TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SGA

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ENGENHARIA MECÂNICA – NOTURNO 1º SÉRIE

ALUNOS:

                

        

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO

PROF.

LIMEIRA – SP

2015

ETAPA 1

PASSO 1

Definir os ambientes da empresa a serem considerados, ou seja, definir qual(is) departamento(s) será(ão) auditado(s) para implantação da ISO 14000.

A empresa escolhida é no ramo de açúcar e álcool, e o departamento aonde será implantado o sistema de gestão ambiental será onde ocorre à queima da cana de açúcar, em um dos seus processos de extração do açúcar.

PASSO 2

Observar Visão, Missão e Valores da empresa onde será desenvolvido o Sistema de Gestão Ambiental e alinhar, em um texto, com as vantagens que a empresa poderá obter quando implantado o Sistema de Gestão Ambiental.

Após estudos realizados junto com órgãos competentes da região, os mesmos apontaram que a emissão de poluentes resultante da queima da cana, estava prejudicando a qualidade do ar e diminuindo sua umidade, a partir destes estudos e com a simulação feita com a implantação do filtro, os dados apontam uma redução da emissão do poluente no ar em até 100%. Atraindo assim novos parceiros comerciais, e melhorando a imagem da empresa perante a comunidade e também no mercado competitivo.

PASSO 3

Estudar o significado de Política Ambiental e definir uma Proposta, por escrito, da Política Ambiental da empresa. Lembrar-se de que a Política Ambiental deve ser apropriada à natureza da empresa, incluir comprometimento com a melhora contínua e com a prevenção da poluição, deve incluir o comprometimento em atender os requisitos legais, deve também ser comunicada a todos os que trabalham na empresa, e deve estar disponível ao público que deseje lê-la.

Estudando os melhores meios e métodos eficazes na busca de resultados em curto e médio prazo, optamos pela implementação do Sistema de Gestão Ambiental, para que assim, mudanças aconteçam em nosso departamento bem como a unificação de nossos colaboradores na visão de um futuro prospero para a nossa empresa e para a melhoria do meio ambiente. Nosso comprometimento sempre será na busca da melhoria continua e buscar o equilíbrio com o meio ambiente em que estamos atendendo as normas da NBR e sempre nos atualizarmos e ouvir novas propostas de melhorias.

PASSO 4

Escrever um texto contendo as informações adquiridas nos Passos 1, 2 e 3, sob a seguinte estrutura: 1. Introdução: Vantagens da implantação de um Sistema de Gestão Ambiental. 2. Proposta de Política Ambiental da Empresa.

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é um dos instrumentos com mais potencialidades para o alcance de um comportamento eco eficiente pelas empresas, sendo o principal objetivo a integração da gestão ambiental nos seus sistemas de gestão global. Algumas das principais motivações para a implementação de Sistemas de Gestão Ambiental pelas empresas são as exigências quer de clientes, quer de investidores, os requisitos legais, o eco marketing e melhoria de imagem, a redução de custos e os seguros de responsabilidade civil. Os investidores e, nomeadamente, as instituições de crédito, já começam a ter em conta critérios ambientais nas suas decisões de investimento, não admitindo financiar projetos poluentes e beneficiando os projetos que acautelam o componente ambiental. A vantagem da implantação de um SGA está relacionada com a redução de custos, vantagens competitivas e o aumento da motivação dos trabalhadores. A redução de custos é possível através de uma utilização mais racional da matéria-prima e energia, redução dos custos associados ao transporte e tratamento de resíduos sólidos, redução dos custos associados a danos para o Ambiente, benefícios na obtenção de financiamento, diminuição do risco ambiental e consequentemente obtenção de prêmios de seguro mais baratos e, através da diminuição de riscos de acidentes e redução dos custos associados (limpeza e descontaminações). Além dessas vantagens, a imagem da empresa acaba se destacando das demais, por ter a qualificado da ISO, clientes, trabalhadores, investidores e meios de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (165.2 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com