TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise estrutural_ Sifang Art Museum

Por:   •  24/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 2

Projeto: Nanjing Sifang Art Museum

Arquiteto: Steven Holl


O Museu de Arte de Sifang situa-se na porta de entrada para a Exposição Internacional Contemporânea Prática de Arquitetura, na exuberante paisagem verde do Pearl Spring, perto de Nanjing, China.

 O museu explora os pontos de vista mutáveis, camadas de espaço e extensões de névoa e água, que caracterizam os profundos mistérios espaciais alternados da pintura chinesa antiga. É formado por um "campo" de espaços de perspectivas paralelas e paredes de jardim de concreto moldadas no bambu negro. A galeria superior, suspensa no ar, se desembrulha em uma sequência de giros no sentido horário e culmina na vista para a cidade de Nanjing. O significado deste local rural torna-se urbano através deste eixo visual para a grande capital da Dinastia Ming, Nanjing.

A estrutura do Museu de Arte de Sifang consiste em um sistema de treliças verticais e horizontais que dão forma a um sistema tubular. De forma geral, para as cargas gravitacionais, as diagonais estão tensionadas e as verticais sofrem compressão. As diagonais do piso e cobertura providenciam uma continuidade estrutural resistente ao vento lateral e a forças oriundas de terremotos.

 A escolha por treliças metálicas se dá devido à abundância do material e de metalúrgicas no país, além de terem a capacidade de vencer maiores vãos com uma estrutura mais leve, o que possibilita criar os grandes balanços presentes no projeto.

 O superdimensionamento da estrutura cria pés direitos mais altos, de seis a dez metros de altura. Pelo programa ser um museu, esta característica permite usos mais amplos do espaço e abrigar as mais diversas obras possíveis.

        Nota-se também a sustentabilidade e parte da cultura chinesa no projeto ao fazer uso de refrigeração e aquecimento geotérmicos e reuso de aguas de chuva, e ás escolhas de materiais reutilizados da região. O terreno é pavimentado em tijolos antigos de Hutong, vindos dos pátios destruídos do centro de Nanjing. O bamboo que crescia no local, e precisou ser removido para a construção do museu, foi utilizado nas formas de concreto criando uma textura interessante que se contrapõe ao material da galeria suspensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (49.2 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com