TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SGA

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.088 Palavras (17 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – SANTO ANDRÉ

CAMPUS II

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

ATPS – Etapas 1,2,3 e 4

Santo André

2015

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – SANTO ANDRÉ

CAMPUS II

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

ATPS – Etapas 1,2,3 e 4

Santo André

2015

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – SANTO ANDRÉ

CAMPUS II

ENGENHARIA CIVIL

Projeto Multidisciplinar de autoaprendizagem apresentado a Universidade Anhanguera UNIA Campus II como exigência do curso de Engenharia Civil, conforme orientação do Professora Vivian.

Santo André

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        PLANEJAMENTO AMBIENTAL        

3.        DEFINIÇÃO E CONCEITO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL        

4.        IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL        

5.        BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL        

6.        GESTÃO AMBIENTAL É VANTAGEM COMPETITIVA        

7.        CUSTOS PODEM SER REDUZIDOS COM A ECONOMIA DE RECURSOS NATURAIS E DIMINUIÇÃO DE RESÍDUOS.        

8.        ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS ATRAVÉZ DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL.        

9.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

10.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        

Santo André

2015


  1. INTRODUÇÃO

Durante o processo de industrialização do mundo acreditava-se que os recursos naturais eram abundantes e infinitos, tais recursos era brutalmente explorados ocasionados danos irreversíveis ao ambiente. Na década de 60 os homens perceberam que esses recursos eram esgotáveis, e após a segunda guerra mundial ocorreu à chamada revolução ambiental. Após o ocorrido a humanidade percebeu que o dano causado ao ambiente afetaria também a sua existência, criando-se assim uma consciência em relação à preservação do meio existente. A partir desse ponto as tecnologias e politicas ambientais passaram a ser questionadas, pois evoluíram muito rápido e a sua forma de contaminação aumentaram demasiadamente, ludibriando não só a mãe natureza, mas também a população.

A ocorrência de diversos acidentes ambientais foi decisiva para a criação de uma legislação vigente que se preocupava com as questões ambientais ate então pouco defendida por meios públicos perante as empresas.

Como a imagem de diversas empresas ficaram abaladas em meados de 80 e 90, devido a sua demanda poluidora ser imensa essas empresas resolveram seguir um novo conceito empregado no mercado a gestão ambiental. O Sistema de gestão ambiental pode ser definido como uma junção de procedimentos que visam à administração dessas etapas, de forma a obter melhor relacionamento com o meio ambiente.

  1. PLANEJAMENTO AMBIENTAL

As causas que levam uma empresa a implantar um sistema de gestão ambiental hoje em dia são diversas, desde a própria legislação vigente até a fixação de políticas ambientais que visem à conscientização de todo os funcionários da organização. Para tal projeto adota-se um sistema de gestão ambiental, gerenciamento das necessidades ambientais e soluções para essas deformidades no meio empresarial.

Hoje em dia as empresas vêm sofrendo com uma cobrança quanto a sua postura em relação ao ambiente. Esta cobrança tem influenciado na forma como se administra uma empresa, seja ela no meio político, cientifico ou mesmo na legislação em vigor, que esta cada vez mais rigorosa quanto tal assunto devido a forte pressão de órgãos públicos e sua fiscalização. Cobrança essa que também se faz presente ao se procurar uma seguradora, um financiamento com bancos que dão maiores credito a empresas ecologicamente corretas e que tenham um sistema de gestão ambiental ativo, ou ate mesmo por consumidores.

Neste sentido, a partir da década de 1990, as indústrias foram cevadas a adotar estratégias de responsabilidade social, administração empresarial e sistema de gestão ambiental, algumas criando, inclusive, mecanismos de divulgação de seu desempenho ambiental e código de conduta como forma de ter um diferencial competitivo no mercado (SILVA & SILVA, 2000).

Em razão disso, a empresa vê a necessidade de adotar um sistema de gerenciamento para nortear as suas ações ambientais estratégicas, como mostrado na Figura abaixo:

[pic 1]

Figura 01 – ATPS Gestão Ambiental

Fonte Google

O planejamento ambiental consiste nas necessidades encontradas pelos profissionais avaliadores dentro da empresa. Suas fontes poluidoras, como a forma de produção, a redução de custo sem visar à qualidade do ambiente, falta de monitoramento de órgãos públicos, entre outros, são alguns requisitos avaliados por profissionais devidamente certificados.

Para a execução da avaliação ambiental, podem ser usadas várias técnicas isoladamente ou de forma combinada – sempre dependerá da atividade ou organização a ser avaliada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (51.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com