TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidente Bhopal

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.759 Palavras (12 Páginas)  •  881 Visualizações

Página 1 de 12

O acidente de BHOPAL-ÍNDIA

  • Introdução        2
  • Principal poluente        2
  • Tipo de acidente        3
  • Consequências para o ser humano e o meio ambiente        5
  • Os cuidados depois do acidente        8
  • Situação hoje do local ou equipamento        9
  • Conclusão        10
  • Referências Bibliográficas        12

Introdução

Bhopal, centro da Índia, 3 de dezembro de 1984. Um local e data que fazem a gente ter dois sentimentos distintos. O primeiro é de tristeza em saber que quase 4 mil morreram neste dia por causa de um acidente em uma indústria química. Somado-se as 20 mil vítimas fatais posteriores, além das 500.000 mil pessoas que sofreram injúrias por causa do gás, estes números fizeram des- te episódio o mais terrível na história da indústria química. O segundo sentimento é de justiça, pois a negligência de meia dúzia de funcionários e dos donos da indústria fez milhares de pessoas vítimas do “gás da morte”. Vejamos como foi esta história e qual foi seu desfecho.

Principal poluente

O isocianato de metila é um produto utilizado na síntese de produtos inseticidas, comer- cialmente conhecidos como “Sevin” e “Temik”. Esse composto faz parte da família dos carbamatos e é utilizado como substituto de praguicidas organoclorados, como o DDT. Em condições normais, o isocianato de metila é líquido à temperatura de 0º C e pressão de 2,4 bar.

O vazamento na fábrica ocorreu, pois, na noite do acidente, a pressão dos tanques de arma- zenamento se elevou mais de 14 bar e a temperatura dos reservatórios se aproximou de 200° C, sendo que, esse aumento da pressão e da temperatura foi atribuído à entrada de água em um dos tanques, o que ocasionou uma reação altamente exotérmica que culminou para o vazamento dos gases tóxicos.

[pic 1]Isocianato de metila

Propriedade:

Fórmula molecular: C H NO

2    3

Massa molar: 57.051 g/mol Densidade: 0.9230 g/cm3 at 27°C Ponto de fusão: -45°C

Ponto de ebulição: 39.5°C

Solubilidade em água: boa solubilidade Pressão de vapor: 57.7 KPa

[pic 2]O

[pic 3][pic 4]Cl        O

[pic 5]C

Cl


+  H3C


[pic 6]NH2


[pic 7]H3C


NH        C

[pic 8][pic 9][pic 10]+

Cl


HCl

fosgênio        metilamina


cloreto de metilcarbamoril

[pic 11]O

[pic 12][pic 13]C

[pic 14][pic 15]O        NH   CH3


[pic 16]OH

[pic 17]+        H3C


amina terciária

[pic 18][pic 19][pic 20][pic 21]N        O

C

Inseticida Sevin


α-naftol


metil isocianato (MIC)

Isocianato de metila 1-naftol 1-naftol-N-metilcarbamato (inseticida Sevin)


Tipo de acidente

Vamos retratar o tipo de acidente ocorrido no BHOPAL-ÍNDIA e o motivo de sua causa.

O acidente ocorreu em uma industria química na cidade de Bhopal foi a maior tragédia na in- dustria da índia a empresa americana Union Carbide India Limited era responsável pela produção de inseticida Sevin.

O relato do acontecimento em 2 de Dezembro de 1984 e a trinta e um anos atrás em um do- mingo por volta das 21:00 horas, o profissional estava fazendo um procedimento aparentemente normal e de rotina que era lava as redes por onde passava o gás isocianato de metila, esse serviço era feito pois ocorria durante a passagem do gás sujeiras na rede que poderia ocasionar proble- mas no processo, mais ao executar o serviço ao longo da rede havia uma válvula que interrompia a passagem da água para a canalização e mistura ao isocianato de metila, foi fechada a válvula de passagem da água, provavelmente a válvula estava com problemas de vedação por falta de repa- ros e a falta de uma inspeção por parte do supervisor da manutenção.

Quando a água começou a passa pela rede de canalização e se misturou ao gás que estava sendo armazenado, os bocais ficarão entupido com a sujeira, como os bocais havia na sua ponta um formato de funil a água começou a retorna pela rede, ate chega ao tanque.

Inicia se uma reação isotérmica e um gás extremamente toxico e produzido a pressão que estava de 0,14 Bar começa a subir para 0,69 Bar essa informação começa a aparecer na sala de comando e começa a surgir uma preocupação por parte do operador que imediatamente pedi para o funcionário dele ir a área e ver o ocorrido, ao identificar que havia um problema de escapamento de gás ele comunica o operador que observa um aumento de pressão de 2 Bar, no sistema de se- gurança da fabrica quando a pressão chega a 2,76 Bar ela automaticamente se abre a válvula de emergência, nesse momento passava pela rede nada menos que 327Kg por minuto de gás na rede, quando isso acontece o sistema de soda caustica neutraliza o gás mais não foi isso que aconteceu pois quando o operador ativou o sistema de injeção de soda não funcionou e a pressão continua a subir chegando a 10 Bar, nesse momento o calor interno chega a 150ºC na planta petroquímica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (586 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com