TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DESENVOLVIDO PARA DISCIPLINA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.764 Palavras (12 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA-ENSINO SUPERIOR

TRABALHO DESENVOLVIDO PARA DISCIPLINA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

PROFESSORA : KATE OLIVEIRA KUMADA

Aline Suelen Monteiro Arruda RA366664 E-mail suelen-arruda@hotmail.com

Ailton Soares Pinheiro RA387880 E-mail ailtonpinheiro609@gmail.com

Rosana Pereira de Souza RA 366816 E-mailrosana07pereira@hotmail.com

Raquel de Oliveira Camaras RA357397 E-mail raquel3366@hotmail.com

Rúbia Jalva Costa Nascimento RA 367957 E-mailrubiasilva.41@gmail.com

Vanessa Alencar Vieira RA349133 E-mail vanessaamazonas59@gmail.com

MANAUS-AMAZONAS 2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende apresentar resultados da atividade realizada na disciplina Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares.

Segundo Moacir Gadotti ( 2005 p.1) “ A Questão da Educação Formal / Não Formal “ , onde cita que “ a educação é um dos requisitos fundamentais para que os indivíduos tenham acesso ao conjunto de bens e serviços disponíveis na sociedade”. Compreendemos, portanto, a educação é um direito dos indivíduos, garantidos na Constituição e amparados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 9.394/96 Art.4 ) , constatamos que este direito não está em vigor a todos , em se tratando da educação formal.

O direito a educação formal tem suas limitações, pois o Estado garante obrigatoriedade da educação até o ensino médio, desta forma a exclusão educacional acentua-se mais para os jovens, devido à dificuldade de entrarem em Universidades federais ou estaduais ou pagar um curso superior.

Portanto, nos sentimos inquietos quando Gadotti afirma que a educação é um dos requisitos que proporciona o acesso aos bens e serviços disponíveis na sociedade.

Percebemos a importância da educação não formal, que vem suprir o sentimento de não pertencer a sociedade vivenciada por milhões de pessoas.

Quando Gadotti ( 2005), escreve sobre a educação formal e não formal, referindo-se a educação formal como aquela que tem objetivos claros e específicos, representada pelas escolas e universidades. No qual depende de uma diretriz educacional, de currículo a cumprir, de estruturas burocráticas e hierárquicas, norteada pelo sistema nacional, fiscalizada pelos órgãos dos ministérios da educação.

A educação não-formal ultrapassa os limites da escola formal, as experiências vividas no cotidiano são importantes no processo de formação e aprendizagem do indivíduo, proporcionando desenvolvimento e autonomia. Os programas de educação não formal não são obrigados a seguir o sistema sequencial e hierárquico. Como também oferecer certificados de aprendizagem.

Não e vetado a educação formal trabalhar as experiências ocorridas fora do ambiente escolar. Mesmo está sendo regida por uma diretriz ´é possível trabalhar a interdisciplinaridade trazendo para dentro da escola o que acontece na vida dos educandos, no Brasil e no mundo, apropriando-se deste conhecimento e transformando-o em aprendizagens significativas conscientes que na escola se aprende conteúdos e fora a aprendizagem acontece por meio da vivencia.

A educação não formal, tem se destacado de forma significante, desenvolvendo projetos que atendem crianças, jovens e adultos, colaborando com o desenvolvimento e a educação dos envolvidos no projeto. Atualmente com o desenvolvimento da tecnologia a formação amplia novos horizontes, que se espalham aos espaços domiciliares, empresas e redes sociais na internet, proporcionando aprendizagens.

Portanto a educação formal e não formal não se limita apenas aos espaços escolares, ambas formam e realizam benefícios para a pessoa e sociedade em geral.

Educação não formal: sua função na sociedade moderna e prática nos diversos segmentos sociais

A grande diferença entre educação formal, informal e não formal é que a primeira tem objetivos claros e específicos e é representada principalmente pelas escolas e universidades. Ela depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo, com estruturas hierárquicas e burocráticas, determinadas em nível nacional, com órgãos fiscalizadores dos ministérios da Educação. Compreendemos que a educação não formal pode ser realizada dentro ou fora de instituições educacionais, onde é incluída Programas federais como. Alfabetização de Jovens e Adultos, educação básica para alunos fora da escola, atividades ligadas a competências para a vida ,trabalho e cultura.

A educação não formal é organizada por instituições sociais, ONGs governamentais ou não governamentais. Tendo como objetivo a formação de valores para o trabalho e cidadania. De acordo com as devidas especificações citamos abaixo algumas instituições de educação não formal:

Grupo Desbravadores , é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, organizada pela igreja Evangélica Adventista do 7º dia. Considerada uma instituição de educação que atua na formação de jovens e adultos entre 7 á 18 anos, a traze-los para a igreja através de palestra, filmes, brincadeiras dentro dos padrões cristãos.

Cooperativa das Mulheres, é uma organização não governamental sem fins lucrativos, fundada em 2 de janeiro de 2013, oferece cursos de corte e costura e bordados para senhoras de baixa renda, por meio de uma educação não-formal, tendo como objetivo ajudar as mães que não podem trabalhar fora.

Escola de Futebol dos Santos- fundada em 4 de julho de 2004, é um programa de educação não-formal para crianças de 7 a 14 anos, onde é oferecido esporte, atividade lúdica e treino organizado por técnicos formados.

Esta escola de futebol foi fundada com o objetivo de tirar os jovens das ruas, afastando-os dos vícios das drogas e ajudando seus familiares.

Associativismo: sua função na sociedade moderna e prática nos diversos segmentos sociais

Definir o associativismo como um conjunto de iniciativas em prol de interesses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com