TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA MATRIZ SWOT

Por:   •  21/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.758 Palavras (20 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO VILA MARIANA

Liane Silva – 8798019334

Tutora: Elaine Oliveira Foster Reis

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I (PROINTER I)

Relatório Parcial - ADI

São Paulo / SP

11/2017


[pic 2]

Liane Silva – 8798019334

Tutora: Elaine Oliveira Foster Reis

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA I (PROINTER I)

Relatório Parcial - ADI

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).

São Paulo / SP

11/2017


  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1RELATÓRIO DA ENTREVISTA        5

2 PARECER PESSOAL SOBRE O EMPREENDEDORISMO        6

3 – ANÁLISE DA MATRIZ SWOT        7

3.1 – PONTOS FORTES        8

3.2 – PONTOS FRACOS        8

3.3 – OPORTUNIDAS        8

3.4 – AMEAÇAS        8

4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

ANEXO I - QUESTIONARIO        11

QUESTIONARIO        12

QUESTIONARIO        13

QUESTIONARIO        4


INTRODUÇÃO

O empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades. Empreender significa realizar, fazer ou executar. O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda.

Para que um empreendimento venha ter sucesso, o empreendedor tem que planejar, ser criativo, ter diferenciais visíveis para que possa sobressair diante da concorrência, inovar sempre se adaptar as tecnologias que muda a cada dia. Estar sempre atualizado, preparado para assumir risco.

O trabalho segue o processo de aprendizado baseada em Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Ética, Relações Humanas e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.


1 - RELATÓRIO DA ENTREVISTA

A entrevista com a empreendedora foi muito importante durante esta fase dos estudos. Ela cita experiências e como tudo foi acontecendo desde a sua decisão da abertura do próprio negócio após a sua demissão da empresa onde trabalhava.

Glória mostrou como tomou a decisão de abrir o seu próprio negócio, e não nega que teve muito medo. O medo de dar errado fez parte da tomada de decisão, mas com muito apoio de seu esposo, também empreendedor, ela se sentiu mais segura para seguir em frente.

A parte boa é que Gloria já conhecia a área em que ia atuar, pois já havia trabalhado em uma agência de Publicidade.

Após ter sido demitida, Glória juntou todas as suas economias, mais a sua rescisão e deu o primeiro passo junto ao seu sócio. Quando tudo parecia indo bem, o seu sócio desfez a sociedade e Glória se viu uma situação muito difícil.

Atualmente Glória está em uma fase de reconstrução, pois teve que arcar com alguns gastos que não estavam previstos, mas garante que não irá desistir do seu sonho e de ter a sua independência financeira.

  1. – PARECER PESSOAL SOBRE O EMPREENDEDORISMO

No meu ponto de vista, empreendedorismo nada mais é a capacidade em idealizar, coordenar e realizar projetos. Na minha opinião empreender também é resolver um problema ou uma situação.

Acredito que o empreendedor nasce com o dom de ter ideias e criatividades para um determinado ramo ou serviço, e consegue identificar oportunidades em pequenas coisas. O empreendedorismo para mim é muito importante para a sociedade, pois é através de pequenas ideias que nascem grandes empresas.

Para se tornar um empreender de sucesso é necessário seguir alguns passos: imaginação, determinação, organização, saber lidar com pessoas e conhecer tecnicamente etapas e processos. Como todas essas ferramentas acredito que terá muito sucesso em algum empreendimento.


  1. - ANÁLISE DA MATRIZ SWOT

   

Com base na experiência desta empreendedora entrevistada, irei realizar abaixo uma análise Swot para verificar alguns pontos relacionados a empresa:

FORÇAS

FRAQUEZAS

  • Baixa rotatividade de pessoal
  • Lucros elevados
  • Negócio sustentável
  • Baixa satisfação do cliente
  • Custos de produção elevado
  • Funcionários sem Treinamentos

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

  • Grandes bases de clientes
  • Economia em crescimento
  • Aumento dos orçamentos
  • Economia reduzida
  • Mudança na legislação fiscal
  • Menos demanda de serviços

Segundo Dornelas (2008) “o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, e antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”, já para Chiavenato (2004) “O empreendedor é a pessoa que inicia ou opera um negócio para realizar uma ideia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando ...20 de nov de 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (244.2 Kb)   docx (72 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com