TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Aplicada a Engenharia de Segurança do Trabalho

Por:   •  1/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 4.1 – ADMINISTRAÇÃO

Curso: Especialização Engenharia de Segurança do Trabalho – EST.

Disciplina: Administração Aplicada a Engenharia de Segurança do Trabalho

Responsável: Ana Carolina Leal Lisoski Duarte

1. Quais são as responsabilidades da organização nessa implantação?

As empresas precisam definir e seguir uma política no qual a organização firma seu comprometimento e responsabilidade com a saúde e segurança do trabalho, sempre visando à melhoria continua do seu sistema de gestão. É total de responsabilidade das empresas seguir atitudes éticas alinhadas a seus valores, missão e visão, devendo levar em consideração de forma intrínseca essa preocupação.

Certamente para se obter um bom resultado com a implantação do SGSST, a organização deve ser a primeira a comprar e patrocinar a ideia dos reais benefícios dos investimentos no Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho e dar o suporte necessário. Deverá ter metas e objetivos alcançáveis, com processos internos claros e bem organizados. Todos os colaboradores deveram estar comprometidos em trabalhar de forma mais produtiva aliada com qualidade de vida.

2. Quais são as responsabilidades do Engenheiro de Segurança do Trabalho? Em qual(is) ponto(s) desse processo ele faz a diferença?

Uma das principais formas de atuação do engenheiro é exatamente sendo elo de ligação entre o nível operacional com o estratégico da organização com envolvimento direto em discussões e aprovações de normas de segurança da empresa. Ele deve apontar quais os fatores críticos e onde devem ser concentrados os esforços, realizando estudos de problemas de segurança da área e desenvolvendo soluções. O engenheiro de segurança do trabalho deve ainda atuar em todas as etapas do processo de implantação de um SGSST, principalmente na aplicação do ciclo PDCA, pois esse profissional tem sólida formação técnica para as atividades inerentes a esse processo, agregando com soluções para problemas de condições de trabalho e de atualização do pessoal nos programas estabelecidos, planejando e controlando orçamentos das verbas destinadas à projetos de melhorias na área de segurança e saúde, devendo atuar também para evitar que novas implantações tenham falhas no que diz respeito à legislação ou às normas de segurança reconhecida.

Ele ainda elabora, fiscaliza e administra os programas de prevenção de acidentes ambientais. Sendo ainda responsável pela implantação e desenvolvimento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), e dos colaboradores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual. Realização de inspeções de segurança, laudos técnicos e organização e apresentação treinamentos e palestras.

3. De que forma o SGSST se entrelaça com o PDCA? Qual o foco principal?

Os SGSST estabelecem diretrizes de forma superficiais para sua implantação, porém ainda não possuem uma metodologia definitiva para sua implantação. Dessa maneira entra o ciclo PDCA que através do planejamento, execução, controle e planos de ações corretivas, a organização consegue a possibilidade de implantar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com