TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Desenho Tecnico

Casos: Atps Desenho Tecnico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 1 PASSO 2 Responda às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico. a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico. R. O desenho técnico possui padrões e normas estabelecidas, para que o desenho ou projeto seja interpretado de uma só maneira, já o desenho artístico pose ser feito livremente e pode ser interpretado de várias maneiras. b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados. R. Os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados são as representações em vistas e em perspectivas. c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país. R. Em Portugal, por exemplo, o IPQ (instituto português de qualidade) é o organismo responsável pela normalização, que produz normas com o prefixo NP, assim como na Inglaterra é o BSI (British Standards institute), que produz normas com o prefixo BS. Na normalização de elementos de máquinas são muito usadas as normas Alemãs DIN.

PASSO 3 Leia o capítulo 3 do livro texto e responda aos questionamentos pertinentes a esse capítulo: a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico. R. A utilização da escrita normalizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos, sem perder a qualidade. b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível. R. Para as arestas de contorno visível usa-se a linha contínua e grossa (tipo A) e para as arestas de contorno invisível usa-se a linha tracejada ou interrompida grossa (tipo E) ou linha tracejada ou interrompida fina (tipo F). c) A utilização crescente de programas de CAD 3D (Computer Aided Design 3 Dimencions) e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido. R. Apesar da utilização crescente de programas como o CAD 3D, o desenho feito em papel é muito importante, pois podemos fazer apenas um esboço ou croqui de uma peça, por exemplo, e podemos modificar várias vezes, sem passar por algum programa, ou seja, no papel é colocado a idéia inicial do desenho ou projeto, permitindo assim a visão de muitos detalhes importantes. d) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos. R. Devemos usar escalas de redução quando a dimensão do objeto no desenho é menor que sua dimensão real, e a escala de ampliação quando a dimensão do objeto no desenho é maior que sua dimensão real.

PASSO 4 Utilize o formato A4 em branco para traçar as margens e legenda conforme as normas estudadas e, dentro desse formato, trace todos os tipos de linhas utilizadas em desenho técnico, colocando um exemplo do tipo de linha e onde se aplica.

ETAPA 2 PASSO 1 Faça a leitura do anexo A do livro texto e responda corretamente as questões a seguir. a) O estudo do desenho técnico não deve começar sem que o aluno tenha um bom conhecimento de desenho linear geométrico. Com base na leitura do livro-texto, defina o quê são retas perpendiculares. R.Retas perpendiculares são formadas por duas retas que formam um ângulo reto (90°) entre si. b) Defina o quê são retas paralelas. R. São retas que nunca se cruzam. c) Defina o quê são polígonos.

R. Polígono é uma porção de superfície plana limitada por segmentos de reta (lados do polígono) unidos dois a dois. d) Defina o quê são polígonos regulares e como eles podem ser em relação à circunferência que os criam. R.Pode-se dizer que um polígono é regular se tiver os lados iguais, e podem ser em ralação à circunferência que os criam inscritos e cirscunscritos.

PASSO 2 Reproduza o desenho apresentado na figura 2 a seguir em um formato A4 com as devidas margens em escala 1:1.

Figura 2 – Desenho

ETAPA 3 PASSO 1 Leia o capítulo 6 do livro texto e: a) Compare os diferentes tipos de perspectivas ortogonais axonométricas. R.A perspectiva trimétrica resulta do fato de o objeto ter todas as faces contidas em planos oblíquos ao plano de projeção. Os eixos com que esta perspectiva se apresenta formam entre si ângulos de valor variável conforme a projeção.

Dentre as projeções axonométricas, a isométrica é a mais utilizada, já que seus 3 eixos são desenhados m verdadeira grandeza (escala 1:1), e os ângulos de fuga são ambos de 30°, permitindo assim obter perspectivas “verdadeiramente rápidas”. Na perspectiva dimétrica, utilizam-se dois coeficientes de redução: r:1, portanto dimensões em verdadeira grandeza nos eixos das alturas e largura, e r = 0,6, portanto redução da metade para a dimensão da profundidade. b) Defina quais as características da projeção cilíndrica de projetantes oblíquas (perspectiva cavaleira). R.Na perspectiva cavaleira, a face do desenho são desenhadas em verdadeira grandeza, ou seja, na escala 1:1, já a profundidade leva um fator de correção de 0,5, ou seja, pde ser reduzida pela metade. Além do fator da correção, a profundidade é desenhada com um ângulo de 45°,chamado de ponto de fuga.

c) Explique por que as perspectivas cônicas são muito utilizadas na arquitetura. R. A perspectiva cônica é muito utilizada na arquitetura pois mostra os objetos de maneira semelhante à forma como são vistos pelo olho humano, como apareceriam em uma fotografia. PASSO 2 Copie o desenho que está em perspectiva cavaleira passando-o para perspectiva isométrica, utilizando como referência o pontilhado da folha. Observe que no exercício, o mesmo desenho deverá ser feito duas vezes, mudando a referência dos eixos

Figura 3 – Desenho mecânico.

ETAPA 4

a) Existem dois métodos para representação de peças em Projeções ortogonais. Defina quais são esses métodos de representação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com