TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da parametrização do fornecimento de uma liga de alumínio líquida

Por:   •  26/9/2016  •  Seminário  •  6.600 Palavras (27 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 27

1. Introdução

Engenharia de Produção é uma das mais recentes formas de manifestação da Engenharia, e abrange um amplo campo de atuação, desde desenvolvimentos de projetos e otimização de processos.

Segundo Batalha (2008) o engenheiro de produção atua no sentido de projetar, aperfeiçoar e implantar sistemas de produção (combinando pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia) para a a produção sustentável de bens e serviços.

O mercado de Engenharia de Produção no Brasil, mesmo tendo pouco tempo, vem apresentando bons cargos para os engenheiros, devido ao perfil de um profissional com uma sólida formação científica e com visão generalista, permitindo-o enfrentar a globalização e trabalhar visando à melhoria contínua.

Isso se deve à sua formação multidisciplinar, ou seja, possui conhecimento e habilidade em ciências matemáticas, física e sociais. A área de atuação é ampla, sendo possível atuar nas diferentes áreas de uma organização como finanças, produção, recursos humanos, marketing ou desenvolvimento do produto.

        É um profissional que deve acompanhar os avanços e atualizações tecnológicos, prevendo o seu impacto sobre a competitividade do mercado, possuindo iniciativa empreendedora e bom conhecimento de gestão de pessoas, pois geralmente ocupam cargos de supervisão e gerenciamento.

O projeto integrado tem como principal objetivo relacionar o conhecimento multidisciplinar adquirido em sala com uma situação real de uma organização, por meio de uma análise técnica de um problema e a busca de uma solução ou implementação de uma melhoria.

No capítulo 2, o problema é descrito detalhadamente como também os métodos de pesquisa que foram utilizados para analisá-lo e buscar uma solução, com base no conhecimento adquirido em sala e também na realidade da empresa.

No capítulo 3 é apresentada a teoria que fundamenta o problema em análise, utilizando estudos relacionados com base em livros, artigos e trabalhos acadêmicos.   São também relacionados os principais conceitos afim de apresentar métodos para a resolução do problema.

No capítulo 4 a solução proposta para o problema é descrita através da utilização dos conceitos de cada disciplina, contribuindo para uma análise mais detalhada com o objetivo de identificar uma melhoria e até mesmo a resolução do problema.

2. Metodologia

A metodologia é fundamental para o desenvolvimento de um estudo de caso, pois consiste em um conjunto de métodos a fim de direcionar de forma organizada um estudo de uma situação problema, possibilitando uma análise consistente, baseada em estudos científicos e pesquisas literais, visando sua solução.


2.1. Situação Problemática

O objeto em estudo é uma área de galvanoplastia, em que ocorre uma produção excessiva e em grandes lotes, gerada por uma deficiência do planejamento de produção. Dessa forma, a área apresenta altos níveis de estoque e consequentemente um custo elevado para a organização, além de representar capital estagnado.

Com isso, o objetivo desse trabalho é analisar a eficiência do processo logístico desde a sua entrada, o seu processamento e sua saída da galvânica.

Tendo em vista o objetivo geral, pode-se destacar como sequência de trabalho:

  • Levantamento base teórica;
  • Analisar os métodos e processos utilizados na galvânica;
  • Verificar se há possíveis falhas no processo.

Atualmente as organizações possuem alto nível de competitividade, em que buscam se destacar de seus concorrentes, seja pela qualidade, diferenciação em seus serviços/produtos, ou até mesmo pelo preço, sendo este um dos fatores que mais sensibilizam os clientes.

Uma das estratégias adotadas é manter um nível de estoque baixo, produzindo apenas o que o cliente necessita, contribuindo assim para um custo operacional reduzido e consequentemente um preço competitivo no mercado.

2.2. Procedimentos de pesquisa

Para o desenvolvimento desse projeto, é necessária a busca de orientações para a formulação das pesquisas indicativas. Por isso, serão utilizados pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica e estudo de caso, com o intuito de conhecer melhor o problema e assim levantar hipóteses mais precisas para o desenvolvimento da monografia.

Toda a base teórica será obtida por meio da pesquisa bibliográfica, absorvendo o conhecimento necessário dos livros, artigos ou teses publicados na área de pesquisa.

Outro meio de levantamento de dados para a pesquisa será a utilização da pesquisa exploratória, da qual não se apoia a um autor específico, mas analisa a empresa propriamente dita.

Será realizado também o estudo de caso, que permite fazer uma investigação mais detalhada do assunto, compreendendo de maneira precisa qual é a problemática da pesquisa.  

Por fim, para objeto desse estudo será utilizado uma das unidades brasileiras da empresa, Grupo Robert Bosch, a fim de analisar a qualidade do processo desde a sua entrada, o seu processamento e sua saída da galvânica,

2.2.1. Pesquisa Bibliográfica

        

A pesquisa bibliográfica realizada nesta monografia, segundo Silva (2004) “é o tipo de pesquisa elaborada a partir de material já publicado, constituída principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado".

Portanto, esse modo de pesquisa permite o apoio necessário para desenvolver uma análise, podendo ser por meio de pesquisas quantitativas, em que se baseará em dados estatísticos ou por pesquisas qualitativas, diferente da anterior utiliza informações e análises, que abrangem o problema estudado.[pic 1]

2.2.2. Pesquisa Documental

Como descreve Jung (2003), esse tipo de pesquisa tem por finalidade conhecer os diversos tipos de documentos e provas existentes sobre conhecimentos científicos.

Portanto, a pesquisa documental tem por finalidade, a quem se utiliza dela para a elaboração do projeto, de conhecer os diversos tipos de provas e documentos existentes sobre o conhecimento mais elaborado do que se procura estudar de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.5 Kb)   pdf (852.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com