TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Matriz Swot

Por:   •  30/4/2018  •  Artigo  •  6.187 Palavras (25 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 25

                

Aplicação da Matriz SWOT: Um estudo de caso em uma Escola de Ensino Profissional

LEANDRO[1], Gustavo Henrique Correia Rosa

gcleandro1@icloud.com

SANTANA[2], Karine de Jesus Rodrigues

karine.adm_bm@yahoo.com.br

A construção de uma estratégia competitiva é adotada pela maioria das organizações como forma de melhor posicioná-la no mercado, são inúmeros caminhos traçados. A visão estratégica da empresa é sustentada pelo conhecimento que detém sobre seu nicho de atuação, mais nem sempre é suficiente por si só para conduzir a escolha da estratégia competitiva mais apropriada. A identificação das forças e fraquezas ajuda a empresa a identificar os fatores críticos de sucesso para a organização. Essa análise ajuda a empresa na identificação dos pontos fundamentais e reconhecimento de sua marca, permite a colaboração e entrosamento entre os gerentes das mais diversas áreas da empresa, assim, identificam e resolvem problemas que podem vir atrapalhar o desenvolvimento e crescimento da organização.

Palavras-chaves:


SUMÁRIO

1 Introdução        3

2 Referencial Teórico        3

2.1 Análise Swot        3

2.2 Análise do Ambiente Interno (Forças e Fraquezas)        4

2.3 Análise do Ambiente Externo (oportunidades e ameaças)        5

2.4 Estratégia        6

2.5 Cinco Forças Competitivas        7

2.6  Revisão de Literatura        8

3 Metodologia da Pesquisa        11

4 Resultados e Discussões        12

4.1 A empresa objeto de análise        12

4.2 Análises estratégica        12

4.2.1 Forças        14

4.2.2 Fraquezas        14

4.2.3 Oportunidades        15

4.2.4 Ameaças        15

5 Considerações Finais        15

Referências        17


1 Introdução

Ao se observar o atual mercado no qual as empresas estão inseridas, percebe-se um alto grau de competividade, somando a uma série de fatores internos e externos que influenciam as organizações. Como principais fatores que interferem no meio organizacional, destaca-se o processo de globalização, que levou uma expansão do número de clientes e fornecedores para fora das fronteiras nacionais, bem como a mudança tecnológica, já que nos últimos anos tem-se experimentando uma série de aprimoramentos de tecnologias, destacando-se a disponibilidade de informações e o aumento na velocidade de comunicações e transações via internet. Também deve-se levar em conta que os clientes, atualmente, possuem um poder de barganha e de opções maior do que em outrora, e a diversidade de concorrentes possibilita que estes tenham diversas opções de compra.

O presente estudo tem como tema a análise da Matriz Swot como estratégia competitiva, onde foi feito um estudo de caso em uma escola de ensino profissional do Sudeste Goiano. No estudo será apresentado o conceito da matriz SWOT e estratégia competitiva. A Matriz Swot é utilizada para a realização de análise de ambiente interno e externo tendo como foco o planejamento estratégico da empresa. Assim como, analisa a situação e a posição estratégica da empresa no ambiente em que atua. Nota-se que a utilização de ferramentas estratégicas hoje é considerada um fator importante no crescimento e desenvolvimento organizacional.

A problemática deste artigo, se concentra acerca de como utilizar a Matriz Swot como estratégia competitiva, em uma escola de ensino profissional.

O objetivo geral deste estudo é analisar como uma escola de ensino profissional utiliza a Matriz Swot como estratégia competitiva para atender as exigências e obter a liderança de mercado, captação, satisfação, retenção de alunos e rentabilidade. Para tanto, o estudo de caso é caracterizado como exploratório, visto que houve um levantamento bibliográfico e que foi implantada a teoria sobre a estratégia e algumas ferramentas. Em suma, realizou-se visitas técnicas regulares a empresa visando observar, in loco, as técnicas e procedimentos até então utilizados; identificação e qualificação das características da empresa, frente ao contexto onde a mesma está inserida.

Quando a empresa conhece seus pontos fortes e fracos, é possível buscar equilíbrio das forças e escolha de estratégias competitivas adequadas para se fortalecer no mercado, galgando novos nichos de mercados. A análise SWOT possibilita a organização identificar suas potencialidades e vulnerabilidades no mercado em que atua.

A construção de uma estratégia competitiva é adotada pela maioria das organizações como forma de melhor posicioná-la no mercado, são inúmeros caminhos traçados. A visão estratégica da empresa é sustentada pelo conhecimento que detém sobre seu nicho de atuação, mais nem sempre é suficiente por si só para conduzir a escolha da estratégia competitiva mais apropriada.

A identificação das forças e fraquezas ajuda a empresa a identificar os fatores críticos de sucesso para a organização. Essa análise ajuda a empresa na identificação dos pontos fundamentais e reconhecimento de sua marca, permite a colaboração e entrosamento entre os gerentes das mais diversas áreas da empresa, assim, identificam e resolvem problemas que podem vir atrapalhar o desenvolvimento e crescimento da organização.

2 Referencial Teórico

2.1 Análise Swot

Criada por Kenneth Andrews e Roland Cristensen, professores da Harvard Business School, e posteriormente aplicadas por inúmeros acadêmicos, a análise SWOT estuda a competitividade de uma organização segundo quatro variáveis: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Através destas quatro variáveis, poderá fazer-se a inventariação das forças e fraquezas da empresa, das oportunidades e ameaças do meio em que a empresa atua. Quando os pontos fortes de uma organização estão alinhados com os fatores críticos de sucesso para satisfazer as oportunidades de mercado, a empresa será por certo, competitiva no longo prazo (RODRIGUES, et al., 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.2 Kb)   pdf (576.9 Kb)   docx (293.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com