TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Ensaios: ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE TECNOLOGIA DE LOGÍSTICA

ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

ORLANDINO AYDEN LINHARES

SALA: 304

TURNO: NOTURNO

Manaus-Am

2014

ORLANDINO AYDEN LINHARES

ATIVIDADES DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Trabalho apresentado à disciplina de Administração de Materias do Curso de Tecnologia de Logística para obtenção de nota parcial ministrado pelo Preceptor Lucivaldo.

Manaus-Am

2014

ATIVIDADE UNIDADE I

1. Como são formadas as Organizações?

São formadas de recursos humanos e recursos não humanos, isto é, recursos físicos e materiais, recursos financeiros, recursos tecnológicos, recursos mercadológicos, entre outros.

2. O que é uma Organização?

São entidades, instituições ou empresas com propósitos definidos, compostas por sistemas, processos e metodologias de trabalho, pessoas e recursos que interagem na busca e consecução de objetivos junto à sociedade.

3. Quais são os tipos de Organização existente? Dê exemplos.

São dois tipos:

1- Organizações não lucrativas

São as organizações cujos propósitos ou objetivos são de natureza social, isto é, prestação de serviços, segurança, entre outros. Essas instituições não visam ao lucro, mas contabilizam seus resultados sob o ponto de vista social e pelo “bem” que realizam para a sociedade. Em geral, elas vivem de verbas governamentais e/ou doações da própria sociedade.

Como exemplos, podemos elencar: Exército, Marinha, Força Aérea; polícias federais, estaduais e municipais, militares ou civis; igrejas de quaisquer credos; ONGs - organizações não governamentais; grupos de escoteiros; instituições beneficentes; hospitais públicos; fundações; clubes recreativos, associativos, entre outros.

2- Organizações lucrativas

Essas organizações são comumente denominadas por empresas na verdadeira concepção do termo, isto é, foram concebidas para gerar bens e/ou serviços, vendendo-os para a sociedade, com uma margem de lucro que compense o investimento de capital e cubra, com sobra, para os acionistas, seus custos de produção.

Sob o ponto de vista jurídico, as organizações lucrativas possuem basicamente duas formas de constituição: Sociedades Anônimas (SAs) e as Sociedades por Cotas Limitadas (Ltda).

As primeiras podem ter suas ações negociadas em Bolsas de Valores ou não. Em ambos os casos, as contas ou os balanços e resultados de sua administração são obrigatoriamente divulgados nos principais veículos de comunicação, enquanto as segundas não são obrigadas a divulgar suas contas ou os resultados de sua gestão, embora, por lei, os dois tipos sejam obrigados a elaborar balanços e demonstrações de resultado anualmente.

4. Quais os objetivos propostos a ser interpretado pela Administração?

É transformá-los em ação organizacional por meio de: planejamento, organização, direção e controle.

5. Defina Administração.

É o ato de trabalhar com e por intermédio de outras pessoas para realizar os objetivos da organização, bem como de seus membros.

6. Quais as atividades a ser executada pelo administrador?

1. elaboração dos pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização;

2. pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como: administração e seleção de pessoal, organização, análise, métodos e programas de trabalho, orçamento, administração de material e financeira, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, ainda outros campos em que estes se desdobrem ou com os quais sejam conexos.

7. Quais são os Princípios do método Cartesiano?

• princípio da dúvida sistemática ou da evidência:

consiste em não aceitar como verdadeira coisa alguma enquanto não se souber com evidências aquilo que é realmente verdadeiro. Com essa dúvida sistemática,evitam-se a prevenção e a precipitação, aceitando-se apenas como certo aquilo que seja evidentemente certo;

• princípio da análise da decomposição:

consiste em dividir e decompor cada dificuldade ou problema em quantas partes forem possíveis e necessárias a sua melhor adequação e solução, e resolvê-las cada uma separadamente;

• princípio da síntese ou da composição:

consiste em conduzir ordenadamente os nossos pensamentos e o nosso raciocínio, começando pelos objetivos e assuntos mais fáceis e simples de conhecer, para caminharmos gradualmente para os mais difíceis;

• princípio da enumeração ou da verificação:

Consiste em fazer, em tudo, recontagem, verificações e revisões tão gerais que se fique seguro de nada haver omitido ou deixado de lado.

8. Dê exemplos das fazes da Revolução Industrial.

Consiste em quatro fases:

1. primeira fase: a mecanização da indústria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com