TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  6/7/2019  •  Artigo  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Tarefa 4.1 Administração Aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho

  1. Quais são as responsabilidades da organização nessa implantação?

Primeiramente a organização deve entender que seus pontos principais devem ser sua missão, visão e valores. Sabido que isto é sua política de sobrevivência, agora ela irá trabalhar em diversas áreas com o intuito de melhorar sua produtividade e sempre evitando acidentes ou doenças ocupacionais. Essa política tem que ser capaz de proporcionar uma comunicação bastante aberta, clara e visionaria. Buscando fazer com que todos os envolvidos estejam aptos a entender e aplicá-la no dia a dia. Terá que ter metas e objetivos alcançáveis, com procedimentos internos definidos e bem organizados. Os colaboradores deverão estar comprometidos em trabalhar de forma mais eficaz e segura.

  1. Quais são as responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho? Em qual (is) ponto(s) desse processo ele faz a diferença?

O Engenheiro de Segurança do Trabalho deve destinar seus conhecimentos para o desenvolvimento de ações que priorizem a integridade física dos colaboradores, diminuindo ou eliminando os riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Este profissional elabora, fiscaliza e administra os planos de prevenção de acidentes ambientais. Também é o responsável pela orientação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), e dos trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual e coletiva. Inspeciona a segurança, faz laudos técnicos, organiza e apresenta palestras e treinamentos. Outra das atribuições é usar do seu conhecimento técnico para gerenciar os riscos, avaliar, planejar e implantar métodos mais eficientes e eficazes no quesito salubridade ambiental. Sendo assim, um bom gerenciamento de riscos cria um resultado positivo financeiramente, aumentando sua competitividade frente ao mercado interno e externo.

  1. De que forma o SGSST se entrelaça com o PDCA?

É sabido que o PDCA é um ciclo de melhoria contínua, que determina como fazer, quem, onde, como e quando. Caracteriza-se por ser uma ferramenta valiosa, que se usada de forma correta, proporciona ganhos significativos. Tem como meta, objetivos planejados que sejam alcançados de forma mais eficiente possível. Fica fácil de observar como está o processo em cada fase, o que tem que fazer e quais os possíveis erros que afeta o planejamento. Em resumo, o SGSST é uma gestão que embasada no ciclo do PDCA tem enorme chance de sucesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com