TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE ESTRUTURADA ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 6

Atividade Estruturada AV. 1

1) O que motivou o nascimento do STP? Como era o mercado japonês de automóveis na época? Quando o STP começou a ser implantado na Toyota?

Resposta: O Sistema Toyota de Produção nasceu da necessidade de eliminar as perdas e aumentar a produtividade na produção. O mercado japonês tinha restrições de mercado requerendo a produção de pequenas quantidades de muitas variedades de itens, sob condições de baixa demanda. Sua implementação começou logo após a Segunda Guerra Mundial, mas despertou atenção da indústria japonesa depois da crise do petróleo ao final de 1973.

2) Qual era a relação de produtividade entre os trabalhadores japoneses, alemães e americanos na época?

Resposta: Em 1937, um trabalhador alemão produzia três vezes o que fazia um japonês. A razão entre americanos e alemães era a mesma. Isto fazia com que a razão entre a força de trabalho japonesa e americana ficasse em 1 para 9. Ou seja, o povo japonês estava perdendo algo.

3) Qual o pensamento que vingou no país em relação às perdas?

Resposta: O pensamento que vingou no país era de que, se se pudesse eliminar a perda, a produtividade poderia se multiplicar por dez. Esta ideia marcou o início do Sistema Toyota de Produção (Ohno, 1988).

4) Qual a meta que norteou as atividades da Toyota a partir das conclusões tiradas em relação às perdas?

Resposta: Buscar um novo método de produção que poderia eliminar perdas e ajudar a alcançar a América em três anos.

5) O que significa (segundo o texto) “trabalhador multifuncional”?

Resposta: As máquinas começaram a ser arranjadas de forma que um operador trabalhasse em três ou quatro máquinas ao longo do processo (operador multifuncional)

6) Qual a conclusão a que chegaram Eiji Toyoda e Taiichi Ohno após refletirem sobre a visita às instalações da Ford em Detroit em 1950?

Resposta: De volta ao seu país, Toyoda e o seu especialista em produção, Taiichi Ohno, refletiram sobre o observado na Ford e concluíram que a produção em massa não poderia funcionar bem no Japão. Desta reflexão nasceu o que ficou conhecido por Sistema Toyota de Produção.

7) Quais eram os problemas para a produção em larga escala no Japão?

Resposta: O mercado doméstico era pequeno e exigia uma gama muito grande de tipos de produtos; a compra de tecnologia no exterior era economicamente impraticável e a possibilidade de exportação era remota.

8) Como surgiu a ideia do Just in Time e do Kanban?

Resposta: Em 1956, Ohno visitou, nos EUA, as plantas da GM, Ford e outras empresas. Sua maior impressão, porém, foi com o sistema de supermercados prevalecente na América, que tinha chegado no Japão por volta de 1950 e já era pesquisado no país anteriormente. Fez, então, uma conexão entre supermercado e Just in Time (JIT), surgindo a idéia do sistema kanban, que levou dez anos para se estabelecer por completo na Toyota Motor Company. Em 1963, configurou-se o início do kanban externo, ou seja, com partes entregues pelos fornecedores.

9) Quando e por quê o STP começou a ser mais conhecido e aplicado no ocidente?

Resposta: A crise de 1973, seguida por uma recessão, afetou toda a economia japonesa, que experimentou crescimento zero, a partir de 1974. Porém, na Toyota Motor Company, houve crescimento nos anos de 1975, 1976 e 1977, e isto levou as pessoas a quererem saber o que acontecia na Toyota. Quando o crescimento rápido parou, tornou-se óbvio que a imitação do sistema tradicional de produção em massa, americano, poderia tornar-se um pouco perigosa. E a economia industrial japonesa rendeu-se, então, à lógica do JIT.

10) Qual é o objetivo da Toyota e como atingir o objetivo através da redução dos custos e aumento do faturamento?

Resposta: O objetivo da Toyota é o lucro. A busca do aumento do lucro pode se dar pelo aumento do faturamento ou pela redução de custos.

A Toyota adota uma estratégia agressiva de marketing, lançando novos produtos conforme necessidades detectadas em pesquisas de mercado. Na fase de planejamento e projeto destes novos produtos, procura-se adequar o custo à margem de lucro desejado, já que os preços geralmente são impostos pelo próprio mercado concorrencial.

11) O que é, segundo Shingo, o mecanismo da função produção? Explique a diferença entre processo e operação, segundo o mecanismo da função produção.

Resposta: O mecanismo da função produção é definido como uma rede de processos e operações. Poderia ser entendido o processo como sendo a transformação do "objeto" da produção e a operação como sendo a transformação do "sujeito" da produção.

12) Quais são os fenômenos envolvidos no “processo”?

Resposta: Processamento, inspeção, transporte e armazenagens.

13) Explique resumidamente como melhorar cada um dos quatro fenômenos envolvidos no “processo”.

Resposta: Processamento ou trabalho em si significam basicamente a transformação das matérias primas e materiais; como exemplo, pode-se citar: fabricação (usinagem, pintura, etc ... ), mudanças de qualidade do produto, montagens e desmontagens;

Inspeção: significa basicamente a comparação de materias contra determinado(s) padrão (ões);

Transporte: significa basicamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (52.6 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com