TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANOS DE NEGÓCIO E MARKETING PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA O MERCADO DE EVENTOS

Por:   •  25/4/2019  •  Seminário  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

PLANOS DE NEGÓCIO E MARKETING PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO MÓVEL PARA O MERCADO DE EVENTOS

Plano de Negócio

- Riscos do Negócio:

  • Sazonalidade

No mundo empresarial, podemos definir a sazonalidade como todo e qualquer fator externo que possa influenciar nos resultados de um determinado negócio.                                    É importante ressaltar que a sazonalidade pode ser positiva, como é o caso do grande aumento de vendas no comércio em datas especiais, como dia das mães, dia dos pais, natal e ano novo, por exemplo. Nestes casos, cabem a essas empresas a tarefa de explorar ao máximo as oportunidades proporcionadas por essas sazonalidades.

- Marketing sazonal para aplicativos:

As estratégias de marketing sazonal basicamente são ações de marketing planejadas em determinadas datas ou temporadas do ano. Por exemplo, durante o mês da Black Friday, muitas marcas se organizam para divulgar campanhas especialmente para essa época.

A sazonalidade de marketing é muito usada para divulgação de produtos específicos, que só tem destaque em algumas épocas do ano. Como um aplicativo de viagens, que tem muito mais demanda na temporada de férias do que em outros períodos do ano.

O app iParty pode ser considerado atemporal, ou seja, o serviço oferecido se encaixa em qualquer mês, porém a maior demanda pelo uso do aplicativo seria em datas comemorativas, como dia das mães, dia dos pais, festas juninas, formaturas e casamentos (que acontecem, geralmente, no final do segundo semestre do ano), natal e ano novo, por exemplo.

  • Efeitos da Economia

Esse tipo de aplicativo se insere no conceito de Economia, pois é uma atividade desenvolvida para obter bens e serviços indispensáveis à satisfação das necessidades do homem; além de proporcionar a redução de custos, por parte do consumidor, no deslocamento da sua casa até os pontos de fornecedores. A busca pelo mercado de festas é cada vez mais solicitada, uma vez que o segmento de eventos segue como um dos que ainda mais crescem.

  • Controles Governamentais

Quanto a ideia, a empresa não será submetida a controles do governo. A ideia, tanto nos gastos quanto na flutuação do mercado, é controlada pelos desenvolvedores. Contudo, quanto ao aplicativo em si, a legislação, no Brasil, não permite registrar a patente (título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade) de um software, a não ser que ele esteja ligado a um hardware, devido ao fato que a legislação brasileira não reconhece o software como uma invenção e sim como uma obra autoral. O que pode ser feito, é arquivar o código-fonte do aplicativo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), para evitar que sejam realizadas cópias diretas do aplicativo. No entanto, é permitido alguém acessar o código-fonte e realizar algumas pequenas alterações e lançar um aplicativo sem que nada lhe aconteça. Pode-se também registrar as marcas relativas ao aplicativo criado, como o nome e a logomarca.

  • Existência de Monopólios

iParty é o único produtor do serviço oferecido. Não existe produto substituto para o serviço apresentado. Existem aplicativos para organizar apenas determinado evento, mas não para identificar pontos de fornecedores e oferecer orçamentos e contato virtual com a empresa.

  • Setores em Estagnação ou Retração

  • Barreiras à entrada de empresas

- Complexo conhecimento técnico;

- Exigência de muito capital para investimento;

- Convênio com outras empresas;

- Prazo muito longo de retorno do investimento;

- Exigência de licenças especiais.

Por que seu produto ou serviço vai ter sucesso?

O produto possui uma expectativa de mercado promissora, pois os aplicativos têm se tornado uma ferramenta cada vez mais inserida no dia-a-dia da população brasileira (e do mundo) e que ainda vem apresentando um crescimento em ritmo acelerado.

Além disso, os setores de aniversários, formaturas e casamentos têm se mostrado, mesmo em momentos de crise, com ampla expansão de mercado, que sempre vem trazendo novidades e inovações aos setores.

A missão do aplicativo é criar uma praticidade da relação entre clientes e fornecedores, de forma a diminuir a inadimplência e poupar tempo. Além de facilitar aos consumidores a procura por serviços que melhor lhes atendam e oferece aos fornecedores uma maior visibilidade no mercado, dando oportunidade inclusive aos menores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (70.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com