TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura Da Escola Por Fora

Artigos Científicos: Leitura Da Escola Por Fora. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2013  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

Escola Indígena

Escola estadual Indígena Mbyja Porã ( Estrala Bonita).

Fundada em Janeiro de 2006, hoje atende 84 alunos, divididos na Educação Infantil, Anos Iniciais, Ensino Fundamental e 54 adultos no EJA.

A escola fica localizada no centro da aldeia, e uma escola da administrada pelo governo do Estado do Paraná mais não segue os padrões de infra estrutura das escolas situadas na área urbana pois é uma estrutura provisória .

Toda a estrutura escolar é feita de madeira as salas de aulas , a cozinha falta armários e janelas para a circulação do ar. O banheiro é o único que é de alvenaria mais não tem acabamento é no cimento grosso .O refeitório e a céu aberto os alunos fazem suas refeições sobe o sol quente ou em dias de chuva dentro das salas, o espaço que é destinado a educação física também não tem cobertura e a quadra é de areia e só pode ser usado em dias de sol.

A estrada que dá acesso a escola não é asfaltada em dias de chuva os professores e alunos não tem como chegar a escola pois a quantidade de lama é muito grande, não possui iluminação publica e nem ponto de ônibus .

Com a chegada da escola na comunida, veio com ela a água e a luz e construção de cinco banheiros comunitários que atende 380 pessoas.

As moradias da aldeia são bem pecarias algumas famílias vivem em baixo de lonas plásticas e bem poucas possuem casas de madeira que também são bem precárias, apenas 9 casas as mais próximas a escola, se tem energia elétrica e água, os moradores das demais casas, tem que pegar água em alguns pontos da aldeia.

A escola tem uma importância muito grande na comunidade pois é o apoio das famílias, as escola trabalha respeitando os costumes e língua Guarani onde se construiu um vinculo de respeito e cumplicidade entre escola comunidade, aumentado no numero de emprego e a elevação do graus de escolaridade dos moradores.

Olhando sobre os conceitos a escola Mbyja Porã trabalha em seu PPP valorizando a cultura Guarani com o projeto contraturno, como a maioria das crianças chegam a escola apenas falando a língua materna a escola tem o papel de ensinar a língua portuguesa, para inserção do educando nas atividades escolares.

A escola é atendida apenas pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) pois os demais programas em sua formulação não atendem as escolas de cultura indígena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com