TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise com micrometro e relogio comparador

Por:   •  12/12/2015  •  Seminário  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Departamento de Engenharia Mecânica

Laboratório LabMetrol

Fabricação de Sistemas Mecânicos

Prof. Luiz Pedro de Araújo

Relatório de Medições com Micrômetro e comparador sensitivo mecânico

Componentes:

Lígia da Costa Garcia

Rodrigo Soares da Costa

Natal, 30 de novembro de 2015.

Sumário

1.        Introdução        

1.1.        Objetivos        

2.        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        

2.1.        Resultados obtidos        6

3.        Análise dos Resultados        7

4.        Conclusões        8

5.        Referências        9


  1. Introdução

A metrologia é de fundamental importância quando temos uma produção em série ou que requer uma padronização para proporcionar intercambialidade ou que seja necessária uma precisão para a peça. Medições são imprecisas, dependem muito da habilidade de leitura do operador, condições ambientes e capacidade de leitura dos instrumentos utilizados.

O micrometro digital é um instrumento bastante utilizado na metrologia, possui uma leitura rápida e fácil, permitindo ter um maior controle sobre as medições, ocasionando assim um menor desvio padrão para uma sequência de medidas.  

O comparador mecânico é de grande importância para a medição diferencial das peças, através de medição indireta que auxilia na inspeção de tolerâncias dimensionais e geométricas, tem grande utilidade no chão de fabrica, podendo verificar o trabalho realizado em um ambiente que não possui condições metrológicas adequadas.

O comparador é um instrumento comumente utilizado na medição por comparação. As diferenças apresentadas nele pela ponta de contato são amplificadas mecanicamente e irão movimentar o ponteiro através da escala para a leitura do operador.

Quando a ponta de contato encosta na peça desejada e o ponteiro gira em sentido horário, a diferença é positiva. Indicando que a peça apresenta maior dimensão do que a estabelecida, por outro lado, se o ponteiro girar em sentido anti-horário, essa diferença será negativa, e indica que a peça apresenta uma menor dimensão do que a estabelecida.

  1. Objetivos

A aula prática com micrômetro e comparador mecânico realizada no Laboratório de Metrologia da UFRN – LabMetrol, teve como objetivos analisar os valores obtidos pelas medições dos componentes desse relatório, tendo como objeto de análise 3 discos de acrílico fornecidos pelo professor do componente curricular.


  1. Procedimento experimental

Utilizando-se de micrômetros digitais, foram efetuadas medidas em 3 corpos em formato de CD, em cada corpo desse foram efetuadas leituras em 3 pontos, cada ponto com 3 verificações por cada um dos componentes. Os 3 corpos escolhidos foram os de numero 3, 4 e 5. O micrometro auxiliou na medição da superfície mais externa ao centro do CD, podendo assim ter um valor para comparação.

O comparador sensitivo foi utilizado também, tendo como objetivo comparar as medições em pontos similares que foram anteriormente medidos pelo micrometro.

[pic 2]

Figura 1. Discos que foram medidos

[pic 3]

Figura 2. Micrometro digital

[pic 4]

Figura 3. Comparador sensitivo mecânico

Os pontos medidos elo micrometro e comparador sensitivo foram definidos como sendo os pontos da figura 4 que se encontra abaixo.

[pic 5]

Figura 4. Pontos de medição dos discos

Para termos uma análise mais confiável dos valores medidos foram efetuadas 3 medições em cada um dos pontos mostrados na figura acima, possibilitando assim aproximar através de uma média e termos uma noção melhor do valor real. Cada componentes efetuou a leitura de cada corpo de prova e montou uma tabela para análise posterior. Para as medidas referentes ao ponto 1, o micrometro digital foi utilizado, garantindo rapidez e facilidade para efetuar a medição ao longo dos discos.

  1. Resultados Obtidos

Para os discos medidos foram obtidos os valores abaixo, tanto para o micrometro quanto para o comparador sensitivo mecânico:

[pic 6] Tabela 1. Valores medidos por Rodrigo

Os valores de medição de Ligia serão apresentados abaixo e posteriormente uma análise dos resultados para verificar a validade das medições efetuadas na prática laboratorial com o auxílio dos dois instrumentos.

[pic 7]

Tabela 2. Valores medidos por Ligia

  1. Análise dos Resultados

Comparando o micrometro digital e com o comparador analógico os valores desvio padrão obtidos com desse último é, pelo menos, duas vezes menor (chegando a 5 vezes) para a maioria dos casos (com exceção de dois casos) para todos os CDs do operador Rodrigo. Esse fenômeno se mantêm nos valores da operadora Lígia com a diferença de que 1/3 dos casos foge a regra, em compensação tem muitos valores de desvio padrão nulos (nove) se comparado aos de Rodrigo que não tem nenhum.Os desvios padrões do CD3, medidos com o micrometro, do operador Rodrigo foram maiores do que os de Lígia, com apenas um caso fugindo do padrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (481.2 Kb)   docx (293.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com