TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calibração Do Micrômetro

Ensaios: Calibração Do Micrômetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 2

Respostas

Instrumentos de medição com o tempo, devido ao uso podem sofrer alterações e erros nas medidas devido a desgastes, deslocamentos, temperaturas, etc, e por isso é necessário que se faça a calibração de tempos em tempos, pois instrumentos descalibrados podem comprometer facilmete uma produção, principalmente se a mesma for de medadas de grande precisão.

Calibração do Micrômetro

A calibração do micrômetro é baseada na NBR 3611:1997 que recomenda os procedimentos a ser seguidos para a calibração do mesmo.

A tabela a seguir mostra os erros e desvios tolerados na calibração

1) No caso do micrômetro com capacidade de medição de 25 mm, por exemplo, o batimento axial da haste móvel não deve exceder á 0,003 mm.

2) O erro de leitura do ajuste zero deve estar conforme tabela e baseado na fórmula a seguir:

L = erro de leitura do ajuste zero da capacidade de medição em milímetro.

3) As superfícies de medição devem ser lapidadas, e cada superfície deve ter planeza dentro de 1 micrômetro.Quando sujeitas a uma força de medição de 10 N, as superfícies devem estar paralelas dentro dos valores dados na tabela.

4) O método utilizado no controle das medições é aplicado nas superfícies que serão medidas. Nesse método, são considerados paralelismo e a planeza. Se leva em conta também a haste móvel, pois ela deve ser verificada durante a calibração.

Conclusão

A calibração de equipamentos de medição é necessária, pois com o passar do tempo esses equipamentos sofrem alterações nas medidas e quando não calibrados podem comprometer uma produção devido a erros na medida.

A calibração do micrômetro é baseada na NBR 3611:1997. Onde são utilizados a tabela de precisão de leitura que mostra os erros e desvios tolerados na calibração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com