TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise crítica Acidente Samarco

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.073 Palavras (17 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 17

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO

MULTIVIX CACHOEIRO

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

8º PERIODO

ANDRÉ MOREIRA ANDREZA

JULIETE CALABREZ MOREIRA ANDRADE

JUNIOR CAZOTTI ALBINO

LAIANA DO NASCIMENTO BUCKER

VICTOR RAMOS DE ARAÚJO

ANÁLISE CRÍTICA DO ACIDENTE DA SAMARCO EM MARIANA-MG

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

DEZEMBRO DE 2015

ANDRÉ MOREIRA ANDREZA

JULIETE CALABREZ MOREIRA ANDRADE

JUNIOR CAZOTTI ALBINO

LAIANA DO NASCIMENTO BUCKER

VICTOR RAMOS DE ARAÚJO

ANÁLISE CRÍTICA DO ACIDENTE DA SAMARCO EM MARIANA-MG

Trabalho apresentado á disciplina de Mineração e Meio Ambiente para obtenção de nota na sob orientação e coordenação da Professora Cristiana Gama Pacheco Stradiotti.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

DEZEMBRO DE 2015

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        REVISÃO DE LITERATURA        4

2.1 Mariana MG        4

2.1.1 Subdistrito Bento Rodrigues        4

2.2 Empresa Samarco        4,5

2.2.1 As minas de Germano        5,6

2.3 Crime Ambiental        .6

2.4 Acidente Ambiental        7

2.5 A Extração do Minério de Ferro e a Produção de Rejeitos        7

2.5.1 A Extração do minério de ferro        7,8

2.5.2 Produção de rejeitos        8,9,10,11

2.6 Descrição do Acidente e Suas Consequências        11

2.6.1 O acidente        11,12,13,14

2.6.2 Consequências        14,15,16,17,18,19

2.7 Ánalise dos Impactos e Suas Contribuições para Tragédia        20,21

3 CONCLUSÃO        22

4 REFERÊNCIAS        23


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, tratar sobre o acidente ocorrido em 05 de novembro de 2015 na cidade de Mariana/MG, mais precisamente no subdistrito de Bento Rodrigues. O trabalho será composto sobre as características da empresa, como funciona seu processo produtivo, entre outros. Mas, nosso objetivo principal é relatar e expressar nossa opinião mostrando fatos do que possa ter sido o motivo do acidente. Iremos também, mostrar as consequências e quais foram os impactos criados devido a esse acidente.

        


  1. REVISÃO DE LITERATURA

  1. Mariana – MG

Mariana é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Foi a primeira vila, cidade e capital do estado de Minas Gerais. Tornou-se a primeira capital de Minas Gerais por participar de uma disputa onde a Vila que arrecadasse maior quantidade de ouro seria elevada a Cidade sendo a capital da então Capitania de Minas Gerais.

  1. Subdistrito Bento Rodrigues

Bento Rodrigues é um subdistrito do município brasileiro de Mariana, localizado a 35 km do centro da referida cidade histórica e a 124 km de distancia da capital de Belo Horizonte. No ano de 2015 possuia uma população estimada de 600 moradores, ocupando cerca de 200 imóveis. O subdistrito foi um importante centro de mineração do Século XVIII e o caminho da histórica estrada Real atravessa seu centro urbano, ligando-o aos distritos de Santa Rita Durão e de Camargos.

Atualmente ainda se trata de área conhecida por uma intensa mineração, onde se localizavam as barragens do Fundão e de Santarém, ambas da mineradora Samarco. Além da mineração, o turismo movimentava a economia local. Bento Rodrigues contava com um hotel fazenda logo na estada do subdistrito, além de belezas naturais.

  1. Empresa Samarco

A Samarco Mineração é uma mineradora brasileira fundada em 1977 e atualmente controlada através de uma joint-venture entre a Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton, cada uma com 50% das ações da empresa. A área teve a sua concessão transferida da Sociedade Anônima Mineradora Trindade (Samitri) para a Samarco.

Trata-se de uma empresa que lucrou R$ 13,3 bilhões entre 2010 e 2014, sendo o lucro isolado do ano de 2014 de R$ 2,8 bilhões, segundo dados da própria empresa publicados em seu portal na internet.

A Samarco tem sede na capital mineira de Belo Horizonte e mantém unidades industriais no interior do estado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, bem como no estado Espírito Santo, no município de Anchieta, onde está a unidade de Ponta Ubu. Em Minas Gerais, na divisa dos municípios de Mariana e Ouro Preto, localiza-se a unidade de Germano, que abriga a parte de mineração e beneficiamento inicial do minério de ferro. A produção desta unidade é escoada para o Espírito Santo por meio de um mineroduto. No Espírito Santo ficam a parte da pelotização do minério de ferro e o Porto de Ubu, bem como um escritório na cidade de Vitória para as operações de comércio exterior e câmbio. Em 2015 a presidência da Samarco era ocupada por Ricardo Vescovi, posto ocupado anteriormente por José Tadeu de Moraes. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com