TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Tecnologias De Gestão

Dissertações: Atividade Colaborativa Tecnologias De Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  4.436 Palavras (18 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 18

Faculdade Anhanguera

ATIVIDADES COLABORATIVAS - TECNOLOGIAS DE GESTÃO - EAD

São Paulo - SP

2014

1. DESAFIOS PARA O GESTOR CONTEMPORÂNEO

O gestor em uma organização tem papel muito importante, pois além nortear sua equipe a incentiva e ainda tem o papel de administrar a empresa. Tendo empatia diante dos seus colaboradores, interagindo opiniões e demonstrando um papel de líder, conhecedor dos assuntos de sua área e ter responsabilidade, para que todos possam atingir os objetivos.

O gestor organizacional é quem irá adotar o modelo orientado por princípios e valores expressos na missão, que se baseie na cultura da empresa para obter o rumo ao objetivo traçado. Ele deve planejar e adquirir recursos humanos, materiais e naturais de maneira que consiga alcançar os objetivos traçados pela organização sendo materializados na visão da empresa. Nos dias de hoje o gestor é um “administrador”, com uma nova roupagem, incluindo novas responsabilidades que vieram para complementar suas habilidades.

Gestor tem como seu papel teórico realizar as seguintes funções: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Porém com tanta responsabilidade embutida em um cargo apenas três funções são de extrema importância e consideradas necessárias realizar neste cargo. Planejar “que é definir metas e objetivos em longo prazo, ou seja, o “futuro” da empresa”, para realiza-lo é necessário determinar no presente, definir as decisões a serem tomadas para no futuro ter a meta realizada. Organizar que é definir cargos e objetivos em uma sequencia com produtividade. Segue após a definição do planejamento, pois se devem organizar as realizações do planejamento para que não haja resultados negativos. Liderar que é influenciar e coordenar as pessoas com o objetivo em comum. Comandar o desenvolvimento para não haver falta de uniformidade.

Ser Gestor é uma tarefa árdua, pois tem que se trabalhar com pessoas, para ser um e exercer o cargo com competência tem que possuir o líder sempre em você, algo natural, tem que saber respeitar o desenvolvimento de cada pessoa, suas crenças e opiniões, não minimizando ninguém e sempre o orientando na execução das atividades para que formem um grupo produtivo e com retornos positivos.

Cada gestor possui suas características separadamente, porém para o cargo é recomendável alguns princípios que o transformaram em um bom gestor.

Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas; saber decidir e solucionar problemas; saber lidar com pessoas no sentido de comunicar eficientemente, negociar, conduzir mudanças, obter cooperação e solucionar conflitos; ter uma visão sistêmica e global da estrutura da organização; ser proativo, ousado e criativo; ser um bom líder; gerir com responsabilidade e profissionalismo; ter visão de futuro.

As organizações também optam pelo trabalho de um consultor, sendo este interno ou terceirizado. Sua importância é de trazer o que há de mais atual no mercado no que diz respeito processos ou sistemas e implantar conforme a regra de negócio da empresa contratante. Estuda todas as áreas da organização e verificar a que mais esta carente de melhoria e assim cria um plano de ação para implantar tais melhorias.

1.1 Abílio Diniz

Fundador do Grupo Pão de Açúcar, Abílio Diniz hoje com 75 anos é um ótimo exemplo de gestor. Apesar de todas suas características de líder, não contente, quis se aperfeiçoar ainda mais no que tange conceitos de liderança e ingressou em um curso da FGV-SP. Devido atualmente estar mais disposto a dar palestras sobre sua experiência, quer transmitir aos jovens empreendedores, maneiras eficientes de negociação, de lidar com situações tensas e de imprevistos, desempenhar a motivação da equipe e ainda de se antecipar às tendências do negócio que cada um atua.

As ideias de Abílio Diniz, de como age um bom líder, vão de encontro com a matéria estudada no PLT, sendo:

- Ser humilde;

- Saber o que quer e aonde quer chegar;

- Ser prevenido e não improvisar;

- Seguir o que esta dentro do alcance, cautela na criatividade;

- Ter foco e não se esquecer do presente;

- Enxergar o melhor de cada funcionário;

- Não exigir demais a ponto de a equipe perder vida equilibrada entre trabalho e lazer;

- Estar sempre atualizado;

- Antecipar tendências;

- Selecionar bem sua equipe;

- Saber se comunicar de forma que a informação fique clara;

- Ter agilidade para alcançar os objetivos;

- Encarar os problemas;

- Ser gentil.

É por estas e outras características que muitos empreendedores têm o Abílio Diniz como parâmetro, pelo sucesso e pelo que ele representa no setor que atua, sendo arrojado.

2. GESTÃO CONTEMPORÂNEA DA QUALIDADE

2.1 Ferramenta 5S

As várias teorias que já foram estudadas no curso de administração, é fato que um o ambiente de trabalho agradável é muito mais produtivo e para que isto aconteça todos devem estar engajados nos mesmos objetivos, sempre buscando a qualidade total no que envolve o negócio como um todo. A começar com o ambiente físico, onde entra a ferramenta de 5S.

Surgida no Japão, esta ferramenta visa organizar local de trabalho, e faz referência a cinco palavras em japonês:

• Seiri (senso de utilização) − refere-se a separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário;

• Seiton (senso de arrumação) − a ideia é identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com