TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Riscos ergonômicos em postos de trabalhos

Por:   •  20/3/2016  •  Monografia  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade do Oeste de Santa Catarina

Campus de Joaçaba

Área de Ciências Exatas e da Terra

Curso de Pós-graduação em Engenharia da Produção

Análise de riscos ergonômicos em postos de

trabalhos de usinagem 

Gabriel Antunes Pires

Joaçaba – SC, dezembro de 2009


Universidade do Oeste de Santa Catarina

Campus de Joaçaba

Área de Ciências Exatas e da Terra

Curso de Pós-graduação em Engenharia da Produção

Análise de riscos ergonômicos em postos de

trabalhos de usinagem 

Gabriel Antunes Pires

Monografia apresentada a UNOESC, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Especialista em Engenharia da Produção, sob a orientação do Professor Airton Bortoluzzi.

Joaçaba – SC, dezembro de 2009


AGRADECIMENTOS


ÍNDICE
LISTA DE FIGURAS

LISTA DE TABELAS


LISTA DE GRÁFICOS 

RESUMO


CAPITULO 1 - INTRODUÇÃO

1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA

A ergonomia define em seu estudo a interação entre o ser humano e os objetivos que este utiliza nas praticas das tarefas, assim como o ambiente de trabalho; tendo idéia central à consideração do homem no desenho de ferramentas, máquinas e ambiente (processos e organização do trabalho). (MOURA, 2001, p. 10). Inicialmente essa aplicação se fazia quase que exclusivamente na indústria e se concentrava no binômio homem - máquina. A ergonomia agora é bem mais abrangente, estudando sistemas complexos, onde dezenas ou ate centenas de elementos interagem entre si. A ergonomia também se expandiu horizontalmente, abarcando quase todos os tipos de atividades humanas. Hoje essa expansão se processa principalmente no setor de serviços (saúde, educação, transportes, lazer e outros) e ate no estudo de trabalhos domésticos. (IIDA, 1990, P. 01).

No momento atual em que vivemos a ergonomia esta relevante nos setores de manufatura em função de aumentar a produtividade, qualidade e satisfação do colaborador interno e em contra partida, ganhando na redução de peças defeituosas, os retrabalhos e o principal, em reduzir os acidentes de trabalho, provenientes dos postos de trabalho, onde a qualidade esta comprometida para que o aprendiz aprenda com eficiência assim reduzindo as quebras de máquina da escola.

No projeto do trabalho e nas situações cotidianas, a ergonomia focaliza o homem. As condições de insegurança, insalubridade, desconforto e ineficiência são eliminadas quando adequadas as capacidades e limitações físicas e psicológicas do homem. A ergonomia estuda os vários aspectos: a postura e os movimentos corporais (sentado, em pé, empurrando, puxando e levantando pesos), fatores ambientais ( ruídos, vibrações, iluminações, clima, agentes químicos), informação (informações captadas pela visão, audição e outros sentidos), controles, relações entre mostradores e controles, bem como cargos e tarefas (tarefas adequadas e cargos interessantes). As conjugações adequadas desses fatores permitem projetar ambientes seguros, saudáveis, confortáveis e eficientes, tanto no trabalho quanto na vida cotidiana. (DUL, 1995, p. 14).

Este trabalho tem por finalidade geral, analisar a Instituição de Ensino do SENAI/Xanxerê, mais especificamente no laboratório da oficina mecânica,todos os  postos de trabalho na área de usinagem, onde faz uma abordagem de todas as maquinas operatrizes ou maquinas ferramentas tais como: tornos mecânicos horizontais, fresadoras verticais, plainas limadoras, retifica plana, furadeira de coluna, bancadas de ajustagem e moto esmeril.

         Para que ao identificar as condições que o laboratório se encontra perante aos aprendizes, possamos fazer um levantamento dos riscos expostos aos alunos que ali se encontram para iniciar e/ou aperfeiçoar sua profissão no ramo de metalmecânico. Ao fazer esta analise e o levantamento de todos os riscos expostos no laboratório da escola, possamos dentro do possível fazer as mudanças necessárias para que os alunos se sintam seguros e confortáveis a permanecer dentro do local onde desempenham suas atividades de aprendizagem no seguimento em metalmecânica.


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Realizar um estudo no laboratório de usinagem para identificar as condições ergonômicas que os aprendizes encontram no processo de aprendizado. Alem disso, este estudo possibilita a determinar os riscos de posicionamento perante a maquina, ruído, iluminação, clima, vibrações e substancias químicas, que estejam envolvidos n processo de usinagem dos aprendizes.

2.2 Objetivos Específicos

Este trabalho tem por objetivo específico, realizar um estudo na área de usinagem que permita:

  • Identificar e minimizar os riscos físicos nas máquinas-ferramentas;
  • Identificar os lux de iluminação do ambiente de ensino;
  • Identificar o nível de ruídos no ambiente de ensino;
  • Identificar e analisar o clima no ambiente de ensino;

3.0 JUSTIFICATIVA

Analisar o nível de conhecimento do aprendiz diante das operações de máquinas-ferramentas, reduzindo os possíveis riscos físicos (postura) para fazer a prevenção da DORT, analisando todas as alturas das máquinas para o aprendiz desenvolva sua competência e habilidade necessária para estar preparado para o mercado de trabalho e minimizar os acidentes decorrentes do nível do espaço entre as máquinas-ferramentas, o stress,  os ruídos derivados dos equipamentos em funcionamento, iluminação, vibrações gerada através das ferramentas de corte e o nível tensão do aprendiz no processo de usinagem e ajustagem. Em contra partida, a escola tem um retorno em reduzir a manutenção de seu laboratório oficinal.  

4.0 CONCEITUAÇÃO DA ERGONOMIA

        Abaixo esta relacionada algumas das definições de ergonomia, o que ela representa para autores renomados e pela IEA:

        "A ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaço de trabalho. Seu objetivo é elaborar, mediante a contribuição de diversas disciplinas científicas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar numa melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida" (CONGRESSO INTERNACIONAL DE ERGONOMIA, 1969 ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com