TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAREFA DA DISCIPLINA GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  21/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

     Nome do aluno: ST ANTONIO FERREIRA LOPES

     Grupo: 2

     Tutor: 1º Ten DENILTON CÉSAR DE SOUZA MONTEIRO

     

TAREFA DA DISCIPLINA GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

INTRODUÇÃO

                        

O conflito está presente em qualquer tipo de interação humana, ele surge quando é necessário resolver um impasse que envolve posições extremas. No cenário da negociação é importante não somente identificar a natureza do conflito, como também a percepção que as partes têm a respeito dele. A negociação se apresenta como o mais tradicional e o mais acessível recurso de solução de conflitos em que as partes, mediante tratativas, auto-compõem seus conflitos de forma amigável e independente.

No filme “O Negociador” (EUA, 1998, direção de F. Gary Gray), no qual o ator Samuel L. Jackson, interpreta o papel de um policial da cidade de Chicago (Ten Danny Roman), que é especialista em resolver conflitos (situações com reféns, possíveis casos de suicídio, ameças com homens-bombas, etc) nos quais usa técnicas e táticas para resolver situações críticas como negociador. Negociação é a forma básica de obter dos outros o que se pretende. É um processo de comunicação bidirecional com vistas à obtenção de um acordo, em que ambas as partes possuem alguns interesses em comum e outros díspares.

                                                       DESENVOLVIMENTO

No primeiro trecho disponibilizado vemos que o Tenente Danny Roman atua junto com outros policiais – equipe de operações especiais, homens do Comando Tático e o detetive seu parceiro (Nathan) – para evitar uma tragédia onde um pai faz sua filha de refém e exige que a ex-esposa que o traiu seja levada ao seu encontro no apartamento. Já no segundo trecho vemos o próprio Tenente Danny Roman fazer reféns outros policiais e pessoas relacionadas a um desvio de  verbas do Fundo de Aposentadoria dos policiais, pois Danny Roman fora acusado de fazer parte do esquema e de ter assassinado o Detetive Nathan, e busca mostrar sua inocência. Bem vamos analisar os dois trechos e buscar encontrar neles os cinco elementos da negociação: o Objeto, o Contexto, a (s) Aposta (s), o Poder e os Atores da Negociação. Será  feita a identificação   de cada um dos elementos descrevendo o contexto em que eles aparecem e como a cena ocorre e de que forma o elemento está inserido.                                             

No primeiro trecho o elemento Objeto, é apresentado logo no início da cena onde um homem (Omar) aponta uma espingarda para a cabeça de uma menina – filha dele – mantendo-a refém e exige a presença da ex-esposa mãe da vítima no apartamento. O elemento Contexto é verificado algumas vezes no trecho como no momento que o Tenente Danny Roman entra no apartamento e fala que o tempo do dia está ótimo para realizar esportes, e também quando fala ao Omar que fora a Guerra do Vietnã sendo um veterano igual ao meliante. Vemos que ao mentir sobre a presença da ex-esposa no local para o Omar, fica registrado o elemento Aposta. Logo após Danny Roman fala que deve entrar no apartamento e verificar as condições para que seja feita a troca da ex-esposa pela filha do agressor; o mesmo retruca dizendo que pode ser uma armação do negociador e este explica que se estiver sendo enganado pode atirar no policial – vemos nessa parte o elemento Poder que poderá ser desempenhado pelo negociador ou pelo homem que faz as ameaças. Encontramos o elemento Atores durante todo o primeiro trecho – os antagonistas da cena o negociador Danny Roman e o meliante agressor (pai da menina), o Detetive Nathan parceiro do negociador, a menina que encontra-se sendo mantida refém com a espingarda apontada pelo pai  para a cabeça dela, a equipe de operações policiais especiais e os outros policiais que estão no ponto do Comando Tático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com