TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS_Gestao_em_Marketing_Completo

Por:   •  9/6/2013  •  5.848 Palavras (24 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 24

CAMPO GRANDE-MS

Abril/2013

GESTÃO EM MARKETING

Segundo o autor Kotler (2009,p. 3): O Marketing é hoje um conjunto de conhecimentos fundamentais para profissionais das mais diversas áreas e interessa a todos os que precisam promover bens, serviços, propriedades, pessoas, lugares, eventos, informações, idéias ou organizações.

O marketing procura identificar as necessidades humanas e sociais e atendê-las.

Uma das definições mais curtas de marketing é ‘atender às necessidades de maneira lucrativa’.

Essa ferramenta permite às empresas prestar um excelente serviço de atendimento ao cliente em tempo real, desenvolvendo um relacionamento com cada cliente preferencial por meio do uso efetivo de informações sobre contas individuais. Com base no conhecimento que têm de cada cliente, as empresas podem personificar ofertas de mercado, serviços, programas, mensagens e mídia.

Conceito de Marketing

Depois de fazer um diagnóstico da situação ambiental e da análise dos pontos fortes de uma organização, o planejamento deve estabelecer os objetivos. O importante

é que os objetivos sejam relacionados a uma análise ambiental. Os objetivos devem ser determinados depois de um diagnóstico, pois com esse procedimento se realiza uma estratégia mais realística, em sintonia com o ambiente de atuação da empresa.

É necessário saber o que são objetivos para um plano de marketing. Os objetivos representam tudo àquilo que queremos atingir. É possível atingir os objetivos por meio de táticas e estratégias incluídas no plano. Os objetivos representam onde queremos chegar e as estratégias para aí chegar.

Que quantidade do produto vender? Que imagem projetar? Enfim, aonde chegar com um plano? Essas determinações são necessárias, uma vez que a produção necessita preparar-se para produzir uma quantidade determinada de produtos, como também o setor financeiro deverá preparar-se para financiar a produção e assim por diante. É praticamente impossível você elaborar um plano de marketing sem ter uma noção clara dos objetivos.

Todo empresário deve preocupar-se em determinar qual a missão, antes de estabelecer seus objetivos. Uma missão é a razão de ser uma empresa. Uma missão é o primeiro passo para se conduzir negócios, até mesmo antes da determinação dos objetivos. Uma missão é geralmente determinada pela administração ou pelos proprietários.

Primeiro estabeleça qual o negocio da empresa. Essa determinação deve ser feita com base no mercado. É importante determinar a missão a partir das exigências do mercado para garantir sobrevivência em diferentes etapas da comercialização. Uma empresa de pequeno e médio porte também deve ter sua missão. Os administradores devem definir aquilo a que se propõe a fazer e principalmente como devem conduzir seus negócios.

Exemplo de missão:

A missão define a razão da existência da organização e ajuda a legitimar sua função na sociedade. Os objetivos são os fins que a organização pretende atingir através de sua existência e operações. Os objetivos são partes integrais do processo de administração estratégica. Eles são os fins que a empresa procura e o critério para determinar sua efetividade.

Objetivos são os resultados operacionais, financeiros ou qualquer outro que a empresa deseja atingir em determinado período com seu plano estratégico, podendo ser quantitativos ou qualitativos e determinados a curto, médio e longo prazo. Objetivos são os resultados que queremos atingir e estratégias são as formas de aí chegar. Os objetivos podem ser expressos tanto por números ou percentuais como por procedimentos. Por isso, é importante dividir os objetivos em quantitativos ou qualitativos. Objetivos quantitativos são todos os que expressam uma quantidade. Pode ser um valor em vendas, uma parcela de mercado, um aumento no ponto de distribuição, etc.

Empresa escolhida para o estudo

O grupo Preserve Liserve, inicio suas atividades, em João Pessoa e em Recife, em 1975, acumulando, ao longo dos 38 anos, uma vasta experiência na prestação de serviços de Transporte, Tratamento e Custódia de Valores; Gestão de ATM (caixas eletrônicos); Segurança Patrimonial; Segurança Eletrônica; Conservação e limpeza Ambiental e Terceirização de Mão de Obra.

Atualmente, está presente em todo o Nordeste, através de serviços quarteirizados ou das empresas e filial do grupo, distribuídas nas capitais e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »