TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise critica do sistema de gestão de segurança e saúde no trabalho

Por:   •  26/5/2015  •  Monografia  •  4.654 Palavras (19 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

35º CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO "LATO SENSU" EM

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

GIULIO NABUCO TADDEUCCI

ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

SÃO PAULO

2014


UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

ANÁLISE CRÍTICA DO SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

Monografia apresentada ao Curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Paulista, UNIP, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Aluno:

Giulio Nabuco Taddeucci

Orientador:

Prof. Leonídio Ribeiro

Co-orientador:

Prof.

São Paulo

2014

Dedicatória

Agradecimento


RESUMO

Este artigo objetiva apresentar a importância da análise crítica em um processo de melhoria do desempenho do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SGSST). Como objetivo específico pretende-se, verificar os requisitos do SGSST, com o fim de garantir seu amadurecimento e consolidação de dados, bem como o ciclo Check – Action – Plan – Do (CAPD) que é uma forma prática de reunir várias ferramentas em uma seqüência lógica, começando pela verificação do processo já existente e posterior análise, atendendo às necessidades do sistema de gestão de segurança do trabalho. Para atender os objetivos propostos os dados secundários foram coletados através de revisão bibliográfica.

 

Palavras Chave: Ciclo CAPD, Sistema de Gestão, Análise Crítica.

ABSTRACT

This Article presents the importance of critical analysis in a process of improving the performance of the Health Management System and Work Safety. Its Specific objectives were intended to verify the requirements of the above mentioned system,  in order to ensure its maturation and consolidation of data and the cycle “Check – Action – Plan – Do, which is a practical way to bring together several tools into a logical sequence, starting by checking the existing process and further analysis. Thus, the requirements of the work safety management system will be met. To reach the proposed objectives, secondary data have been collected through literary research.

Key words: Cycle CAPD, System of Management, Critical Analysis.


  1. INTRODUÇÃO

Conforme Borelli (2006, p. 01) “Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) é um processo estruturado que pode auxiliar as organizações a melhorar progressivamente o desempenho da segurança e saúde no trabalho”.

        Entretanto, para que ocorra a melhoria no desempenho é necessário que os requisitos sejam permanentemente ajustados em função do aprendizado organizacional decorrente do funcionamento do sistema. Esse ajuste irá assegurar que o SGSST adquira a maturidade necessária e se consolide ao longo do tempo, proporcionando à organização um instrumento cada vez mais consistente para auxiliá-la na tarefa de identificar, analisar e controlar seus riscos com eficácia.

O Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho – ABNT NBR 18801, criado com base na OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Assessment) é um dos modelos mais difundidos entre as organizações, estabelece os elementos mínimos que devem ser contemplados para que possam conceber, implementar e manter um sistema de gestão de Saúde e Segurança do Trabalho. Entre esses elementos, destacam-se a verificação e ação corretiva, no requisito auditoria e análise crítica do sistema de gestão, os quais são fundamentais para assegurar a promoção dos ajustes necessários para que o sistema responda adequadamente aos desafios da organização quanto à segurança e saúde no trabalho (BORELLI, 2006, p.02).

Conforme Borelli (2006, p. 02) “a auditoria é uma investigação sistemática que verifica a profundidade de adesão das práticas da gestão organizacional com os requisitos estabelecidos pelo sistema de gestão eleito pela organização”.

Ainda conforme Borelli (2006, p.02) “a análise crítica, por outro lado, é um exame feito pela alta administração, a partir das informações proporcionadas pelos resultados das auditorias realizadas”.

        Portanto, quanto melhor for a qualidade das auditorias, melhores análises serão feitas a respeito do funcionamento do SGSST, a fim de identificar as vulnerabilidade e estabelecer planos de ação adequados, contribuindo para que o sistema possa responder adequadamente ao que se deseja.

A análise crítica contribui para que a organização confronte e, eventualmente, incorpore novos pressupostos que lhe permitirão agir sobre as vulnerabilidades, a partir de estratégias mais efetivas que deverão ser implementadas.


Diante do contexto acima, este estudo objetiva apresentar a importância da análise crítica em um processo de melhoria do desempenho do sistema de gestão de SST.

Para atingir o objetivo principal, descrevemos o método do ciclo CAPD, como alternativa de uso do ciclo PDCA, e ainda, apresentamos os requisitos do SGSST.

O Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho (SGSST – em algumas bibliografias o termo é descrito como SGSSO – Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho) na busca pela obtenção e/ou conformidade aos padrões internacionais da norma de segurança, ABNT NBR 18801(OHSAS 18001), onde estabelece requisitos relacionados à Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional, necessita de métodos práticos para a utilização das ferramentas de qualidade que garantam a eliminação ou minimização dos riscos existentes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (370.2 Kb)   docx (244.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com