TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão Em Marketing

Dissertações: Atps Gestão Em Marketing. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  5.251 Palavras (22 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 22

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Marketing

Gestão de Marketing

TUTOR A DISTANCIA: Fabiana Biazetto

CURSO: Tecnologia em Marketing

3º Semestre

Jundiaí

2013

Gestão em Marketing

Introdução

Escolhemos para aplicar e desenvolver a atividades proposta uma distribuidora de bebidas de Jundiaí. A empresa atua no segmento de distribuição de bebidas a mais de 30 anos, com foco em produtos do Grupo Brasil Kirim (antiga Schincariol), mas comercializando também destilados, vinhos e energéticos.

O objetivo é identificar oportunidades, para aumentar as vendas dos produtos e consequantemente a receita da empresa

Etapa 1

Lago Azul Distribuidora LTDA

Histórico e apresentação da organização

Em meados de 1982, o Sr. Alcebiades, iniciava um empreendimento com a finalidade de atender ao pequeno varejo e consumidor final com distribuição de bebidas, alcoólicas e não alcoólicas, em um pequeno galpão no bairro do Jardim do Lago em Jundiaí. Vamos falar sobre a Distribuidora Lago Azul LTDA. A empresa que no ano seguinte deixou de atender somente como venda balcão e passou a atuar com 3 vendedores externos e em 1989, com o lançamento da cerveja Schincariol, passou a distribuir com exclusividade os produtos do grupo, passando então a ter uma área fechada de atuação (Jundiaí, Várzea, Campo Limpo, Jarinu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itatiba, Louveira, Valinhos e Vinhedo) com uma equipe de 8 vendedores externos, 1 supervisor e 1 gerente, atuando na área comercial e contando com a necessidade de 2 caminhões para realizar entregas, também foram contratados, 2 motoristas e dois ajudantes, mais 1 separador e um conferente, 1 funcionário no faturamento e 1 no financeiro.

A empresa se manteve nesse formato até 1995, mas sempre agregando produtos de terceiros ao portfólio, desde que esses não conflitassem com os produtos Schincariol, pois existia um contrato de exclusividade; e foi nesse ano que devido ao crescimento nas vendas, a empresa se mudou para um galpão maior, na Vulcabrás, adquiriu mais 8 caminhões e consequentemente houve um aumento também no quadro de funcionários, a equipe de vendas já contava com 20 vendedores, 3 supervisores e 1 gerente.

Em 2001 com o lançamento da cerveja Nova Schin com a polemica campanha “experimenta”, tanto a CIA, quanto seus distribuidores multiplicaram seu faturamento e a marca chegou a liderar mercado pelos 3 anos seguintes, algo inédito na historia da marca. E graças a esse estouro de vendas o galpão alugado já começava a ficar pequeno, mas a nova mudança veio somente em 2007, dessa vez para um galpão próprio no distrito Industrial, nascia então mais uma empresa, o Condomínio Empresarial Santa Quitéria. O condomínio, além de abrigar a sede da Distribuidora, conta também com mais 5 galpões para alugar para outras empresas.

A essa altura, com novas áreas cedidas pela CIA (Itupeva, Cabreúva, Bragança, Piracaia, Atibaia, Joanópolis, Perdões, Tuiuti e Vargem), além de ser necessário abrir um escritório em Atibaia, pela distancia da sede, uma equipe com 6 vendedores e 1 supervisor precisou ser contratada para lá, mais 20 caminhões também foram comprados nesse período e o quadro total de funcionários passou a contar com 120 colaboradores. Dois anos mais tarde, teve inicio o projeto com sorvetes Nestlé, onde acredito que realmente foi o marco e uma quebra de paradigmas, pois a essa altura, a Nova Schin já não era a mais vendida e pedida, havia muita rejeição da marca, mas passaríamos a trabalhar com um produto líder absoluto de mercado, completamente diferente você entrar em um estabelecimento com a marca Nestlé no peito!

Foi necessária a construção de uma câmera fria para armazenagem dos sorvetes e a compra de 8 caminhões com baú refrigerado, um investimento total de R$6 milhões, mais 3 supervisores contratados, 15 vendedores e 1 gerente de vendas, com mais um escritório de vendas em Campinas e Sorocaba, para atender as novas áreas, isso sem falar na reestruturação de logística tanto para produto quanto para freezer, pois tínhamos antes equipamento de refrigeração cedido pela Schincariol para envio a clientes de potencial, porém a demanda não era tanta, já no caso de sorvete, é completamente diferente, pois a geladeira é o ponto de venda! Foi necessária a compra de mais um caminhão para entrega de equipamento, que passou a ser diária e não mais semanal, 1 motorista e 1 ajudante e uma pessoa para controle de envio e manutenção de refrigeração, e mais 2 técnicos de refrigeração.

No ano passado inauguramos mais uma empresa do grupo: A 3JP Eirelli para distribuição da “linha seca” Nestlé, com um galpão alugado em Itupeva, isso por que todos os galpões do condomínio já estão alugados a outras empresas e o contrato é de 5 anos. A empresa funciona como Broker, que faz somente a logística para a Nestlé, ou seja toda a mercadoria do depósito não é do Broker e sim da Nestlé. A Nestlé abastece o depósito, a nota fiscal sai em nome da Nestlé Brasil e o Broker distribui. A remuneração é em forma de comissão, tanto em cima de faturamento, como por índice de retorno e cobertura, por exemplo.

Nesse empreendimento, não houve aumento de frota, pois os carros são dos motoristas agregados, mas foi contratada uma equipe de 15 colaboradores que cuidam da separação de produto e emissão de nota, mais 2 para o financeiro, 1 TI e1 cadastro, além da equipe de vendas, (29 vendedores e 3 supervisores) que precisou de mais um escritório para a região de Itapetininga.

O faturamento total gira em torno de R$ 5milhões bruto, sendo 2 milhões,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com