TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicativo Movel Voltado A Dificuldade Da Matematica

Artigo: Aplicativo Movel Voltado A Dificuldade Da Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 4

INFORMÁTICA NA ESCOLA

A Declaração da Comissão de Tecnologia Educacional - Eva (1970) mencionada por Luckesi (1986, p. 56), conceitua tecnologia educacional como

"uma maneira sistemática de elaborar, levar a cabo e avaliar todo o processo de aprendizagem em termos de objetivos específicos, baseados na investigação da aprendizagem e da comunicação humana, empregando uma combinação de recursos humanos e materiais para conseguir uma aprendizagem mais efetiva".

Para que a tecnologia educacional possa ser bem aplicada é imprescindível que haja um intenso acompanhamento do desenvolvimento educacional por meio da elaboração de novos conceitos, técnicas, teorias e princípios que procurem o estudo de uma nova visão do sistema educacional.

Afirmava Frederic Litto há exatos 19 anos, em 1993:

O computador tem um papel importante no armazenamento das informações, já que estamos em uma sociedade onde é preciso sobreviver com a informação sendo o bem mais importante e nem sempre ao alcance das mãos. A escola deve ensinar o estudante como pensar claramente, como se expressar claramente, (seja no papel ou no computador), como procurar as informações corretamente e como tomar decisões inteligentemente, ou seja, saber que já acumulou informações suficientes para tal. (LITTO, 1993. p. 9-10).

Os objetivos da escola ao introduzir a informática, devem ser centrados em cada aluno, ou seja, entender e desenvolver o perfil cognitivo de cada aluno, avaliando as suas capacidades individuais, trabalhando as múltiplas inteligências, adequando os alunos as maneiras particulares de aprender, e entendendo que nem todos os alunos aprendem tudo o que há para ser aprendido.

Nas palavras de Marçal Flores (2003, p. 35):

Assiste-se uma vertiginosa expansão do conhecimento humano, suportada pelo desenvolvimento nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Isto ocorre, a partir do grande número de informações disponíveis e que podem ser transformadas pela experiência humana em insumos de apoio as ações individuais ou coletivas, num processo constante de retroalimentação. Mas o acompanhamento desta evolução não é simples, exige mudanças e investimentos de todos os setores, para que isto seja possível “[...] a cultura e as instituições da sociedade, bem como as empresas e os fatores que interagem no processo produtivo precisam passar por mudanças substanciais”. Em uma sociedade centralizada em conhecimentos e informações, a capacidade de processar símbolos ligados a cultura e a educação de seu povo, são requisitos básicos. O computador é apresentado como uma poderosa ferramenta cognitiva, auxiliar na construção do conhecimento, capaz de desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo, a organização do pensamento, facilitar a expressão da criatividade e a postura crítica.

A multimídia esta difundida em todos os meios da comunicação, onde vários são as descrições e finalidades das mesmas, portando, dando significado ao termo multimídia encontra-se:

Olhando as raízes da palavra Multimídia é fácil entender o seu significado. Multi – muitos, media – meios, ou seja, habilidade de transferir informação através de mais de um meio, isto é, por intermédio de mais de um dos sentidos. A multimídia é, portanto, a utilização de muitos meios como textos, gráficos, sons, imagens, animação e simulação, combinados para se conseguir um determinado efeito (CASAS. et al. 1996).

A informática tornou-se um importante instrumento de preparo do jovem para sua vida profissional. Tornou-se, também, base de decisão para optar por quem assume uma vaga disponível de um determinado emprego. É provável que o candidato que possui conhecimentos básicos de informática tenha vantagem sobre o que não possui conhecimento algum nessa área. Dessa forma, a sociedade aos poucos vai impondo a necessidade de indivíduos conhecedores de informática com a mesma importância de saber ler, escrever e interpretar textos e gráficos. Segundo Borba e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com