TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicaçoes de equaçoes de 1º ordem

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

1. OBJETIVO
Conhecer a metodologia de avaliação de viscosidade pelo método Brookfield.
2. INTRODUÇÃO
A viscosidade é a propriedade física que caracteriza a resistência de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura.
Copo Ford: é um viscosímetro de fácil manuseio, no qual a viscosidade está relacionada com o tempo de esvaziamento de um copo de volume conhecido que tem um orifício calibrado na sua base. O copo Ford é fornecido em inox, alumínio anodizado ou plástico com um conjunto de orifícios-padrão (giglê) feitos de latão ou bronze polido. O orifícios de número 2, 3 e 4 são utilizados para medir líquidos de baixa viscosidade, na faixa de 20 a 310 cst; os de número 5, 6, 7 e 8 para líquidos de viscosidade superior a 310 cst.
Viscosimetro brookfield: é um viscosímetro rotacional, cujo o princípio de operação é medir o torque necessário para girar um elemento (spindle ou pêndulocilíndrico) imerso em um fluido. O pêndulo é girado por um motor, ao qual está conectada uma mola calibrada cuja deflexão é indicada por um ponteiro sobre uma escala. Utilizando-se de múltiplas velocidades de rotação e diferentes pêndulos, uma considerável gama de viscosidade pode ser medida.
Unidades de medidas da viscosidade: cSt (centistokes) e cps (centipoises). 

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Verificou-se os equipamentos necessários para o experimento:
Copo Ford N°4
Termometro
Becker 250 ml
Becker 100 ml
Espatula
Cronometro
Pipeta volumétrica 10 ml
Balança
Fluidos (oleo/ detergente)
Avaliou-se a temperatura dos fluidos com o auxilio do termômetro.
Em um Becker de 250 mL coletou-se detergente, para iniciar o experimento. 
Levou-se até a bancada e verificou-se o nivelamento do copo Ford. Com o auxilio do dedo tampou-se o orifício do copo Ford.4 e completou-se com detergente até sua superfície onde removeu-se o excesso com uma espátula, tirou-se o dedo do orifício e começou a cronometrar o tempo de escoamento do fluido até o termino do fluido escoar conforme a figura 1. Para maior confiabilidade nos testes repetiu-se 3 vezes o procedimento. 
Realizou-se o mesmo procedimento acima para avaliação da viscosidade do óleo.
Para calcular a densidade, pipetou-se 10 ml de amostra (detergente/óleo) em um Becker de 100 ml, onde verificou-se o peso de sua massa. 
Para avaliar viscosidade no Brookfield primeiramente avaliou-se o fluido (óleo) que aparentemente apresentava uma baixa viscosidade, após a analise escolhe-se a spindle de numero 1 pois apresentava maior diâmetro. (maior o diâmetro da spindle para fluidos com baixa viscosidade, spindle com menor diâmetro para fluidos com maior viscosidade). Acoplou-se a spindle no equipamento, ligou-se o mesmo ajustou-se na velocidade 60rpm e aguardou aproximadamente 1 minuto até estabilizar o valor encontrado no leitor (visor) do brookfield, após estabilizar “travou” o leitor e desligou-se a rotação do equipamento para obter a leitura. Na figura 2 apresenta a imagem do brookfield com as spindles necessárias para a analise da viscosidade.


Figura 1: Avaliação de viscosidade no Copo Ford.4 (imagem ilustrativa)


Figura 2: Equipamento para medir viscosidade Brookfield (imagem ilustrativa)
DADOS OBTIDOS

Fluido 1: Detergente de coloração amarelo transparente (Marca Kelma)
Fluido 2: Óleo de coloração amarelo transparente (sem especificação)


Fluido 1
Fluido 2
Viscosidade Ford.4 (1º leitura)
92”
15”
Viscosidade Ford.4 (2º leitura)
98”
14”
Viscosidade Ford.4 (3º leitura)
97’’
14”
Massa obtida 
9,529g
8,537g
Temperatura
25ºC
26ºC
Viscosidade Brookfield

25CPS

Tabela 1: Dados obtidos dos Fluidos

Legenda: Para representar segundo duas aspas (“).

Para a analise da viscosidade do Brookfield utilizou-se a 
- Spindle: 1
- Velocidade: 60RPM
- Fator de conversão 1


4. CALCULOS, RESULTADOS E DISCUSSÕES
Calculo de densidade









Calculo de viscosidade cinemática a partir do Ford.4


Para medir a viscosidade cinemática dos fluidos (1 e 2) neste experimento utilizamos o viscosímetro Ford.4. Em uma temperatura de aproximadamente 25ºC, dado importante pois quanto maior a temperatura menor a viscosidade em fluidos líquidos. Conforme a tabela 1 o fluido 1 apresentou maior viscosidade 97” Ford.4 em relação ao fluido 2 com 14” Ford.4.
Para avaliação da viscosidade dinâmica utilizamos o viscosímetro Brookfield onde medimos um óleo que apresentou 25CPS. O óleo analisado no Brookfield não é indicado para avaliação neste equipamento pois apresentou a viscosidade muito baixa o ideal para avaliação neste equipamento nas configurações ajustadas seria acima de 40CPS.



5. CONCLUSÃO
Podemos concluir que para avaliar a viscosidade cinemática podemos utilizar o viscosímetro copo Ford, e para avaliação da viscosidade dinâmica podemos utilizar o viscosímetro Brookfield.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.dgcis.gouv.fr/secteurs-professionnels/industrie edição de 28 Février 1982, no site do Ministre de l’Économie, de l’Industrie et de l’Emploi, da França (em francês)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com