TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO AMBIENTAL

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 9

Cartilha Gestão Ambiental

Relatório sobre Poluição Atmosférica

A poluição atmosférica atinge a todos em geral, tanto humanos, quanto animais, plantas, materiais e etc, porém em cada um deles prejudica de uma forma diferente. Nos humanos, por exemplo, atinge o organismo por via respiratória, atingindo os pulmões, nas plantas são absorvidos pelas folhas, alterando a fotossíntese, nos materiais corroem e escurecem metais, sujam roupas, danificam mármores, enfraquecem algodão e etc, além do ar atmosférico que compromete a visibilidade.

A própria natureza tem suas proteções contra a poluição, porém é muito pouco, para isso a população deve ajudar, utilizando mais o transporte público para evitar queima de gases e optar por veículos que usam álcool como combustível, pois polui menos que a gasolina, e se locomover mais a pé ou de bicicleta em distancias curtas, fazendo isso também evitamos congestionamentos nas cidades.

As indústrias tem grande parte de culpa na poluição atmosférica, por isso existem normas como a ISO 14001, que trata diretamente desse problema e muitas adere esta norma, não apenas por se importarem com o meio ambiente mais também por uma questão de sobrevivência no mercado.

Carta de ações preventivas de combate a poluição

A população da cidade de São Bernardo do Campo /SP, só aumenta a cada dia , segundo o IBGE seriam cerca de 765.463 habitantes, e com isso é evidente que a poluição é maior, e por isso o aumento de resíduos e poluição atmosférica, para isso existem alguns itens importantes para a prevenção ambiental em relação a esses resíduos como:

  • Procurar empresas interessadas em resíduos orgânicos e recicláveis
  • Investimento em educação ambiental como palestras e atividades voltadas a esse assunto.
  • Divulgar ações educativas através de cartazes, comerciais, outdoors
  • Separação domiciliar dos resíduos domésticos
  • Criação de mais ciclovias incentivando a população a usar menos os veículos
  • Aumento de multas para donos de veículos que não passarem pela vistoria veicular ambiental e também  para os que não corrigirem problemas encontrados no prazo estipulado.

Auditoria Ambiental com foco na Responsabilidade Social

A auditoria ambiental é muito importante, pois evita que resíduos gerados sejam distribuídos no meio ambiente de formas inadequada como, ferro, aço, papel, metal e plástico, por exemplo: água contaminada com chumbo, ferro ou qualquer outro tipo irem parar em rede de esgoto, ou atingirem o lençol freático.

A ISO 14001 veio para mudar este cenário, são diretrizes que a empresa se enquadra para evitar desperdícios de água, material utilizado na fabricação, reciclagem e etc..

Vamos nos aprofundar um pouco mais na reciclagem de:

  • Papel
  • Plástico
  • Vidro
  • Metal

Reciclagem de Papel

O papel é muito utilizado, e 100% reciclagem. Hoje em dia as empresas, escolas, nas ruas e em alguns bairros podemos dizer que existe a coleta seletiva e essa é muito importante pois além de gerar trabalho para cooperativas e catadores de rua, ajuda o meio ambiente e evita que arvores sejam cortadas para que mais papel seja gerado, compramos papel reciclado contribuímos para o meio ambiente.

[pic 1][pic 2]

Reciclagem do Plástico

O plástico é muito utilizado e a reciclagem também é feita em empresas, catadores, pelo governo com a coleta seletiva e em escolas que também ensinam crianças a fazer a reciclagem em suas casas.

O plástico reciclado não é muito diferente do plástico comum, porém sua reciclagem é de extrema importância, pois evita que o mesmo polua lagos, rios, ruas, solo, florestas e a ida a aterros sanitários.

Escolas ensinam crianças a fazer a reciclagem  em casa, as empresas também reciclagem , além do governo incentivar a coleta seletiva nas cidades e em alguns bairros também já existem a coleta seletiva. Reciclando o plástico contribuímos para o meio ambiente.

 

[pic 3]

[pic 4]

Reciclagem do Vidro

O vidro é um material de muita importância no nosso dia a dia, usamos muito este material e ele é reciclável, passa por um processo de reciclagem para gerar vidro reciclado. Comprando vidro reciclado contribuímos para o meio ambiente e ajudamos a gerar empregos.

O vidro pode ser reciclado varias vezes sem perder suas características e qualidade e todos podem ajudar nesta tarefa e separar materiais como: Potes de alimentos, vidro de remédio, cacos de vidro, garrafas de suco e refrigerante e etc.

Escolas ensinam crianças a fazer a reciclagem  em casa, as empresas também reciclagem, além do governo incentivar a coleta seletiva nas cidades e em alguns bairros também já existem a coleta seletiva

[pic 5][pic 6]

Reciclagem do Metal

O metal é usado para muitas coisas as empresas o utilizam muito na fabricação de seus produtos e sua reciclagem gera retorno financeiro, depois de reciclado o metal não perde suas características, o alumínio pode ser usado sem limites e o aço pode voltar para a cadeia produtiva.

A reciclagem evita que esse material vá parar em aterros sanitários, ou seja, abandonado em lagos, rios, florestas, ruas e etc..

Escolas ensinam crianças a fazer a reciclagem  em casa, as empresas também reciclagem , além do governo incentivar a coleta seletiva nas cidades e em alguns bairros também já existem a coleta seletiva

[pic 7][pic 8]

Concluímos que o estimulo a reciclagem através de empresas, escolas e governo contribuem para o reparo ao dano ecológico e que cada um fazendo sua parte reduziremos boa parte de resíduos recicláveis que vão parar no meio ambiente causando o impacto ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (321 Kb)   docx (551.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com