TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percurso Escolar

Ensaios: Percurso Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2013  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

MEMORIAL DO MÓDULO 5

Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação

O encontro do dia 25/05/3013 começou com o nonato falando da elaboração do PPS, e explicando como elaborar um bom memorial. Logo após foi a vez da Juliana formadora do Cefapro fazer a leitura do fascículo e explicar o conteúdo das tendências teóricas no estudo da sociedade, Materialismo Dialético, Funcionalismo, Durkeim, Marx, Engels, entre outros pontos.

Fizemos um pequeno intervalo, e retomamos nosso debate e estudo sobre a unidade apresentada e também mais definições sobre as atividades a serem realizadas.

Logo após iniciamos também o estudo da próxima unidade, a 3, que trata da Educação na perspectiva conservadora. Passamos novamente por Durkeim e Dewey (pensamento liberal e responsável pela Teoria do Capital Humano).Tive um bom aproveitamento, pois ouve um amplo debate sobre o tema. Neste encontro foi dividida a turma em grupos no qual cada grupo leu e explicou o conteúdo de seu tópico.

Estudamos como se deram as grandes transformações sociais através de um contexto histórico, vimos que essas mudanças iniciaram – se na Europa por volta do século XVIII, dentre elas a Revolução Industrial e Revolução Francesa, que desencadearam uma série de transformações no cenário mundial. Estudamos ainda tendências teóricas como o Materialismo Dialético e o Funcionalismo e seus defensores, que dentre eles merece destaque Émile Durkheim, Karl Marx e Friedrich Engels.

Estudamos também a influência de Émile Durkheim e John Dewey com suas teorias sobre a educação e como essas teorias foram introduzidas no Brasil. Vimos como a educação age nas classes, proporcionando transformações nas estruturas e no espaço social. Por fim estudamos como o Capitalismo é um fator de transformação na sociedade e como sua ideologia é pregada e mantida em favor dos interesses da classe dominante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com