TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Planejamento Programação Controle de Produção

Por:   •  19/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.421 Palavras (14 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP[pic 1]

Centro de Educação a Distância

ATPS – Planejamento Programação

Controle de Produção

Bianca Divino de Oliveira – RA 7702666816

Eli Rodrigues Pacheco RA: 3301502244

Hudson Alberto dos Santos – RA 7325550574

Rosangela Reis Lamas Mariana – RA 7928700882

Jacareí / SP

2014

Bianca Divino de Oliveira – RA 7702666816

Eli Rodrigues Pacheco RA: 3301502244

Hudson Alberto dos Santos – RA 7325550574

Rosangela Reis Lamas Mariana – RA 7928700882

Professor tutor presencial:

Professora tutora a distância:

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Logística Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Planejamento Programação Controle de Produção no Trabalho para a obtenção de nota, sob orientação da Profª. Tutora EAD Maria Valéria.

Jacareí / SP

2014


SUMÁRIO

Introdução                                                                                _        1

1. Aspectos técnicos e operacionais ligados á atividade de planejamento e controle de produção                                        1

2. Aspectos técnicos e operacionais ligados á programação da produção                                                                                        6

3. Aspectos técnicos e operacionais ligados ao controle de produção                               _                                                                8

4. Aspectos técnicos e operacionais ligados ao controle de estoque                                                                                        9

Referências Bibliográficas                                                        10


INTRODUÇÃO

 

A proposta deste artigo é a necessidade de uma abordagem sobre Gestão de Materiais, onde iremos analisar alguns textos acadêmicos, livros e sites para melhor entender e que integre as crescentes exigências e os novos desafios do mercado com as questões práticas levantadas por profissionais praticantes da logística. A partir destas necessidades identificadas, aliadas ao conhecimento adquirido no desenvolvimento de soluções logísticas.

1. ASPECTOS TECNICOS E OPERACIONAIS LIGADOS Á ATIVIDADE DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO.

O Planejamento da Produção tem como objetivo, fazer uma junção entre suprimento e demanda que pode garantir que os processos produtivos ocorram de forma eficaz, o mesmo deve se atentar a demanda, e aos consumidores.

Planejamento é a formalização do que se pretende que aconteça em determinado momento no futuro. Um plano não garante que um evento vá realmente acontecer; é uma declaração de intenção de que aconteça. (ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO. Nigel Slack, stuart chambers , Robert Johnston. Pg.283).

O PPCP deve portar a informação sobre os recursos da produção, envolvendo toda a equipe, ou seja, as pessoas, equipamentos, instalações, materiais, ordens de compra e produção; além de saber agir de forma eficaz a qualquer eventualidade que ocorra, seja positiva ou negativa.

Segundo o site “blog da qualidade” demonstra-se a importância do PPCP neste fluxograma:

[pic 2]

Site http://www.blogdaqualidade.com.br/ppcp-planejamento-programacao-e-controle-da-producao/ acesso dia 28 de março de 2014.

O Planejamento pode ser feito a longo, médio e curto prazo. Os aspectos de planejamento variam conforme a importância e a proximidade da data do evento. Os principais pontos abordados de acordo com a forma de planejamento são no planejamento de curto prazo usa previsões de demanda totalmente desagregada ou real; faz intervenções nos recursos para corrigir desvios dos planos, leva em consideração os objetivos operacionais e os custos de suas operações. O planejamento de médio prazo usa-se previsões de demanda desagregada, determina recursos e contingencia e tem objetivos tantos em termos financeiros como operacionais já os de longo prazo usam previsões de demanda agregada, determina recurso de forma agregada e os objetivos estabelecidos são em grande parte em termos financeiros. (acesso o site: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/importancia-do-planejamento-da-producao em 16/03/2014).

E mais:

Um bom planejamento é essencial, pois caso não haja esse planejamento, o fracasso é quase certo, não só no negocio devemos planejar, mas em nossa vida também. Em tudo é necessário planejamento. Na Produção quando não há um planejamento bom, há falta de materiais, eficiência baixa, pouca produtividade, podendo até entrar nesse campo a falta de motivação de um funcionário, já que se a qualidade de desempenhar seu trabalho é escassa, ele perde a vontade de fazer um trabalho adequado, pois não se sabe até quando dará para realiza-lo sem problemas. (acesso o site: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/importancia-do-planejamento-da-producao em 16/03/2014).

O Planejamento e controle de produção é um processo que envolve o planejamento e organização de todos os processos assertivos de produção e fabricação. As funções são:

  • Definição das quantidades a serem produzidas;
  • Gestão de estoques de matérias-primas;
  • Emissão de fabricação;
  • Programação e controle das ordens de fabricação da produção;
  • Controle e acompanhamento de produção.

O planejamento é compreender e preparar situações presentes, dando ênfase e foco para o futuro.

Como já vimos, a finalidade do PPCP é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. Trata-se, portanto, de uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção com o proposito de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia. (CHIAVENATO, Idalberto. Planejamento e controle da produção,. P. 27).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com