TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ads Unopar 1 Semestre

Casos: Ads Unopar 1 Semestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 5

3.1.1 Sistema de Informação Operacional (SIO) 5

3.1.2 Sistema de Informação Gerencial (SIG) 5

3.1.3 Sistema de Suporte a Decisão (SSD) 6

3.1.4 Enterprise Resource Planning (ERP) 6

3.2 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7

3.2.1 Sistema de Informação Operacional (SIO) 5

3.2.2 Sistema de Informação Gerencial (SIG) 5

3.2.3 Sistema de Suporte a Decisão (SSD) 6

3.2.4 Enterprise Resource Planning (ERP) 5

3.3 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7

3.3.1 Sistema de Informação Operacional (SIO) 5

3.3.2 Sistema de Informação Gerencial (SIG) 5

3.3.3 Sistema de Suporte a Decisão (SSD) 6

3.3.4 Enterprise Resource Planning (ERP) 5

3.4 TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 7

3.4.1 Sistema de Informação Operacional (SIO) 5

3.4.2 Sistema de Informação Gerencial (SIG) 5

3.4.3 Sistema de Suporte a Decisão (SSD) 6

3.4.4 Enterprise Resource Planning (ERP) 5

4 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

4.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

4.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

4.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

4.4 EXEMPLO DE TABELA 6

5 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

A atividade proposta aborda todas as matérias do semestre e cria um maior entendimento do conteúdo. Assim ligados com a disciplina de Fundamentos da Administração da Informação, abordam-se as características de alguns tipos de sistemas de informação, como Sistema de Informação Operacional, Sistema de Informação Gerencial, Sistema de Suporte a Decisão, ERP – Enterprise Resource Planning e CRM – Customer Relationship Manager.

Alem disso, aborda-se o conteúdo da disciplina de Organização de Computadores com uma pesquisa de adequação tecnologia relacionando quantos e qual o computador mais indicado, a descrição do processador da memória e dos dispositivos de entrada e saída.

Segue alguns conceitos da disciplina de Fundamentos de Lógica e Matemática Discreta, e uma pesquisa de alguns quanto ao valor lógico de algumas proposições.

Abordar- se também o conteúdo da disciplina de Linguagens e Técnicas de Programação I com a pesquise e descrição sobre os dois mecanismos de busca Sequencial e Binária.

Finalmente, neste conteúdo serão abordados temas ligados com as disciplinas aplicadas no semestre.

2 OBJETIVO

A atividade proposta tem como objetivo rever o conteúdo de todas as disciplinas estudadas, e levar para o cenário da “Nossa Locadora de Livros”. Este cenário objetiva descrever um sistema de informação relacionado com uma locadora de livros.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 TIPOS DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Sistema de informação e um sistema onde o item principal e a informação. Seu intuito é armazenar, tratar e fornecer informações para apóia os processos de uma organização.

Os seguintes tipos de sistemas de informação serão definidos a seguir: Sistema de Informação Operacional, Sistema de Informação Gerencial, Sistema de Suporte a Decisão, ERP – Enterprise Resource Planning e CRM – Customer Relationship Manager.

3.1.1 Sistema de Informação Operacional (SIO)

São os sistemas empresariais básicos ou sistemas operacionais da organização e são formados pelas operações rotineiras, normalmente trabalham com grande volume de operações de entradas e saídas. A maioria dos sistemas de informação deste nível é caracterizada pela existência de muitos formulários de cadastros, relatórios e outras operações rotineiras.

São exemplos de Sistema de Informação Operacional: formulários de cadastro, sistemas de emissão de folhas de pagamentos, relatórios de conferencia de dados, consultas e modificações de dados.

3.1.2 Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Sistema de Informações Gerenciais (SIG; do inglês, management information system—MIS), são sistemas que auxiliam no processo gerencial, apoiando as tomadas de decisões. Tem por base os dados coletados nos sistemas operacionais, agrupando-os e apresentando-os em forma de relatórios atualizados com as informações básicas da organização.

Exemplos de Sistema de Informações Gerenciais: Projeção de vendas para o próximo período; Análise dos clientes, produtos ou mercado; Lucro efetivo por produto; Comparativo de desempenho da empresa, segmentos ou produtos.

3.1.3 Sistema de Suporte a Decisão (SSD)

Sistema de Suporte a Decisão (SSD; do inglês, decision support system—DSS), e um sistema que recebe como entradas alternativas para solução de um problema e devolve as conseqüências para cada alternativa. Assim o administrador pode interagir com as ações as serem tomadas e avaliar qual é a melhor alternativa, tendo por base a analise de um grande número de variáveis para possibilitando o posicionamento a uma determinada decisão.

São exemplos de Sistema de Suporte a Decisão: relatórios de informações que auxiliem no aumento ou diminuição de estoques, suporte a decisão de variação de modelos de uma linha de montagem e auxilio na definição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com