TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Construtivo Wood Frame

Por:   •  5/12/2018  •  Artigo  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 7

Sistema construtivo Wood Frame

Resumo

Hoje em dia passamos por um momento em que todos falam sobre o futuro do nosso planeta e com isso muitos procuram metodos que não agridem o meio ambiente, mas tambem que sejam metodos de facil uso no que ele é empregado. O objetivo deste trabalho é apresentar o sistema construtivo Wood frame, mostrando suas vantagens e seu crescimento na área de construção civil.

Palavra chave: Meio Ambiente; Futuro; Wood Frame.

1. Introdução

Nos tempos de hoje alem de qualidade estamos à procura de praticidade e rapidez, e com isso podemos ver o sistema construtivo Wood frame como uma revolução para a construção civil, pois com esse sistema somos capazes de construir uma casa de 50 m² em apenas duas horas ou um prédio de quatro andares em apenas oito dias. O sistema construtivo é constituido de vários perfis verticais que são responsaveis por distribuir a cargas superiores do telhado ou pavimento superior e com isso quase nao possui a necessidade da exixtencia de pilares e vigas. Já visando o meio ambiente o sistema Wood frame o desperdício de material é praticamente nulo, é um método ecologicamente correto, com um diferencial competitivo, tecnológico, mercadológico e comprometido com o meio ambiente, onde tem a sustentabilidade como prioridade.

2. Revisão bibliográfica

O sistema construtivo Wood Frame (WF) tem sua origem norte-americana, está relacionado com a construção rápida. É uma atividade que pode ser realizada coletivamente, o formato construtivo era bastante utilizado para a construção de obras públicas, como igrejas que em poucas horas estava concluída. O sistema WF tem se enraizado na cultura norte-americana, que praticamente não se encontram mais obras com sistemas construtivos convencionais. O avanço no crescimento do uso do sistema WF, está ligado principalmente à industrialização no ramo da construção civil, a redução de prazos e consequente redução de custos. O WF é composto por uma estrutura que se equipara ao sistema de alvenaria estrutural. Cada elemento do projeto recebe esforços que estão ligados a outros elementos (GARCIA; BERNARDES; MARTINS; ROMANINI; FOLLE, 2014).

Segundo a Revista Téchne (2009), atualmente no Brasil, existem algumas empresas brasileiras, instaladas no sul do país interessadas na construção de casas de madeira com implantação definitiva do sistema Wood frame. De acordo com Guia Construção e Reforma (2017) com os investimentos recebidos de fundos internacionais, a empresa agora amplia sua operação para o Centro-Oeste brasileiro, já sendo consolidada no sul e sudeste do país. A Tecverde possui obras em parceria com grandes construtoras como MRV e Casa Alta em São Paulo, e construtoras locais como CRM Construções Civis no Paraná, no projeto do primeiro prédio em Wood frame do Brasil, Simples Construções no Rio de Janeiro, entre outras. O objetivo agora é construir o primeiro condomínio de casas sustentáveis de Goiás, com parceiros locais.

Esse sistema construtivo emite 80% menos CO2 e produzindo 85% menos resíduos, utilizando 90% menos água no processo que é 70% industrializado, depois da casa construida ela apresenta excelente desempenho térmico e acústico que resultam em economia de luz.

A cada cinco anos devem ser feita uma avaliação da necessidade de se executar alguma intervenção; A troca dos revestimentos externos depende do tipo de revestimento.  Devem ser tomados cuidados quanto à manutenção das instalações de água e esgoto, para que não haja vazamentos constantes sem reparo, pois pode haver deterioração da madeira empregada, com aparecimentos de fungos, e danos às chapas de revestimento (Engenharia Civil Diária, 2015).

3. Metodologia

A metodologia que será usada neste artigo será a pesquisas realizadas em algumas entidades sobre o assunto, foram realizadas consultas em artigos cientificos que abordam o mesmo tema e alguns levantamentos sobre como funciona a montagem do sistema construtivo em estudo.

Com essas pesquisas poderemos ver que o sistema construtivo Wood frame so vem a acrescentar a engenharia, pois ela demanda de pouco tempo e alem disso comparado com os outros metodos construtivos degrada menos o meio ambiente.

4. Análise de resultados

O projeto de arquitetura sustentável compreende o edifício como parte do habitat vivo, estreitamente ligado ao seu local de concepção, à sociedade, ao clima, à região e ao planeta. Se comprometer a difundir maneiras de construir com menor impacto ambiental e maiores ganhos sociais sem, contudo, ser inviável economicamente (GARCIA; BERNARDES; MARTINS; ROMANINI; FOLLE, 2014).

Uma construção sustentável é quando tem compromisso com:

∙ Sustentabilidade econômica: aumentar a lucratividade e crescimento através do uso mais eficiente de recursos incluindo mão-de-obra, água e energia.

∙ Sustentabilidade ambiental: evitar efeitos perigosos e potencialmente irreversíveis no ambiente através do uso cuidadoso de recursos naturais, minimização de resíduos e proteção, e quando possível melhoria do ambiente.

∙ Sustentabilidade social: responder as necessidades de pessoas e grupos sociais envolvidos em qualquer estágio do processo de construção (do planejamento a demolição), provendo alta satisfação do cliente e do usuário, e trabalhando estreitamente com clientes, fornecedores, funcionários e comunidades locais.

[pic 2]

Figura 1 – Casa feita pelo sistema Wood Frame

De acordo com Molina (2010), a madeira é o único material de construção renovável, que emana baixo consumo energético para produção, e sequestra carbono da atmosfera durante o crescimento da árvore. Apresenta ainda fácil trabalhabilidade, excelente desempenho térmico (absorve 40 vezes menos calor que a alvenaria de tijolos) e acústico, além de elevada relação resistência/peso, o que faz da madeira um material adequado para a industrialização de elementos no sentido de facilitar o transporte das peças e posterior montagem na obra.

        A estrutura é composta por perfis de madeira (geralmente de reflorestamento como o pinus) que em conjunto com as placas de OSB constituem painéis estruturais capazes de suportar as cargas verticais (telhados e pavimentos), perpendiculares (ventos) e de corte transmitindo as cargas até a fundação. O sistema permite a utilização de qualquer tipo de fundação, mas por sua estrutura leve e distribuição uniforme de cargas, os dois tipos mais utilizados são radier e sapata corrida (Figura 02).

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (281.8 Kb)   docx (192.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com