TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Para Análise De Negócios

Artigos Científicos: Aplicação Para Análise De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  9.550 Palavras (39 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 39

Introdução e Contextualização

A empresa FixaBem Auto-adesivos é uma indústria que manufatura produtos chamados auto-adesivos. Ela foi fundada há 20 anos. Ela é uma empresa brasileira, cujo fundador é atuante e influente como seu principal executivo.

A FixaBem Auto-adesivos possui duas instalações industriais (chamadas plantas), uma e principal numa cidade do interior de Goiás e outra (secundária) numa cidade da grande São Paulo.

A planta principal é onde se localiza a manufatura (fabricação) dos seus produtos. A planta secundária é na verdade um depósito para receber grandes volumes de produtos acabados (vindos da planta de Goiás através de transporte rodoviário – carretas), para que posteriormente estes produtos sejam carregados em veículos menores para agilizar a distribuição e entrega aos clientes.

Auto-adesivos é um segmento das indústrias de embalagens.

Sua atuação é no atendimento a clientes de pequeno porte, como gráficas, empresas de impressões e adesivagem, onde o fator preço baixo é a característica mais forte.

A FixaBem Auto-adesivos tem uma posição financeira estável sem grandes endividamentos. Suas margens de lucratividade são boas e atraentes.

Ela divide o mercado de auto-adesivos no Brasil com uma concorrente multi-nacional belga, que atua em diversos países. Ambas empresas juntas correspondem a 80% do mercado brasileiro e a 40% do mercado sul-americano de auto-adesivo.

No mercado brasileiro, os 20% faltantes são cobertos por pequenas empresas, com baixo custo de produção, além de baixa produtividade, qualidade e padrão. Os 60% restante do mercado sul-americano são atendidos por empresas locais (de cada país), mas também dentro de cenários de baixo nível de modernização e qualidade destas indústrias.

A FixaBem tem como seus principais clientes pequenas empresas, um mercado pulverizado onde baixo custo é a marca registrada buscada por estes participantes. A concorrente belga atua mais fortemente nos clientes de grande porte (muitos deles sendo também empresas multi-nacionais), onde qualidade e padronização são os requisitos mais procurados.

O mercado de auto-adesivos (setor de embalagens) é induzido diretamente pelo aquecimento do mercado consumidor de produtos ligados as cadeias alimentícia, de limpeza e higiene e de bebidas, logo os estudos e tendências apontam para um crescimento contínuo e forte (puxado pela inclusão social das classes C, D e E – no caso do Brasil) na ordem de 10% ao ano, pelos próximos 6 anos. Para o mercado sul-americano estima-se um crescimento da ordem de 3% ao ano.

A FixaBem Auto-adesivos possui um sistema de informações integrado – chamado internamente na empresa de sistema de gestão (produto ERP de mercado – fornecedor nacional) para entrada de pedidos, emissão de pedido de compras, recebimentos de produtos de fornecedores, faturamento, controle de estoque, contas a pagar, contas a receber e tesouraria.

Os fornecedores principais são nacionais. A FixaBem Auto-adesivos também mantém relações comerciais com fornecedores externos, para não ficar dependente de poucas opções. Cuidar destas relações de boa-vizinhança é fundamental para o bom andamento do negócio, fato este que o principal interessado pelo negócio (Diretor-Presidente) participa ativamente destas operações.

Os principais colaboradores da FixaBem, como o Diretor Industrial, o Diretor Comercial, o Diretor Administrativo e o Diretor Financeiro praticamente fundaram a empresa há 20 anos atrás, isto é, estão inseridos em todas as atividades e em todas as iniciativas que houveram para a construção deste negócio.

O Diretor-Presidente e seus Diretores são centralizadores e acabam por participar de quase todas as decisões das suas áreas. Há pouca delegação e passagem de responsabilidade para os subordinados (gerentes, administradores, auxiliares, etc).

O organograma é formado pelas diretorias e abaixo delas temos departamentos, onde temos um gerente como responsável por cada um deles. Nos departamentos temos os demais colaboradores em diferentes níveis e funções.

O organograma é respeitado dentro das diretorias, isto é, uma não invade o especo da outra, mas dentro de cada diretoria os departamentos são muitas vezes não respeitados nas suas funções, por causa das ações centralizadoras dos seus próprios diretores que decidem pelos gerentes e atropelam os processos de trabalho e decisão.

Organograma da empresa:

Figura 1

Os diretores têm seus postos de trabalho na unidade da Grande São Paulo, com exceção do Diretor Industrial que fica na planta principal em Goiás. Na unidade da Grande São Paulo, além da diretoria, trabalham também uma parte da Área de Logística.

Todos os demais funcionários e colaboradores da FixaBem Auto-adesivos trabalham na unidade goiana.

Apesar do organograma empresarial existir como uma definição conceitual, de fato, muitas funções não são cumpridas, nem responsabilizadas conforme o diagrama organizacional. Há muita interferência entre as funções, com tarefas não bem definidas entre os executores. Há também funções acumuladas por uma mesma pessoa.

O Diretor Presidente (que é o dono com 100% da empresa sob sua posse) faz questão de participar dos processos de negociação de vendas com os clientes (os mais importantes) e também das negociações de compra junto aos fornecedores (os mais importantes também), deixando os devidos responsáveis por estas atividades sub-julgados aos seus critérios, ou melhor, à sua última palavra.

Processo de Fabricação de Auto-adesivo

Auto-adesivos são os insumos de entrada para a fabricação de etiquetas, rótulos de garrafas, rótulos de frascos (perfumes, shampoos, loções, etc), painéis e letreiros de fachadas, além de material gráfico para cartazes e posters.

A fabricação do auto-adesivo se faz da composição de três componentes, sendo eles:

1. Uma base de papel (que podem ser de vários tipos e características, conforme o uso);

2. Uma porção de adesivo líquido que cobrirá a superfície da base de papel;

3. Uma cobertura que repousará sobre a base adesivada (a cobertura pode ser de papel, filme plástico, papel alumínio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.3 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com