TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Integrada - Ciência Dos Materiais

Trabalho Universitário: Atividade Integrada - Ciência Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  3.430 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios Integrados

1. Alguns pistões para motores de automóveis podem ser produzidos a partir de um compósito contendo partículas duras e pequenas de carbeto de silício em matrizes de liga de alumínio. Explique vantagens que os dois materiais do compósito podem proporcionar à peça acabada. Que problemas podem ocorrer durante a produção da peça, em razão das diferentes propriedades dos dois materiais?

R: Tem-se como vantagens do uso do Carbeto de Silício a sua alta dureza, leveza, pureza, alta condutibilidade térmica e baixo coeficiente de expansão térmica. Pode-se dizer também que o mesmo possui resistência à compressão 10 vezes superior à sua resistência à tração. O fato de ser extremamente duro combinada com sua alta pureza e microestrutura fina faz com que o mesmo seja altamente resistente à corrosão. Já em relação às Ligas de Alumínio, tem-se como vantagens a sua elevada plasticidade, condutividade térmica, resistência à corrosão e a sua baixa densidade. Pode-se citar como principal função das Ligas de Alumínio o aumento da resistência mecânica sem prejudicar as outras propriedades. No exemplo acima, a liga de Alumínio é usada para tratamento mecânico, passando por processos de laminação, extrusão, forjamento e estiramento. (Não conseguimos achar algum que falasse acerca dos problemas que podem ocorrer durante a produção da peça, favor verificar isso!)

2. O aço, as vezes, é revestido por uma fina camada de zinco. Que características você supõe que o zinco proporcione a esse aço revestido (ou galvanizado)? Que precauções devem ser tomadas ao se fabricar esse produto? Como a reciclabilidade do produto será afetada?

O zinco proporciona muitas características importantes ao aço galvanizado. A sua alta resistência a corrosão é a principal característica e talvez o principal motivo de sua utilização devido ao seu baixo custo de produção, pois poupa o uso de recursos naturais como o minério de ferro e energia. No processo de galvanização deve-se atentar às precauções na hora da utilização de produtos químicos na limpeza do aço, bem como deve-se ter cuidado no armazenamento, manuseio e transporte desse produto. A reciclabilidade do produto será afetada, pois sua capacidade de reciclagem aumenta e seu impacto ambiental diminui muito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com