TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTAO EM MARKETING

Artigos Científicos: ATPS GESTAO EM MARKETING. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  3.435 Palavras (14 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Tutor Presencial: Prof.

Tutor à Distância:

2014

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, através da revisão de literatura e estudo de caso, verificar se uma empresa no ramo de coleta de insumos, Rio Limpo Comercio Ltda. está atendendo as demandas dos clientes de sua região. Assim, foi realizada uma pesquisa de campo, cujo objetivo foi criar resultados o mais próximo possível do real, sendo utilizados como informações para elaboração de um plano de melhoria. O qual pode ser utilizado pela empresa para auxiliar a gestão da qualidade dos serviços prestados.

Etapa 1

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

A escolha da Empresa Rio Limpo, para apresentação deste trabalho, deve-se ao fato de que um dos componentes do grupo e funcionári0 da mesma, portanto conhece as dificuldades ficando bem mais fácil fazer as pesquisa necessárias, a empresa Rio de Limpo e uma empresa de médio porte que atua na área de coleta de insumos e reciclagem matérias diversos (Ex: Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis), está localizada no Bairro Armando Mendes na AV. Autaz Mirim na Cidade de Manaus.

A Empresa Rio Limpo foi criada no ano de 2003.

Seguimento que atua

No reaproveitamento e reciclagem de resíduos, através da adoção de ações planejadas e da busca de novas tecnologias, objetivando o desenvolvimento do negócio de forma sustentável e ecologicamente correta.

Estrutura

Nossa infraestrutura é composta de uma área aproximada de 2000 m², sendo 1500 m² de depósito.

Missão e valores

Responsabilidade Social Desde sua fundação a Rio Limpo participa de Ações Sociais junto à Comunidade. É reconhecida, como Empresa que participa ativamente dos eventos em prol da região amazônica, priorizando a completa reciclagem de Pneus usados.

Produtos da Empresa, Papel, Papelão e Plástico

REDE LOGÍSTICA DA EMPRESA

O processo se inicia no Planejamento dos roteiros para coletas de modo que seja suprida a necessidade do cliente e da empresa. Assim a empresa coleta os produtos de seus clientes e em seguida, os produtos são armazenados e acondicionados em setores específicos. A partir dai o papelão vai para a prensa feito isso já com os fardos prontos para entrega o departamento de vendas recebe e processa os pedidos, que são direcionados para o setor de faturamento e carregamento, onde o transporte, terceirizado, entrega os produtos para os clientes finais.

Artigo: Como desenhar a rede logística – SCHLUTER, Mauro Roberto

De acordo com o artigo de SCHLUTER, Mauro Roberto, e as questões do fluxo, é importante que o sistema funcione sempre de forma coesa, a fim de maximizar o resultado das operações, evitar os ‘’gargalos’’ e otimizar todos os processos. Segundo ASSAF NETO, Alexandre, o Fluxo de Caixa é indispensável para uma sinalização dos rumos financeiros dos negócios, e é um instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa.

No caso da empresa em questão, pode-se comentar um dos fatores que dificultam o funcionamento perfeito do sistema logístico. A falta de mão de obra qualificada na programação das rotas, causam um enorme gargalo no que diz respeito ao sistema de coletas, não conseguindo atender a demanda sobrecarregado alguns setores. Com base no problema observado, devem ser tomadas medidas quanto aos roteiros, que, ao atrasarem a coleta dos insumos, ‘’travam’’ todo o sistema de reciclagem, além de gerar descontentamento por parte dos clientes.

O autor aborda como a logística vem sendo instrumento para o aumento da competitividade das empresas dos mais diversos setores, e que viabilizar a logística não é coisa somente para as grandes empresas. Pode ser aplicada a pequenas empresas, onde pequenas mudanças podem trazer um aumento significativo de desempenho. Pode ser feita através da implantação de algumas medidas, como:

a) seleção de estratégias logísticas em função das propostas de valor escolhidas;

b) escolha de fornecedores e canais de distribuição com base em custos logísticos totais; e

c) utilização de um sistema de informação comum para as atividades de coleta de insumos, planejamento e programação da produção e da distribuição.

VANTAGENS COMPETITIVAS

As empresas não podem fazer vista grossa e deixar que a concorrência passe a sua frente isso seria o mesmo que decretar falência à empresa. Atualmente o gestor da nova era deve estar atento a todas as mudanças de cada setor da economia e usar a logística como mecanismo de concorrência a seu favor. A logística hoje e uma grande fonte para as empresas competirem e crescerem no forte mercado globalizado que se apresenta atualmente.

A empresa Rio Limpo LTDA, conta com a maior frota do segmento no mercado local com a idade média de 5 anos o que a põe na frente das concorrentes além de escoar toda sua produção no mercado internacional o que lhe garante maior lucratividade e liderança do mercado local

Etapa 2

A LOGÍSTICA COMO FERRAMENTA PARA MELHORIA DO DESEMPENHO

Estudos dos gargalos/obstáculos encontrados na empresa Rio Limpo LTDA.

a- Gargalos logísticos:

Ponto de estrangulamento, gargalo ou restrição é uma designação do componente que limita a capacidade ou desempenho de todo um sistema. Trata-se de uma comparação do gargalo de uma garrafa, na qual a velocidade de saída do liquido é limitada pela dimensão do gargalo.

Qualquer empresa ou indústria encontram-se sujeitas a alguma restrição que limitam seu processo produtivo, restrições essas designadas por estrangulamentos. Os estrangulamentos (gargalos) são alvos de pontos críticos nos sistemas, precisando que as sua operações sejam protegidas. O gargalo impede a produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com