TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de uma organização por metáforas

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.717 Palavras (15 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 15

Teoria das Organizações

Análise de uma organização a partir de metáforas

Integrantes:

Fábio Nardin                                           RA: 496421

Maria Carolina Barcellos                      RA: 559164

Victor Nishiguchi                                    RA: 496758

Professor:

Oswaldo Truzzi

Universidade federal de São Carlos

18 de junho de 2015


  • Introdução

Para o desenvolvimento deste trabalho, a empresa estudada foi a São Carlos S/A Indústria de Papel e Embalagens. As entrevistas das metáforas foram realizadas com o atual gerente de manutenção da organização, José Luís Nardin.

Fundada há cerca de 50 anos, na região central do estado, a São Carlos S/A Indústria de Papel e Embalagens vem se dedicando a constantes investimentos em tecnologia, com adventos e equipamentos de última geração. Essa busca pelo aperfeiçoamento em qualidade e produtividade coloca-a no mercado dentre as 10 maiores empresas brasileiras do setor de embalagem.

O processo de fabricação se inicia com base numa forte parceria com os fornecedores, os quais garantem sempre a melhor qualidade da matéria-prima e, a partir daí, existe um rigoroso processo industrial para confecção de um papel de qualidade, assegurando as mais variadas necessidades de seus clientes. Por fim, a empresa conta com um parque fabril de última geração, com máquinas que executam operações automatizadas de impressão, vinco, dobra e corte. Ainda, há uma análise da logística e transporte adequado a cada necessidade.

Do projeto ao acabamento, a São Carlos S/A Indústria de Papel e Embalagens busca desenvolver, cada vez mais, soluções que auxiliam, satisfaçam e surpreendam positivamente seus clientes, nos mais variados seguimentos da economia, valorizando cada vez mais seus parceiros segmentados, bem como promover a busca incessante de novos clientes.

Uma das características mais valorizadas pela empresa é a boa relação com fornecedores e clientes, buscando sempre estabelecer laços fortes com as duas partes. Isso é de extrema importância para a empresa pois a sobrevivência da empresa depende diretamente desses dois fatores. Sem fornecedores, não haveria matéria prima, o que impossibilitaria a fabricação dos produtos, e sem os clientes não haveria o retorno para manter a empresa ativa. Assim, essa estratégia é muito destacada pela empresa e foi um dos grandes motivos para o crescimento da mesma.

A sede da organização se localiza na cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo, considerada um polo tecnológico. Implantada numa área de 140 mil m² e com uma planta industrial de 40 mil m², a São Carlos S/A Indústria de Papel e Embalagens, produz 120 mil toneladas de produtos ao ano, com a matéria prima 100% reciclada, sempre preocupada em manter essa produtividade junto ao respeito ao meio ambiente. Quer seja no tratamento de seus afluentes, ou ainda mesmo em investimentos em áreas de reflorestamento, garantindo a reposição de árvores e a produção de biomassa.

Como dito anteriormente, a empresa promove um grande investimento em tecnologia e busca meios de otimizar a produção com a finalidade de se colocar à frente de seus concorrentes, como, por exemplo, as empresas “São Roberto”, “Rigesa” e “Bragagnollo”. Prega pela atualização constate de seu maquinário e pela qualidade de seus funcionários, treinados para desempenharem seu papel da melhor forma possível e, assim, garantir a qualidade em seus produtos.

Aliando os principais conceitos da organização, o slogan foi definido como: “São Carlos S/A Industria de Papel e Embalagens, há 50 anos produzindo, e embalando com tecnologia.”

  • Organizações como Máquinas

        A empresa em questão age semelhante a uma linha de produção. Podemos observar isso através da análise das etapas do processo produtivo, as quais são bem definidas e se resumem a: a fabricação começa com a desagregação dos resíduos das aparas (tiras de papel reciclado), limpeza das fibras, formação do papel, transformação em chapas de papelão ondulado e depois transformado em caixas (produto final).

        Porém, há uma certa diferença na demanda pois, usualmente, as linhas de produção estimulam a produção em estoque, ou seja, valorizam a produção rápida e em larga escala do produto final. Na organização escolhida, a demanda provém de pedidos de clientes. Isto é, os clientes demonstram interesse no produto oferecido pela empresa, informando-a o número de unidades do produto (embalagem), bem como suas especificações técnicas, como, por exemplo, as dimensões e a resistência da embalagem, e, então, a empresa inicia o processo de fabricação.

        Podemos dizer que o processo, apesar dessa diferença na característica da demanda, é contínuo uma vez que a empresa possui um grande número de clientes, sendo difícil a existência de períodos em que a empresa não fabrique seus produtos.

        Com o pedido, a empresa se organiza de modo a cumprir os prazos prometidos ao consumidor através de um planejamento de produção, o qual é feito a nível gerencial. Depois, o projeto é repassado aos operários, responsáveis por operar as máquinas para que se inicie o processo de fabricação do produto.

        Para garantir o cumprimento das datas e a qualidade do produto, a empresa se utiliza de chefias operacionais, responsáveis pela fiscalização dos funcionários subordinados e também do processo produtivo como um todo. Ou seja, as chefias têm a função de controlar o trabalho.

        Quanto à gestão do trabalho, a comunicação dentro do ambiente da empresa ocorre a nível hierárquico. Mais detalhadamente, as diretorias e as gerências de cada setor fazem reuniões e repassam as informações aos seus subordinados, com o intuito de fazer com que elas cheguem a todos os níveis do processo produtivo e, desse modo, garantir que as exigências sejam cumpridas.

        Com relação ao recrutamento, a empresa possui um sistema definido de modo a filtrar os candidatos de acordo com suas habilidades na potencial área que irão trabalhar. Assim, são realizados testes para avaliar requisitos mínimos e habilidades específicas, cabendo à gerência de cada setor escolher os aprovados. Tal sistema revela a preocupação da organização com a manutenção da qualidade do processo produtivo.

        Por fim, podemos ver que a empresa valoriza o planejamento e o compromisso com a qualidade e com os prazos para com o cliente, características essenciais para o bom funcionamento da empresa. Além disso, a estrutura da empresa está bem definida e, ao receber o pedido do cliente, possui um sistema muito organizado para que se possa satisfazer o cliente e manter a empresa competitiva no mercado.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com