TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Solo para fundação

Por:   •  15/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

AUTOR: MAURICIO OLIVEIRA CARVALHO

Analise de Solo para fundação

Resumo

Fundação é a base da sustentação de toda construção civil, neste trabalho será estudado os tipos de fundação que são usados na engenharia civil, tais como fundações rasa, direta ou superficial e profundas. É importante para o engenheiro civil ter as informações necessárias sobre solo. Portanto, o conteúdo tem como objetivo tratar os princípios básicos sobre análise do solo para fundação.

Introdução

A fundação é o responsável por suportar as cargas do edifício que deve ser assentada em solo firme, portanto é importante fazer a sondagem do terreno antes de começa a fundação (TECNOLOGIA, 2003). Pois possuem camadas de argila, areia e rochas podendo prejudicar a obra. Com uso de aparelho topográfico para ter informações necessárias das dimensões do terreno, e retirando uma amostra de terra para leva no laboratório para descobria sua resistência.

Segundo YAZIGI (2009). As sondagens de simples reconhecimento, métodos geofísicos e qualquer outro tipo de prospecção do solo para fins de fundação. As sondagens de reconhecimento à percussão devem ser executadas de acordo com as Normas Técnicas Brasileiras, levando em conta as peculiaridades da obra em projeto. A utilização dos processos geofísicos de reconhecimento só pode ser aceita se acompanhada por sondagens de reconhecimento ou rotativas de confirmação.

Concluindo isso vai ser definido o tipo de fundação aplicada, porém em alguns casos poderá ocorrer um estudo geológico mais aprofundado dependendo do solo. Portanto o uso da fundação vai depende do tipo de terreno ao ser encontrado no local da obra.

Objetivo

As Fundações superficiais diretas e rasas são feita de baldrame onde o peso da estrutura é transmitido diretamente no solo. Com execução de uma vala rasa com 40 a 50 centímetros de espessura, sendo útil para utilização de blocos, baldrame e sapatas (YAZIGI, 2009). Quando o terreno é firme e compacto nas primeiras camadas da terra, tem grande resistência à carga transmitida na fundação podendo ser feito com uma menor dimensão e também com profundidade menor do que 2 metros. Todas as fundações superficiais são projetadas com pequena escavação no solo, não precisando ser uma fundação com grandes equipamentos para execução. Existe varias fundação superficial para uma boa obra de uma casa e um sobrado tais como: sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de baldrame e sapatas corridas, blocos e radier. O objetivo é ter as informações necessárias do Terreno, fundação é a aplicação de materiais no solo. O importante destaca neste estudo que o solo é o sustento da obra, com um solo ruim com o nível de lençol freático alto pode causa muito prejuízo na obra, por isso a sondagem que ira definir o tipo de fundação.

Metodologia

Foram utilizados livros para o desenvolvimento desse conteúdo, com uma pratica na construção civil foi comprado um terreno que a 4 metros tem um novel alto de lençol freático não podendo se feito uma fundação superficial nesse ambiente, por isso neste lugar poderiam ocorre vários problemas estruturais como deslizamento e tricas, para resolver este problema foi feito analise do terreno para utilizar outra fundação, por causa do grande nível de lençol freático.

Justificativo

Esse conteúdo foi elaborado para a análise do solo para fundação com pouca capacidade de suporte com pequena profundidade também podem obrigar a utilização de fundações profundas até mesmo para uma casa ou um sobrado pelo fator do terreno. É importante desfazer a falsa ideia sobre fundação profunda são utilizados somente para obras de grande porte. Porém o que define uma construção civil não é o tipo de estrutura que será aplicado no solo, pois um mestre de obra ou engenheiro sem informação da geologia do solo pode causa problema futuramente para os moradores, contudo o que defini em uma boa obra é o tipo de solo ao ser encontrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com