uma melhora na competitividade dos seus processos, buscando rendimento com a redução de atividades que não trazem valor ao processo.

A metodologia utilizada na solução de problemas é o ciclo DMAIC: D – Define (definir), M – Measure (medir), A – Analyse (analisar), I – Improve (melhorar), C – Control (controlar). Esta sequencia tem como objetivo a melhoria nos produtos, serviços ou processos.

Na base dos Seis Sigma esta outro método conhecido como DMAIC, utilizado na analise de problemas e melhoria de processos, constituído por um conjunto de 5 fases, onde casa problema ou oportunidade será definido, analisado e melhorado.

Método DMAIC do Seis Sigma

O caso der maior fama do Seis Sigma e o da General Eletric (GE), que tornou a empresa ao longo do tempo uma das maiores da área de qualidade e melhoria de processos, no ano de 2000 gerou mais de 2,4 milhões de dólares de benefícios, no mesmo período tendo a maior valorização da historia em suas ações.

Benefícios do Seis Sigma na GE (1996-2000)

Situação das Ações da GE (1965-2004)

Implicação na aplicação da ferramenta do Seis Sigma

No processo de criação do Seis Sigma na Motorola foi analisado uma forma simples de se corrigir os erros encontrados, foi se analisado uma falha com um dado, aplicando-se um calculo de variação da falha estática. Para isso, aplicou-se o cálculo de variação da falha. O valor padrão resultou-se em seis desvios, dessa forma com a criação da tabela de calculo, cada valor de desvio representava um número de sigma, dessa forma cada defeito gerado se relacionava ao numero de erros. A partir desta analise foi elaborada a tabela de conversão denominada Seis Sigma.

Conversão dos sigmas.

Tabela simplificada da conversão em sigma

Se seu rendimento é... Seu DPMO é... Seu sigma é...

30,9 % 690.000 1,0

69,2 % 308.000 2,0

93,3 % 66.800 3,0

99,4 % 6.210 4,0

99,98 % 320 5,0

99,9997 % 3,4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com