TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua - Planeta em crise

Por:   •  3/10/2016  •  Resenha  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal de Juiz de Fora

RESUMO: ÁGUA – PLANETA EM CRISE

Alunas: Ana Clara Resende

             Luana Ribeiro de Oliveira                201067078

Disciplina: Gerenciamento de Recursos Hídricos         - ESA080

Professor: Celso Bandeira de Melo Ribeiro

Juiz de Fora, 06 de setembro de 2016

Água – Planeta em Crise

A problemática sobre os recursos hídricos não é algo recente. Pesquisadores já vinham alertando a população mundial sobre a possível crise hídrica que o planeta poderia a vir enfrentar, muitas vezes associado a mudanças climáticas e outros fenômenos naturais no qual o homem está contribuindo para sua intensificação.

O Brasil é um país que possui grande quantidade de água em seu território porém, a maior parte desse recurso se encontra mal distribuído com isso, regiões como o nordeste do país acabam enfrentando problemas de seca.

O desperdício de água ainda é um dos principais problemas enfrentado pelo mundo e, em particular, pelo Brasil. O país necessita de leis mais rígidas sobre oferta e uso da água. Além disso, o país se depara com uma falta de incentivo e medidas eficientes, por parte do governo, com relação às boas práticas e consumo consciente.

A falta de planejamento na distribuição de água, seu uso inconsciente e o lançamento de efluente não trato no corpo d’água são, também, problemas enfrentados no Brasil. Tem-se, ainda, as tubulações de distribuição de água  que são antigas e não são feitos reparos gerando uma grande perda pelo caminho. Alem de redes clandestinas que são feitas pela população, muitas vezes carente.

Visto que a maior parte da água disponível no mundo é salina, deveria-se investir mais em mecanismos de dessalinização da água do mar, visto que ainda é um processo caro o que impossibilita seu uso em muitos lugares.

A preservação de mananciais e todas as outras fontes naturais de abastecimento são, também, fatores de fundamental importância para que não falte água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com