TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Recrutamento E Seleção

Trabalho Universitário: ATPS Recrutamento E Seleção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  4.555 Palavras (19 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 19

FACULDADE ANHANGUERA DE MATÃO

Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tema: Técnicas de Recrutamento e Seleção

Trabalho acadêmico apresentado como exigência da disciplina de Técnicas de Recrutamento e Seleção Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos, da Universidade Anhanguera Uniderp - Pólo Matão.

T. Presencial. Prof.ª Alessandra Cristina Vicentin

T. EAD. Prof.ª Maria Rosimeire Farias

Cintia da Silva Marcondes RA 8119736297

Marcos Roberto Aguiar RA 7982709809

Silvia Pires Tonelli RA 1299518123

Aparecida D. de A. Mello RA 4977931055

Glorieti C. M. Teixeira RA 8119736297

MATÃO – SP

JUNHO/2014

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

Recrutamento e Seleção 4

Mercado de Trabalho 6

Mercado de Recursos Humanos 7

Importância da contratação do profissional para Implantação do Setor “Recrutamento e Seleção” 7

Detalhes da Função de Analista de Recursos Humanos 9

Descrição de Cargo 9

Fontes para Recrutamento 10

Elenco de Competências do Cargo 11

Dinâmica de Grupo 12

Dinâmica de Liderança 12

Trabalho em Equipe 12

O que pensamos de nós mesmos 12

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

1. INTRODUÇÃO

O processo de Recrutamento e Seleção vem ocorrendo há muito tempo. Assim que se iniciou a organização dos povos é possível notar este sistema. O mesmo era reparado principalmente onde havia a preocupação em escolher as pessoas mais aptas a executar atividades específicas. O ritmo de mudanças em nosso mundo é muito rápido e nas empresas não é diferente. A organização de hoje visa um futuro promissor e de sucesso. As exigências do recrutamento e seleção dessas empresas estão cada vez maiores e a procura por pessoas qualificadas aumenta dia após dia. O recrutamento visa atrair os candidatos com capacidade para ocupar os cargos oferecidos. Os recrutamento e seleção encaixam-se nesse contexto, tendo como incumbência prover novos funcionários com capacidade de enquadrar-se com eficácia no ambiente organizacional vigente na empresa. O trabalho exposto nas páginas seguintes tem por objetivo demonstrar o funcionamento de uma empresa no ponto de vista organizacional de seleção e recrutamento, ou seja, o que vem a ser seleção, recrutamento, as técnicas e estratégias empresariais adotadas no processo e o papel do administrador dentro da mesma bem como o gestor em recursos humanos. A necessidade do trabalho surgiu para aprimorarmos os conhecimentos acadêmicos.

2. DESENVOLVIMENTO

Recrutamento e Seleção

Atualmente a melhoria contínua dos processos empresariais exerce forte pressão sobre as organizações, a alta competição entre as empresas faz com que se torne cada vez mais significante a presença de bons colaboradores, pois qualquer objetivo organizacional só poderá ser atingido com e por intermédio das pessoas. A busca por profissionais qualificados é um desafio constante em meio às organizações, dependendo dos cargos oferecidos, não se encontram pessoas aptas para preenchê-los. Pode-se enfatizar que estabelecer previamente o perfil dos colaboradores da empresa é estrategicamente vital para a estabilidade e o sucesso de uma organização, em especial para a pequena e média empresa. A melhor condução do processo de recrutamento e seleção irá refletir de forma significativa dentro da organização.

Os processos de Recrutamento e Seleção estão relacionados com o suprimento de pessoas para as organizações. São os processos responsáveis pelos insumos humanos e envolvem todas as atividades relacionadas com pesquisas de mercado e integração às tarefas organizacionais. A necessidade dos processos de Recrutamento e Seleção surge em função da rotatividade de pessoal ou de um aumento no quadro funcional. Se o recrutamento é uma atividade de divulgação, de chamada, portanto, uma atividade positiva e convidativa, a seleção é uma atividade de escolha, de opção e decisão, de filtragem da entrada, de classificação, portanto, restritiva. Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado oportunidades de emprego que pretende preencher.

Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção. Para que ocorra um recrutamento eficaz de candidatos, é necessário um planejamento que determine quais as técnicas de recrutamento mais adequadas para a vaga disponível. Este planejamento se baseia em pesquisas externas (oferta de mão de obra qualificada, faixa salarial adequada com o cargo etc.) e pesquisas internas (perfil ideal para o candidato, disponibilidade de recursos para o recrutamento, etc.). De posse dos resultados desta pesquisa, é possível escolher a técnica mais adequada de recrutamento. Seleção enquanto a tarefa do recrutamento é a de atrair com seletividade, através de várias técnicas de comunicação os candidatos que possuam os requisitos mínimos do cargo a ser preenchido, a seleção deve escolher, entre os candidatos recrutados, aqueles que tenham maiores probabilidades de ajustar-se ao cargo vago e desempenhá-lo bem. Para que a seleção seja eficiente, é necessário escolher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com