TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração das Orgnizações

Por:   •  4/1/2018  •  Seminário  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

Curso de Especialização: Engenharia de Segurança do Trabalho

Disciplina: Fator Humano nas Organizações 

Nome do aluno(a): Guilherme Elias de Souza

Data: 28 de janeiro de 2017 

Questões

  1. Explicar as contribuições da Antropologia para os estudos das organizações (usar os dois artigos)

Resposta: A Antropologia é um dos estudos sociais mais importantes para o ser humano, no contexto de aplicação da tese in lide, as organizações são formadas por comportamentos e grandes explicações culturais da história de sua formação, o que se resume na então advogada cultura organizacional.

As organizações podem ser entendidas em panoramas diferentes, através de pesquisas que vão desde o cunho mais técnico cientifico ao entendimento paradoxal da cultura psicológica de um indivíduo, onde observa-se o externo e o interno das organizações.

Entre os mais diversos pontos pautados, pode-se saber que os mitos, heróis, ritos e práticas, entendeu-se que o interesse particular ou social influencia de alguma forma na cultura de uma corporação ou organização.

Sendo que o ponto centro sempre busca o ser humano como quociente de uma sistemática de funcionalidades pelo qual sempre há influencia de algo ou alguém.

Não se pode esquecer que conhecendo-se a cultura ou entendendo a antropologia de determinada organização, consegue-se decifrar seus mais obscuros ou inconscientes pontos de determinação de suas funções.

Para tanto, o estudo e pesquisa de uma cultura organizacional, passando por todo lapso de tempo em que se foram dedicados estudos e aprofundamentos, é um ponto sem fim para os mais diversos modos de análise, podendo inferir basicamente sua composição e ferramentas de controle para o sucesso ou declínio de uma construção.

  1. Comentar como Lívia Neves Barbosa lida com o conceito de Cultura Organizacional. 

Resposta: Vejamos que a autora, considera o termo cultura organizacional muito genérico dentro de um estudo de organização, por ter uma expressividade limitada em termos gerais e não abrangendo os fundamentalismos defendidos pela modernidade ou tempos contemporâneos. Contudo, ela defende que a analogia de cultura organizacional está mais ligada a administração empresarial do que simples fato de simbolicamente ser uma organização, onde conceitos ocultos podem apresentar muito em uma pesquisa antropológica de organização.

Assim, conclui-se que a autora defende os pontos de cultura mas com a visão mais abrangente de organização, entendendo que os indivíduos dizem muito mais sobre esta que a sua própria história.

  1. Selecionar uma parte do texto de Barbosa considerada relevante e comentar. 

Resposta: “A lógica cultural não é um comportamento racional, que pode ser explicada por uma lógica científica baseada no método hipotético-dedutivo. É um comportamento mais do que racional e precisa ser entendida em seus próprios termos. ”

A autora cita este trecho onde se faz relevante analisar, o quanto a antropologia ou a psicologia pode explicar ou pressupor algo sobre uma cultura, não em métodos científicos, mas em entendimento mais que humanos, passando de uma dimensão muito mais abrangente e até mesmo arrisco dizer diferente do que o racionalismo pode inferir.

O ser humano tem uma composição, é permitido entender em quase tudo e todos os pontos, mas em outros, há algo que não se pode qualificar, caracterizar ou até mesmo quantificar, se não for visto de sua essência para uma holística existencial.

 

  1. Comentar a metodologia de análise institucional proposta por Fleury e Fischer no final do artigo e demonstrar se consegue aplicá-la em ambientes de trabalho onde atua ou atuou.

Resposta: A metodologia de análise institucional, pode ser entendida e aplicada de acordo com entendimento mantido por Fleury e Fischer, por se tratar de uma análise simples passando desde o histórico de uma empresa, como entrevista aos colaboradores de uma organização de forma direta e indireta, buscando analisar a composição e cultura de sua instituição através de elementos probatórios que fundamentem sua forma de conduzir a historia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com