TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alagados: Memórias, percursos e desejos

Por:   •  15/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                                         [pic 1]

Universidade Federal de Goiás                              

Investigação de Ambientes: Síntese

Goiânia

2018

Alagados: memórias, percursos e desejos

O texto a respeito de Alagados, uma favela localizada em Salvador- Bahia, nasceu a partir de um trabalho artístico-científico. Alagados é uma favela que chama atenção por conta de suas antigas casas de palafitas e por suas marés que antigamente eram utilizadas para a diversão dos moradores. Atualmente tal região é um local regado a poluição e a desvalorização do meio ambiente.

Além desses aspectos, outro ponto que chama atenção em Alagados é o frequente índice de violência existente nos espaços públicos. Alguns espaços são evitados por moradores devido a ocorrência de atos de violência, como estupros, espancamentos e homicídios. O nível de violência destaca-se muito em diversas situações como a de um morador que relatou ter sido atingido com um tiro na cabeça. Apesar de toda a violência e insegurança neste local, alguns moradores relataram que não pretendem se mudar devido a nostalgia provocada por suas memórias de infância.

Após a pesquisa de campo o autor selecionou como foco principal a reestruturação urbanística o fim- de linha do Uruguai e a reativação do Cine-Teatro Alagados, local que está abandonado a muito tempo. Para descobrir como intervir nos locais desejados o autor pensou em um quebra-cabeça para que pudesse trocar informações com os moradores a respeito do que os mesmos já haviam vivenciado naquele local e o que os mesmos queriam para melhorar a vida em alagados. A partir deste quebra-cabeça o autor conseguiu informações a respeito de coisas que os moradores sentiam falta e queriam naqueles espaços. Das interferências que mais se destacaram foram o aumento de área verde no fim-de-linha e a volta do cinema-teatro, para que as atividades culturais no bairro voltem a ser realizadas.

Alagados possuía um grande potencial que foi tomado pelo medo e insegurança de seus moradores. Esta perspectiva de projeto visa mudar esta realidade, restaurando a cultura e criando novas estruturas para o local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (59.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com